Autor Tópico: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira  (Lida 1247 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:28:30 »
Citar

A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) investiga a possibilidade de espionagem e até mesmo risco de sabotagem no programa brasileiro e ucraniano de lançamento de foguetes.

Recentemente, a agência elaborou relatório reservado, ao qual a Folha teve acesso, sobre equipamentos de telemetria (que podem captar, enviar e processar dados à distância) instalados em boias apreendidas em praias que cercam o CLA (Centro de Lançamentos de Alcântara), no dia 11 de outubro do ano passado. É a terceira vez que a agência encontra o mesmo tipo de aparelho nos arredores de Alcântara.

Essas boias são utilizadas para pesca em alto-mar, na localização de cardumes, mas têm capacidade de interferir nos sinais de navegação dos foguetes se para isso forem programadas, de acordo com a Abin. O equipamento foi submetido à análise do Instituto de Pesquisas da Marinha, no Rio.

A hipótese de que o equipamento pode ser utilizado para interferir nas comunicações entre os foguetes e a base de Alcântara não foi descartada.

Os técnicos do instituto também ressaltaram o fato de Alcântara estar muito distante das rotas de pesca em alto-mar. Eles trabalham agora numa perícia mais aprofundada.

"A agência tem monitorado o aparecimento de boias em intervalos de dois em dois anos, nas praias do CLA. Elas são acionadas por controle remoto via satélite e têm capacidade de enviar, transmitir e medir frequência, além de possuírem espaço suficiente para abrigarem corpos estranhos; estão equipadas com bateria de longa duração e painel solar", informa o relatório sigiloso da Abin.

"Há de se estranhar a presença dessas boias no local porque a região não tem indústria pesqueira, não está na rota de barcos que utilizem essas boias, elas não se deslocam para muito distante de onde são colocadas e, no entanto, só são encontradas nas praias próxima ao CLA, apesar dos quilômetros de praias existentes no Maranhão", diz o documento.

Até hoje, nenhuma empresa no Brasil ou no exterior reclamou os equipamentos encontrados pela Abin.

"Caso isso ocorresse [interferência na telemetria dos foguetes], não seriam prejudicados apenas os eventuais lançamentos a partir de Alcântara, mas também se colocaria em risco a execução de operações de rastreio de veículos espaciais estrangeiros -serviço prestado pelos centros de lançamento de Alcântara/MA e Barreira do Inferno/RN", cita o relatório da Abin, referindo-se à análise do Centro de Pesquisas da Marinha.

As boias encontradas em outubro são de dois fabricantes diferentes, um espanhol e outro japonês. O modo de transmissão de dados do primeiro é via satélite. O do segundo, por ondas VHF e/ou UHF.

Agentes da Abin envolvidos na investigação ressaltam que, em casos de espionagem, é comum a adaptação de aparelhos normalmente empregados em outras finalidades para camuflar a ação clandestina.

O CLA é um dos locais em que a Abin promove um trabalho preventivo de proteção do conhecimento nacional. A agência tem adotado medidas, em conjunto com dirigentes de centros de pesquisa, empresas estatais e até mesmo em companhias privadas, para tentar impedir que tecnologias desenvolvidas no país sejam alvo de espionagem ou sabotagem.

Além das boias de pesca, a Abin levanta suspeitas também sobre a presença de muitos estrangeiros na região do CLA, uma área pobre, com pouca atividade e infraestrutura turística. Em 2006, o Grupo de Trabalho da Amazônia, coordenado pela Abin, produziu um relatório que abordou o tema.

O documento informa que, segundo fontes da polícia estadual do Maranhão, havia 116 estrangeiros no dia 15 de maio daquele ano em Alcântara, quando membros do GTA visitaram a base de lançamentos.

"Não foi possível saber quais as atividades que desenvolviam, tendo em vista que não haveria atividade no Centro de Lançamentos. Os altos índices de exclusão social presentes na cidade de Alcântara deixam a comunidade que ali reside exposta e fragilizada a tentativas de aliciamento e recrutamento por parte de ONG e agentes a serviço de países que muito teriam a perder com os sucessos dos lançamentos da Base de Alcântara", diz o documento.

Suspeita de sabotagem

A Abin ainda não conseguiu esclarecer se os aparelhos instalados nas boias estavam em operação durante lançamentos feitos da base de Alcântara.

No dia 19 de julho de 2007, por exemplo, período intermediário entre duas apreensões (2006 e 2008) dos equipamentos, o CLA lançou o foguete VSB-30. O teste foi parcialmente bem-sucedido. O foguete percorreu o trajeto estipulado e o chamado módulo útil pousou no mar, mas o equipamento não foi encontrado após o lançamento, como previsto.

Na época, o CLA informou que, "durante a queda, houve oscilações no sinal de telemetria, o que dificultou o resgate do módulo após o lançamento".


http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u497390.shtml


Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:53:07 »
Nao chega a ser novidade, acho que o VLS nao saiu do chão até hoje devido a algum tipo de sabotagem

Tá, eu sei, é bobagem de conspiração, mas até que é divertido  :hihi:

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 14:21:48 »
Não, o VLS só não saiu do chão (quase que literalmente) por falta de recursos e incentivos.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 14:24:54 »
Nao chega a ser novidade, acho que o VLS nao saiu do chão até hoje devido a algum tipo de sabotagem

Tá, eu sei, é bobagem de conspiração, mas até que é divertido  :hihi:


Conspirações e sabotagens são coisas esotéricas ? São coisas  impossíveis de acontecer no mundo social humano?

Os humanos são bondosos e por demais éticos, de modo que jamais fariam conspirações e sabotagens ?



 :?:




.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 14:30:09 »
Realmente, vamos culpar o total fracasso do programa espacial brasileiro em umas bóias no mar.

Ahh se os chineses ou americanos colocarem a mão nesta tecnologia ::)

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 14:58:51 »
Bullshit... já trabalhei com sistemas de telemetria em bóias para captação de dados sobre a qualidade da água.

Os rádios utilizados são da marca Johnson (homolgados pela ANATEL e mundialmente conhecidos pela sua elevadíssima qualidade e robustez), operam em UHF (462MHz) e devido ao problema de consumo de energia possuem apenas 5 Watts de potência.

O projeto destas bóias são de um brasileiro, genial e patriota, chamado Stefan Jucewicz...

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=1565&bd=4&pg=1&lg=

Citar
Lampejos na bóia com refletor
Edição Impressa 86 - Abril 2003

Uma bóia que emite lampejos na tela do radar de barcos e navios em vez de um sinal fixo é a novidade que nos próximos meses deve estar instalada ao longo da hidrovia Paraná-Tietê. A finalidade é propiciar a distinção, pelo piloto, de outras bóias convencionais, pequenas embarcações, pedras, mastros e até aguapés, plantas aquáticas que infestam determinadas regiões dos rios. A invenção é do especialista em radar Stefan Jucewicz, de São Bernardo do Campo (SP), que chamou o novo equipamento de Refletor de Lampejo Radar. Ele instalou refletores especiais na parte superior das bóias que refletem de forma aleatória a onda eletromagnética emitida pelo radar da embarcação.

Nas bóias comuns, essa onda bate e volta na mesma freqüência sem diferenciação de sinal. Na inventada por Jucewicz, a resposta vem em comprimentos de onda diferentes que provocam um sinal lampejante na tela do radar. Conforme o tipo de refletor, é possível obter lampejos com sinais diferentes e determinar bóias que devem ficar à direita ou à esquerda do barco. Jucewicz submeteu suas bóias a análises da Marinha e do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT), recebendo pareceres favoráveis.

As novas bóias, em fibra de vidro, serão produzidas pela Ritz do Brasil, de Betim (MG), especializada no fabrico desse tipo de produto. Jucewicz é também o inventor de um sistema de monitoração em tempo real da qualidade da água de mananciais, o Teleclear. Em forma de bóias, esse sistema está, desde 1999, instalado pela Sabesp, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, em várias represas, captando informações sobre temperatura, oxigênio, etc. Os dados são transmitidos via rádio para as unidades da empresa.

Visitem: http://www.teleclear.com.br/

Trabalhei junto com a equipe de engenheiros, brasileiros, gaúchos, que desenvolveu todo o sistema de aquisição de dados e telemetria.

BULLSHIT.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 16:14:39 »
Realmente, vamos culpar o total fracasso do programa espacial brasileiro em umas bóias no mar.

Ahh se os chineses ou americanos colocarem a mão nesta tecnologia ::)


Nem de longe eu me referi as bóias em si,  tampouco a questão é a tecnologia brasileira dos lançadores.


Os dois motivos que poderiam originar supostas sabotagens seriam:

- militares, lançadores de satélites também podem lançar ogivas;

-concorrência no milionário mercado de lançamentos de satélites.


Concordo que a baixa prioridade dada ao programa, pelo governo brasileiro, a qual se mostra nas poucas verbas destinadas ao programa, é certamente uma questão mais importante do que supostas sabotagens.


Só quis dizer que não considero conspirações e sabotagens coisas de outro mundo.


.

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 16:19:02 »
Não, o VLS só não saiu do chão (quase que literalmente) por falta de recursos e incentivos.

Realmente esta é a causa, mas como eu falei a idéia de conspiração é divertida, ja li artigos dizendo que sempre que o VLS esta prestes a ser lançado começa a chover turistas gringos na região de Alcantara, barquinhos de pesca com troçentas anteninhas e aviões de inteligência de sinais (AWACS) bisbilhotando de longe

Sempre tem aquele papo que Alcantara é o melhor lugar do mundo para o lançamento de satélites e os figurões deste tipo de comércio nao gostam da idéia ou o temor de que com as alterações nescessarias o VLS é um belo ICBM

Daria um belo filme de espionagem  :lol:

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 16:29:03 »
Peraí, deixa ver se eu entendi direito:

A ABIN está investigando bóias que são parte de um projeto que é de conhecimento da marinha e do IPT?

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 16:51:02 »
Bullshit... já trabalhei com sistemas de telemetria em bóias para captação de dados sobre a qualidade da água.

Os rádios utilizados são da marca Johnson (homolgados pela ANATEL e mundialmente conhecidos pela sua elevadíssima qualidade e robustez), operam em UHF (462MHz) e devido ao problema de consumo de energia possuem apenas 5 Watts de potência.

O projeto destas bóias são de um brasileiro, genial e patriota, chamado Stefan Jucewicz...

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=1565&bd=4&pg=1&lg=

Citar
Lampejos na bóia com refletor
Edição Impressa 86 - Abril 2003

Uma bóia que emite lampejos na tela do radar de barcos e navios em vez de um sinal fixo é a novidade que nos próximos meses deve estar instalada ao longo da hidrovia Paraná-Tietê. A finalidade é propiciar a distinção, pelo piloto, de outras bóias convencionais, pequenas embarcações, pedras, mastros e até aguapés, plantas aquáticas que infestam determinadas regiões dos rios. A invenção é do especialista em radar Stefan Jucewicz, de São Bernardo do Campo (SP), que chamou o novo equipamento de Refletor de Lampejo Radar. Ele instalou refletores especiais na parte superior das bóias que refletem de forma aleatória a onda eletromagnética emitida pelo radar da embarcação.

Nas bóias comuns, essa onda bate e volta na mesma freqüência sem diferenciação de sinal. Na inventada por Jucewicz, a resposta vem em comprimentos de onda diferentes que provocam um sinal lampejante na tela do radar. Conforme o tipo de refletor, é possível obter lampejos com sinais diferentes e determinar bóias que devem ficar à direita ou à esquerda do barco. Jucewicz submeteu suas bóias a análises da Marinha e do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT), recebendo pareceres favoráveis.

As novas bóias, em fibra de vidro, serão produzidas pela Ritz do Brasil, de Betim (MG), especializada no fabrico desse tipo de produto. Jucewicz é também o inventor de um sistema de monitoração em tempo real da qualidade da água de mananciais, o Teleclear. Em forma de bóias, esse sistema está, desde 1999, instalado pela Sabesp, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, em várias represas, captando informações sobre temperatura, oxigênio, etc. Os dados são transmitidos via rádio para as unidades da empresa.

Visitem: http://www.teleclear.com.br/

Trabalhei junto com a equipe de engenheiros, brasileiros, gaúchos, que desenvolveu todo o sistema de aquisição de dados e telemetria.

BULLSHIT.
2.... Sou eng. de telecom, e esse texto me pareceu uma tempestade em copo dágua
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Andre

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.072
  • Sexo: Masculino
    • Aletéia
Re: Boias "suspeitas" cercam base de foguetes brasileira
« Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 17:03:42 »
Peraí, deixa ver se eu entendi direito:

A ABIN está investigando bóias que são parte de um projeto que é de conhecimento da marinha e do IPT?


Precisa ver se isso é verdade também. Acho muito estranhas reportagens que falam que tiveram acesso a um relatório reservado, secreto ou qualquer coisa do tipo.

Citação de: Folha
Recentemente, a agência elaborou relatório reservado, ao qual a Folha teve acesso, sobre equipamentos de telemetria (que podem captar, enviar e processar dados à distância) instalados em boias apreendidas em praias que cercam o CLA (Centro de Lançamentos de Alcântara), no dia 11 de outubro do ano passado. É a terceira vez que a agência encontra o mesmo tipo de aparelho nos arredores de Alcântara.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!