Autor Tópico: Chávez diz que haverá 'guerra' se oposição voltar ao poder  (Lida 597 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Chávez diz que haverá 'guerra' se oposição voltar ao poder
« Online: 29 de Janeiro de 2009, 07:47:46 »
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,chavez-diz-que-havera-guerra-se-oposicao-voltar-ao-poder,314184,0.htm

Gostaria da opinião dos fidelistas e chavistas (Renato T, Hugo e Lordakner) sobre isso.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Re: Chávez diz que haverá 'guerra' se oposição voltar ao poder
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:07:36 »
Não quero dizer que isso não seja verdade, mas alguém tem outras fontes sobre a reportagem e o discurso do Chavez em espanhol? Peço isso porque não da pra ter certeza sobre se ele se refere a uma guerra civil, guerra política, guerra entre o povo e os partidos... (pelo o que o Chavez disse, não pela reportagem)

alias, a única reportagem que encontrei sobre isso foi a que você postou..

Edit: Achei uma outra, embora não seja em espanhol.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=10,32347

venezuela
Chávez: 'Se a oposição voltar ao poder, haverá guerra civil'
Publicado em 29/01/2009 - 0 comentários
Ferramentas: Enviar por e-mail Versão Original Imprimir Comentar 

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que o país pode mergulhar em uma guerra civil caso os partidos de oposição voltem a governar a nação. Chávez fez a declaração durante um comício, no Estado de Táchira, pela aprovação da emenda constitucional que possibilita sua reeleição ilimitada. O referendo será no dia 15 de fevereiro.

Reeleito em 2006, Chávez teria de deixar o governo em 2013, já que a atual Constituição prevê apenas uma reeleição. Segundo ele, caso a emenda não seja aprovada, em 2013 o país poderá ser governado por um presidente da oposição. "Isso poderia desencadear uma guerra, porque o povo não vai querer outro presidente", disse Chávez, afirmando que a oposição quer eliminar seus programas sociais.

Chávez relançou a campanha por sua reeleição indefinida em novembro. A proposta já foi rejeitada em outro referendo, em 2007.

Por esta, diferente da idéia que passa o estadão, pode-se entender que seria o povo que começaria uma guerra, não ele.

Ainda falta o discurso em espanhol dele para ter certeza do que ele disse :/
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2009, 09:17:29 por Renato T »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:23:26 »
Supondo que ele tenha dito isso, você concorda ou discorda dele, Renato T?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:33:38 »
Supondo que haja guerra civil. Qual vai ser o custo dos meios, e o lucro dos fins?
Latebra optima insania est.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:48:47 »
Porque deveria haver uma guerra civil se o próximo presidente vai ser eleito por voto?Os chavistas não sabem perder?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:51:18 »
não sei.. Acho que só vivendo lá para poder afirmar com certeza, apesar de que eu acho muito, mas muito improvável mesmo, que se começe uma guerra civil por parte do povo se a oposição chegar no poder democraticamente. Só que vai saber, né? Se no referendo a oposição ganhar de 55% a 45% do Chavez, vai saber o que esses 45% que perderam pensarão em fazer..

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:57:49 »
Só para lembrar o que eu disse em outro tópico:

O cara só pode ficar no poder legalmente até 2013, então não está se armando sem motivos.

Arquivem o que eu disse e poderemos conferir quando a guerra começar.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:58:11 »
não sei.. Acho que só vivendo lá para poder afirmar com certeza, apesar de que eu acho muito, mas muito improvável mesmo, que se começe uma guerra civil por parte do povo se a oposição chegar no poder democraticamente. Só que vai saber, né? Se no referendo a oposição ganhar de 55% a 45% do Chavez, vai saber o que esses 45% que perderam pensarão em fazer..

Mas você acha certo, supondo que o Chávez tendo perdido democraticamente,  comece uma guerra civil?

Eu não preciso morar lá para saber que, se a maioria da população escolher a oposição, cabe ao Chávez acatar a escolha do povo.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2009, 13:09:19 »
Não, certo acho que não seria. Pelo menos não se fosse vontade do povo. E disse que, para concordar com o que o Chavez disse - sobre uma guerra civil se iniciando lá por ele ter saído do governo -, é necessário estar lá, vivendo a situação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!