Não quero dizer que isso não seja verdade, mas alguém tem outras fontes sobre a reportagem e o discurso do Chavez em espanhol? Peço isso porque não da pra ter certeza sobre se ele se refere a uma guerra civil, guerra política, guerra entre o povo e os partidos... (pelo o que o Chavez disse, não pela reportagem)
alias, a única reportagem que encontrei sobre isso foi a que você postou..
Edit: Achei uma outra, embora não seja em espanhol.
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=10,32347venezuela
Chávez: 'Se a oposição voltar ao poder, haverá guerra civil'
Publicado em 29/01/2009 - 0 comentários
Ferramentas: Enviar por e-mail Versão Original Imprimir Comentar
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que o país pode mergulhar em uma guerra civil caso os partidos de oposição voltem a governar a nação. Chávez fez a declaração durante um comício, no Estado de Táchira, pela aprovação da emenda constitucional que possibilita sua reeleição ilimitada. O referendo será no dia 15 de fevereiro.
Reeleito em 2006, Chávez teria de deixar o governo em 2013, já que a atual Constituição prevê apenas uma reeleição. Segundo ele, caso a emenda não seja aprovada, em 2013 o país poderá ser governado por um presidente da oposição. "Isso poderia desencadear uma guerra, porque o povo não vai querer outro presidente", disse Chávez, afirmando que a oposição quer eliminar seus programas sociais.
Chávez relançou a campanha por sua reeleição indefinida em novembro. A proposta já foi rejeitada em outro referendo, em 2007.
Por esta, diferente da idéia que passa o estadão, pode-se entender que seria o povo que começaria uma guerra, não ele.
Ainda falta o discurso em espanhol dele para ter certeza do que ele disse
