Autor Tópico: Músicos pedem que fãs editem conteúdo pela internet  (Lida 469 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline gogorongon

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.834
  • Sexo: Masculino
  • Não.
Músicos pedem que fãs editem conteúdo pela internet
« Online: 01 de Fevereiro de 2009, 21:02:07 »
Citação de: [url=http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u496602.shtml]Folha Online[/url]
Músicos pedem que fãs editem conteúdo pela internet

GUSTAVO VILLAS BOAS
da Folha de São Paulo

Artistas consagrados já aderiram à criação colaborativa. Um dos exemplos mais recentes é o Nine Inch Nails. Além de lançar álbuns que podem circular e ser baixados gratuita e legalmente na internet, a banda liberou gravações em alta definição de uma turnê.

O diretor de arte da banda, Rob Sheridan, deixou claro o propósito da liberação do conteúdo. O material foi lançado "com a esperança de que os fãs vão se juntar para editar uma vasta variedade de conteúdo em vídeo, de clipes musicais a DVDs completos."

Reprodução

Cena do show do Nine Inch Nails, que teve vídeos em alta definição de turnê colocados na internet

A equipe da banda organizou um fórum (forum.nin.com/bb/list.php?52) para ajudar os entusiastas da empreitada, com downloads e dicas.

Banda aberta

No Brasil, o grande exemplo de artista que apoia a ideia de cultura livre é Gilberto Gil.

Além de incentivar que os espectadores de seus shows filmem e produzam conteúdo da turnê de seu álbum mais recente, "Banda Larga Cordel" (www.bandalargacordel.com.br), o ex-ministro da Cultura fez uma promoção em que incentiva fãs a cantarem suas músicas. Um canal no YouTube recebe as performances.

Absolutamente na contramão da iniciativa do site, que, pressionado por gravadoras, começou a calar o som de vídeos que usam músicas com direitos autorais restritos.

Radiohead

O Radiohead, que faz show no Brasil neste ano, também investiu no poder criativo dos fãs para divulgar seu trabalho. Depois de causar furor ao lançar o álbum "In Raibows" no modelo pague o quanto quiser, o grupo liberou os dados e as ferramentas para que qualquer um editasse e recriasse o clipe futurista "House of Cards" (code.google.com/intl/pt-BR/creative/radiohead).
E quem criou um filme com o material ganhou um canal no YouTube (br.youtube.com/group/houseofcards).

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!