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Músicos pedem que fãs editem conteúdo pela internetGUSTAVO VILLAS BOASda Folha de São PauloArtistas consagrados já aderiram à criação colaborativa. Um dos exemplos mais recentes é o Nine Inch Nails. Além de lançar álbuns que podem circular e ser baixados gratuita e legalmente na internet, a banda liberou gravações em alta definição de uma turnê.O diretor de arte da banda, Rob Sheridan, deixou claro o propósito da liberação do conteúdo. O material foi lançado "com a esperança de que os fãs vão se juntar para editar uma vasta variedade de conteúdo em vídeo, de clipes musicais a DVDs completos."ReproduçãoCena do show do Nine Inch Nails, que teve vídeos em alta definição de turnê colocados na internetA equipe da banda organizou um fórum (forum.nin.com/bb/list.php?52) para ajudar os entusiastas da empreitada, com downloads e dicas.Banda abertaNo Brasil, o grande exemplo de artista que apoia a ideia de cultura livre é Gilberto Gil.Além de incentivar que os espectadores de seus shows filmem e produzam conteúdo da turnê de seu álbum mais recente, "Banda Larga Cordel" (www.bandalargacordel.com.br), o ex-ministro da Cultura fez uma promoção em que incentiva fãs a cantarem suas músicas. Um canal no YouTube recebe as performances.Absolutamente na contramão da iniciativa do site, que, pressionado por gravadoras, começou a calar o som de vídeos que usam músicas com direitos autorais restritos.RadioheadO Radiohead, que faz show no Brasil neste ano, também investiu no poder criativo dos fãs para divulgar seu trabalho. Depois de causar furor ao lançar o álbum "In Raibows" no modelo pague o quanto quiser, o grupo liberou os dados e as ferramentas para que qualquer um editasse e recriasse o clipe futurista "House of Cards" (code.google.com/intl/pt-BR/creative/radiohead).E quem criou um filme com o material ganhou um canal no YouTube (br.youtube.com/group/houseofcards).