Autor Tópico: Dia do orgulho Ateu: 12 de fevereiro.  (Lida 2014 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Dia do orgulho Ateu: 12 de fevereiro.
« Online: 31 de Janeiro de 2009, 11:00:15 »
Navegando por aí encontrei esse tópico. Achei interessante o conteúdo.

------------------------------------------------------------

E depois do Dia do Orgulho Gay...

"Se DEUS não existe, tudo é permitido? Não se você quiser anunciar a inexistência d’ELE no espaço para publicidade do Metrô de São Paulo. Ao menos, é o que diz a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), que teve a idéia inspirada em iniciativa semelhante feita nos ônibus da Europa.

Citação:
"O Metrô proíbe anúncios como o nosso"
, explica o engenheiro Daniel Sottomaior, 37 anos, presidente da Atea. O item 20-a do capítulo VI do regulamento de publicidade no Metrô veta propagandas Citação:
"que possuam assuntos polêmicos, temas de cunho religioso (...) que possam prejudicar a imagem da companhia e suscitar comportamentos inadequados"
. Além da restrição publicitária, ter que pôr a mão no bolso para abrir os olhos dos religiosos também pesa, diz
Citação de: Sottomaior.

"Aqui no Brasil, o custo do anúncio só é minúsculo se você comparar nossos recursos com os dos nossos concorrentes, a Igreja"
, brinca o engenheiro.

Se o Metrô for descartado, a Atea verá a possibilidade de anunciar em ônibus, como foi feito na Europa - e saiu "extremamente caro", destaca o dirigente da associação atéia no Brasil.

Enquanto isso, os ateus já traçam outros planos. Um deles é o Dia do Orgulho Ateu, a ser comemorado em 12 de fevereiro, data do nascimento do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), que invalidou parte do discurso religioso com sua já esfacelada teoria da evolução por meio de seleção natural, no livro "A origem das espécies", de 1859. O Dia de Darwin é um exemplo até inofensivo comparado à outra alteração proposta pela Atea: o Natal ateu seria comemorado dia 25 de dezembro, com o nome Newtal - referência à possível data de nascimento do cientista inglês Isaac Newton (1643-1727).

E tem mais.

Segundo Sottomaior, a idéia de juntar ateus em um sindicato da categoria, por assim dizer, é antiga.

"O Brasil tem de 1% a 2% de ateus, mais que judeus e adeptos da umbanda e candomblé juntos. Se a gente conseguir reunir 10% desse 1%, seriam 190 mil ateus"

, afirma ele. A estimativa é baseada em números 'escanteados' pelo IBGE na hora de mapear a religião dos brasileiros.

Se alguém botar fé no que diz o dirigente ateu, a associação ainda tem uma longa via-crúcis a percorrer. Atualmente, a Atea tem 155 membros, e outros 30 no aguardo de aprovação. O cadastro é feito no site da associação. Segundo o presidente, o associado pode escolher se contribui com dinheiro (Uaí! Pensei que este tipo de “estratégia” era exclusivo dos “pastores safados” que vivem da “extorsão” do dinheiro, aproveitando-se da fé das “indefesas ovelhinhas desamparadas e oprimidas”.).

Um dos motes da campanha da Atea é "saindo do armário". Qualquer coincidência com a bandeira do movimento LGBT é 100% intencional.

"Usamos muitas analogias do movimento gay porque muitos deles acham que são a última minoria, mas somos nós. Os homossexuais já conseguiram seu lugar ao sol"

, explica Sottomaior. Ainda hoje, ele se enfurece ao ouvir o comentário-padrão "isso é coisa de quem não tem Deus no coração" quando alguém comete uma monstruosidade.

"Já tentei fazer representação contra isso no Ministério Público, mas não me deram bola"
, lastima.
Por isso, o objetivo-mor da Atea é conseguir espaço na mídia e na sociedade. Pode ser até um representante no Congresso.

"Ele poderia propor projetos relativos ao ateísmo. Seria difícil ser aprovado, mas pelo menos traria a discussão"

, acredita Sottomaior.

[Fonte: Terra]

"Afinal, se DEUS não existe, porque então se preocupar tanto com ELE? É, “desde os primórdios, até hoje em dia, o homem ainda faz o que o macaco fazia” (Titãs em “Homem Primata”)." (Paticipande do fórum Gospel)

FONTE: http://www.forumgospel.com.br/viewtopic.php?t=31413

« Última modificação: 31 de Janeiro de 2009, 11:05:41 por Hugo »
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Dia do orgulho Ateu: 12 de fevereiro.
« Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 01:29:50 »
Péssima data. Cria a controversa noção de ligação entre evolucionismo e ateísmo. Acho melhor escolher uma data avulsa. Se for para ser a data de alguém, eu penso em Asimov, Clarke ou Sagan.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 16:48:31 »
Nossa.. Não sei se rio ou choro. Querer mudar o Natal para Newtal, se auto afirmar como a última minoria... Quanto mais olho pra ATEA, mais ela me passa a imagem de igreja do ateismo...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 18:27:24 »
Nossa.. Não sei se rio ou choro. Querer mudar o Natal para Newtal, se auto afirmar como a última minoria... Quanto mais olho pra ATEA, mais ela me passa a imagem de igreja do ateismo...

Idem.

Tenho a impressão que um grupo de meninos cansou de invejar o clubinho dos meninos da rua de baixo e resolveu fazer o seu próprio clubinho para brincarem juntos...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 19:24:27 »
Dia do orgulho ateu... que coisa mais gay.  :histeria:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 19:53:51 »
Isso tudo já não foi discutido no tópico da ATEA?

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 22:58:43 »
galera,

os ateus devem sim se organizar, eh o principio basico de qualquer manifestação, "a uniao faz a força", sem uma organização que nos represente jamais conseguiremos expor nossos pensamentos.
A respeito das doações, sem dinheiro nada acontece no mundo capitalista. voces esperam o que, que o congresso libere verba para a atea?
para ser muito sincero, acabei de ficar sabendo dessa organização, vou procurar me informar melhor e se o que eu penso ate entao se confirmar, vou me associar a ela, e se possivel fazer sim doações, e acho que todos os ateus deveriam fazer o mesmo, ja que vale sim a pena investir em um ideal, ja que isso eh investir no que cada um acretita ser um mundo melhor

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 23:35:20 »
galera,

os ateus devem sim se organizar, eh o principio basico de qualquer manifestação, "a uniao faz a força", sem uma organização que nos represente jamais conseguiremos expor nossos pensamentos.
A respeito das doações, sem dinheiro nada acontece no mundo capitalista. voces esperam o que, que o congresso libere verba para a atea?
para ser muito sincero, acabei de ficar sabendo dessa organização, vou procurar me informar melhor e se o que eu penso ate entao se confirmar, vou me associar a ela, e se possivel fazer sim doações, e acho que todos os ateus deveriam fazer o mesmo, ja que vale sim a pena investir em um ideal, ja que isso eh investir no que cada um acretita ser um mundo melhor

Ideal ateu?
Que ideal é esse?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 23:42:49 »

Eu também fiz o mesmo questionamento...

Nós não queremos somente a liberdade de não acreditarmos em deuses? E o respeito também, claro...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 23:47:12 »

Nós não queremos somente a liberdade de não acreditarmos em deuses? E o respeito também, claro...

Isso é estado laico, que deve ser uma briga de todos e não somente de ateus
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 23:52:06 »

Isso é estado laico, que deve ser uma briga de todos e não somente de ateus

Sim, é exatamente isso. Um direito consagrado em nossa Carta Magna, extensível a todos e exigível de todos. Mas não quero ser comparada à uma religiosa que acredita em ideais supremos e na futura mudança da humanidade com base na disseminação do ateísmo...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 00:42:26 »
Péssima data. Cria a controversa noção de ligação entre evolucionismo e ateísmo. Acho melhor escolher uma data avulsa. Se for para ser a data de alguém, eu penso em Asimov, Clarke ou Sagan.

Exatamente.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 08:06:25 »
galera,

Existe uma grande diferença entre se unir para lutar pelos seus direitos e de se unir para pregar o ateismo...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 08:19:55 »
Concordo mais ou menos...

Acontece que evolucionismo destruiu o deus biblico, o genesis e o evolucionismo são incompativeis. Negar isso é besteira. Eu penso que sim, evolucionismo tem relação com o ateísmo mesmo que indireta.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 08:27:52 »

Acontece que evolucionismo destruiu o deus biblico, o genesis e o evolucionismo são incompativeis. Negar isso é besteira. Eu penso que sim, evolucionismo tem relação com o ateísmo mesmo que indireta.

Esse indireta pode atrapalhar a divulgação da evolução, lembrado que vários religiosos a aceitam sem perder a fé.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 08:54:08 »

"Deus criou as criaturas e depois elas evoluiram". ::)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 18:04:57 »

Esse indireta pode atrapalhar a divulgação da evolução, lembrado que vários religiosos a aceitam sem perder a fé.
E isso quer dizer o que? Que devemos ser tão hipócritas quanto os crentes na biblia que aceitam a evolução e dizer que o evolucionismo não tem relação com ateísmo?
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #17 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 18:30:45 »
Tenho nojo desses ''orgulhos''.(Mas quem gosta.:D)

O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 22:34:56 »

E isso quer dizer o que? Que devemos ser tão hipócritas quanto os crentes na biblia que aceitam a evolução e dizer que o evolucionismo não tem relação com ateísmo?

O ateísmo tem relação com a evolução, o contrário nem sempre é verdadeiro.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 16:42:43 »

O ateísmo tem relação com a evolução, o contrário nem sempre é verdadeiro.
Onde interessa é. Evolução é incompativel com o escrito biblico da Criação.
 - Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!