Vereadores do PT assistem a sessão em péO atraso na discussão também envolve uma questão de bastidores, dentro da base governista. O bloco PMDB/PSDB disputa com o DEM a presidência da Comissão de Constituição e Justiça. Dois nomes foram indicados: o tucano Marco Antônio Wanrowsky e Jovino Cardoso Neto (DEM).A dúvida quanto a formação das comissões foi a segunda discussão do dia em menos de duas horas. A primeira foi logo no início da reunião. Os dois vereadores petistas – Vanderlei de Oliveira e Vânio Salm – se recusaram a sentar nas cadeiras indicadas pela presidência da Casa, do lado direito do plenário. Eles querem o esquerdo.– Historicamente, a esquerda sempre ocupou o lado esquerdo do plenário. E isto deve ser respeitado – disse o estreante Vânio Salm, do PT.Ontem, os dois ficaram em pé durante toda a sessão. Garantem que ficarão assim até que a Mesa Diretora os mude de lugar.
MAICON TENFEN - 28/01/2009Ficar em péHoje escrevi a crônica em pé. Dei um jeito de colocar o teclado sobre o armário da cozinha e digitei as palavras em posição de sentido. É uma forma de protesto. E assim continuarei, eu prometo, até que os editores do Santa atendam minha reivindicação, na verdade minha exigência, a coisa mais importante para mim, para o jornal e para o mundo: quero que mudem minha coluna da direita para a esquerda da página.Onde já se viu colocar um sujeito com as minhas origens à direita de qualquer coisa? Logo eu que decorei sete fragmentos do Manifesto do Partido Comunista!? É um insulto, um acinte, uma calamidade, uma manobra puramente imperialista perpetrada para silenciar as verdades que tenho a dizer ao inestimável povo de Blumenau.Não aceito meio termo nem negociações paliativas. Exijo que meu nome, minha foto e meu texto apareçam à esquerda – mas não tão à esquerda que se torne a direita da página 2! –, caso contrário escreverei em pé até o fim do meu mandato, digo, contrato. E não me venham com relativismos, que estou à direita de quem olha mas à esquerda de quem é olhado, esse papo furado não cola mais comigo.Dane-se a roda da História, direita e esquerda são conceitos radicais, e por isso sou radical no meu protesto. Estou pouco me lixando se os leitores abrem o jornal a fim de ler o que realmente interessa. A minha birra é mais importante. A maneira vil como atacaram minhas convicções ideológicas, pondo-me à direita – logo à direita, caramba! – não pode ficar impune.O Povo – e pronuncio esta palavra com a boca cheia de dialética materialista –, o Povo há de estender sua solidariedade a quem está a seu lado e luta por seus direitos. Tanto melhor se a mesa diretora do Santa entender o que segue como ameaça: se não trocarem a posição da minha coluna imediatamente – vamos, seus moloides, saiam logo à rua e recolham a edição de hoje para corrigi-la! –, começarei a bater o pé como fazia quando estava no jardim de infância.E digo mais: o ato de ficar em pé é um protesto universal. Por isso dou todo meu apoio àqueles que se valem da mesma estratégia, de modo especial aos vereadores Vanderlei de Oliveira e Vânio Salm. Avante, companheiros, não vamos esmorecer, não vamos afrouxar! Verdade que não tenho as câmeras da TV Legislativa para comprovar o sacrifício, mas dou minha palavra que prosseguirei escrevendo em pé até o fim. Sei que vocês farão o mesmo, ó bravos legisladores, não darão o braço a torcer e aguentarão firmes pelos próximos quatro anos.