Lua, que a notícia é verdadeira eu sei. Mas isso de "redução da população carcerária"... não é sério, certo?
Quem fez a afirmação foi o Mr. Mustard, Dantas. Segundo ele, a redução da população carcerária se dará em razão do aumento do número dos 'crimes por vingança' contra acusados que aguardariam decisão final em liberdade.
Segundo o estudo por ele postado, uma grande parte dos homicídios e tentativas de homicídio são praticados por pessoas que fazem parte do mesmo círculo social da vítima - o que não é um dado inverídico, diga-se de passagem.
No entanto, não penso que se criminosos passarem a responder em liberdade haverá uma redução da população carcerária em razão de vinganças perpetradas por parentes, amigos e 'manos' das vítimas. Nem todos pensam que devem fazer justiça com as próprias mãos - embora não seja nada fácil para pessoas ligadas à vítima verem um acusado aguardar julgamento em liberdade.
Deixando de lado a posição do Mr.
Ellen Gracie afirmou na sessão desta quinta que a tese de que só o trânsito em julgado levaria o réu à prisão faria com que ninguém fosse preso no Brasil.
Essa decisão do STF abriu um precedente para que advogados pleiteiem para seus clientes a possibilidade de aguardarem em liberdade o trânsito em julgado da decisão condenatória... Caso isso ocorra, consequentemente haverá uma redução da população carcerária...