Autor Tópico: A predestinação segundo os presbiterianos  (Lida 12703 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
A predestinação segundo os presbiterianos
« Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:49:44 »
A Predestinação

Provérbios 16.4
O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade.

João 13.18
Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.

Romanos 8.30
E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Efésios 1.4-5
assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,

2 Tessalonicenses 2.13-14
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

Poucas doutrinas suscitam tanta polêmica ou provocam tanta consternação como a doutrina da predestinação. Trata-se de uma doutrina difícil, que precisa ser discutida com grande cuidado e precaução. Apesar disso, trata-se de uma doutrina bíblica, com a qual temos de lidar. Não devemos ousar ignorá-la.

Praticamente, todas as igrejas cristãs têm algum tipo de doutrina sobre a predestinação. Isso é inevitável, visto que o conceito claramente se encontra nas Escrituras. Muitas igrejas, entretanto, discordam—muitas vezes veementemente — quanto ao seu significado. O ponto de vista metodista é diferente do ponto de vista luterano, o qual discorda do ponto de vista presbiteriano. Embora seus pontos de vista difiram, cada um deles está tentando chegar a uma sólida compreensão desta difícil questão de maneira apropriada.

Em sua forma mais elementar, a predestinação significa que nosso destino final, seja o céu ou o inferno, é decidido por Deus não somente antes de irmos para lá, mas até mesmo antes que tivéssemos nascido. A predestinação ensina que nosso destino final está nas mãos de Deus. Outra maneira de expressar isso é: Desde toda a eternidade, antes mesmo que nós existíssemos, Deus decidiu salvar alguns membros da raça humana e permitir que o resto da raça humana perecesse. Deus fez uma escolha— escolheu alguns indivíduos para serem salvos na eterna bênção do céu e escolheu passar por sobre outros, permitindo que sofressem as conseqüências dos seus pecados no tormento eterno do inferno.

A aceitação desta definição é comum a muitas igrejas. Para chegar ao âmago da questão, alguém deve perguntar: como Deus fez tal escolha? O ponto de vista não-reformado, defendido pela grande maioria dos cristãos, é que Deus faz essa escolha com base em sua presciência. Deus escolhe para a vida eterna aqueles que sabe que o escolherão. Esse conceito é chamado de visão presciente da predestinação, porque baseia-se na presciência de Deus quanto às decisões ou ações humanas.

A visão reformada difere no fato de que ela vê a decisão final para a salvação nas mãos de Deus, e não nas mãos do homem. Segundo este ponto de vista, a eleição de Deus é soberana. Não se baseia em decisões ou respostas previstas por parte dos seres humanos. Aliás, vê tais decisões fluindo da graça soberana de Deus.

O ponto de vista da Reforma afirma que nenhuma pessoa caída jamais escolheria a Deus por iniciativa própria. Pessoas caídas ainda têm livre-arbítrio e podem escolher o que desejam. O problema é que não nutrem nenhum desejo por Deus e não escolherão a Cristo a menos que sejam antes regeneradas. A fé é um dom que procede do novo nascimento. Somente aqueles que foram eleitos responderão com fé ao Evangelho.

Os eleitos escolhem a Cristo somente porque antes foram escolhidos por Deus. Como no caso de Esaú e Jacó, o eleito foi escolhido exclusivamente com base no beneplácito soberano de Deus e não com base em algo que tivessem feito ou desejado fazer. Paulo declara:
“E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito a ela. O mais velho será servo do mais moço... Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.” Romanos 9.10-12, 16

O problema mais incômodo envolvendo a predestinação é que Deus não escolhe ou elege salvar todas as pessoas. Ele reserva para si o direito de ter misericórdia de quem quer ter misericórdia. Alguns membros da humanidade caída recebem a graça e a misericórdia da eleição. Deus ignora o restante, deixando-os em seus pecados. Os não-eleitos recebem justiça. Os eleitos recebem misericórdia.
Ninguém é tratado com injustiça. Deus não é obrigado a ser misericordioso igualmente com todos. É decisão dele o quanto será misericordioso. Mesmo assim, nunca pode ser acusado de ser injusto com qualquer pessoa (ver Rm 9.14,15).

Sumário
1. A predestinação é uma doutrina difícil e deve ser tratada com cuidado.
2. A Bíblia ensina a doutrina da predestinação.
3. Muitos cristãos definem a predestinação em termos de presciência de Deus.
4. A visão da Reforma não considera a presciência como uma explicação para a predestinação bíblica.
5. A predestinação baseia-se na escolha de Deus e não na escolha dos seres humanos.
6. Pessoas não-regeneradas não nutrem nenhum desejo de escolher a Cristo.
7. Deus não elege todas as pessoas. Reserva para si o direito de ter misericórdia de quem quer.
8. Deus não trata nenhuma pessoa injustamente.

Autor: R.C. Sproul
Fonte: Verdades Essenciais da Fé Cristã – R.C.Sproul. Editora Cultura Cristã.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: A predestinação segundo os presbiterianos
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:35:37 »
Na verdade acho a predestinação uma consequência natural da onisciência. O que me intriga são os malabarismos das pessoas para tentar fazer essa doutrina compatível com misericórdia, amor e justiça.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 03:52:16 »
O Pequeno Manual para Entender os Crentes (aqui), cap. 12, é excelente para entender o background histórico da predestinação...
Latebra optima insania est.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 21:48:02 »
O ponto de vista não-reformado, defendido pela grande maioria dos cristãos, é que Deus faz essa escolha com base em sua presciência. Deus escolhe para a vida eterna aqueles que sabe que o escolherão. Esse conceito é chamado de visão presciente da predestinação, porque baseia-se na presciência de Deus quanto às decisões ou ações humanas.

Raciocínio circular. Se é Deus que escolhe antecipadamente, não há como dizer que o homem tenha qualquer liberdade (possibilidade) de escolha. A predeterminação divina exclue o livre arbítrio. Dizer que o homem escolhe e Deus conhece essa escolha não faz sentido porque se Deus, muito antes que o homem podesse fazer a sua escolha, sabe o que ele escolherá, não sobra a este (homem) qualquer liberdade de escolha. Se o homem podesse escolher diferentemente do que Deus previo, Deus dexaria de ser onisciente (presciente). O homem fica preso a presciência divina.

Aceitar que ambos escolhem é o mesmo que aceitar, por exemmplo, que a terra é redonda e quadrada ao mesmo tempo.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 21:58:50 »
Na verdade, a presciência não é inteiramente incompatível com o livre-arbítrio. Se livre-arbítrio é agir conforme a própria vontade, então você pode fazer uma escolha livremente, mesmo que ela já seja conhecida ou determinada.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 22:00:56 »
West, para que perder tempo com essa parte? Ora, o próprio princípio que Deus castiga os que não o escolhem é ridículo. Em termos teológicos é horripilante, e em termos mais realista uma tática de controle muito baixa "temam a criatura que pode ler mentes!!"

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 22:04:35 »
Na verdade, a presciência não é inteiramente incompatível com o livre-arbítrio. Se livre-arbítrio é agir conforme a própria vontade, então você pode fazer uma escolha livremente, mesmo que ela já seja conhecida ou determinada.

Se antes de eu fazer qualquer escolha (atente bem para isso) Deus sabe que eu escolherei A, eu poderei escolher B, C, D, ou qualquer outra possível escolha e ainda assim Deus continuar sendo presciente?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 22:09:20 »
West, para que perder tempo com essa parte? Ora, o próprio princípio que Deus castiga os que não o escolhem é ridículo. Em termos teológicos é horripilante, e em termos mais realista uma tática de controle muito baixa "temam a criatura que pode ler mentes!!"

Sei que é ridículo. Acontece que o livre arbítrio é a justificatica favorita para o castigo divino.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 22:13:09 por West »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 22:17:42 »
Se antes de eu fazer qualquer escolha (atente bem para isso) Deus sabe que eu escolherei A, eu poderei escolher B, C, D, ou qualquer outra possível escolha e ainda assim Deus continuar sendo presciente?

Não interessa se já sabem qual é a sua escolha, importa se a escolha vem da sua vontade, seus próprios desejos e suas próprias inclinações.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 22:27:05 »

Não interessa se já sabem qual é a sua escolha, importa se a escolha vem da sua vontade, seus próprios desejos e suas próprias inclinações.

E quem garante isso? Quem garante que essa seja de fato a minha escolha e não a de Deus?
Veja que não estamos falando de pessoas. Pessoas podem errar.

Se Deus não sabe a minha escolha, o que eu possa vir a escolher fica em aberto. Mas no momento em que ele sabe eu não tenho outra opção. O que garante que a minha escolha seria a mesma independentemente de Deus ter ou não presciência dela?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 22:43:08 »
E quem garante isso? Quem garante que essa seja de fato a minha escolha e não a de Deus?
Veja que não estamos falando de pessoas. Pessoas podem errar.

Mas a escolha é de Deus mesmo! Acontece que a vontade é sua.

Veja só, livre-arbítrio não pode ser entendido apenas como fazer suas próprias escolhas, ou seria um conceito muito problemático. Vou te dar duas opções: ou o universo é determinista ou é aleatório.

Se for aleatório, em ultima análise, sua decisão por A ou B foi randômica, mas nesse caso você é tão livre quanto uma pessoa que toma todas as suas decisões jogando uma moeda para cima.

Se for determinista, então todas as suas decisões são consequência de uma sequência de causas/efeitos que remonta à origem do universo, mas nesse caso voce é tão livre quanto uma peça de dominó sendo derrubada por outra.

Em nenhum dos dois casos você realmente faz a escolha, em um a escolha é aleatória, na outra ela é determinada. Então se livre-arbítrio é o dom de fazer escolhas, na verdade ele não existe.

Em vez disso, muitos filósofos hoje definem livre-arbítrio como o poder de agir conforme sua vontade, independente de essa vontade ser pré-determinada ou não.

Se Deus não sabe a minha escolha, o que eu possa vir a escolher fica em aberto. Mas no momento em que ele sabe eu não tenho outra opção. O que garante que a minha escolha seria a mesma independentemente de Deus ter ou não presciência dela?

Depende de se o universo é determinista ou não. Se for, então independente de Deus existir, suas escolhas já estavam determinadas desde que o mundo é mundo. Se não, sua escolha pode ser qualquer uma, mas ela não é sua escolha de verdade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:02:08 »
Depende de se o universo é determinista ou não. Se for, então independente de Deus existir, suas escolhas já estavam determinadas desde que o mundo é mundo. Se não, sua escolha pode ser qualquer uma, mas ela não é sua escolha de verdade.

Livre arbítrio é um conceito tão estranho.  Na minha opinião ele só tem algum significado como derivado do conceito de Deus Onipotente, sendo uma tentativa de apresentar outras contradições para compensar as contradições inerentes a esse Deus.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:16:41 »
Livre arbítrio é um conceito tão estranho.  Na minha opinião ele só tem algum significado como derivado do conceito de Deus Onipotente, sendo uma tentativa de apresentar outras contradições para compensar as contradições inerentes a esse Deus.

Isso depende de qual definição de livre-arbítrio você usa. Há tentativas de formular a ideia de forma mais plausível:
http://en.wikipedia.org/wiki/Free_will

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 12:49:21 »
Tá certo pessoal,

Antes quero dizer que sou ateu, mais ateu do que nunca, entretanto fica complicado falar sobre a predestinação pregada pelos presbiterianos sem ler a fonte de onde eles retiram tal idéia, seria interessante que vocês olhassem as Institutas de Calvino, tá bom eu sei que é em latim, mas vocês pode encontrá-la em inglês por ai na net ou até mesmo no emule, mas vamos por partes.

Quando alguém lê as Institutas de calvino tem-se a leve impressão de que muita gente vive falando besteira por ai.

1° - Calvino não trata predetinação como sendo um destino traçado e concreto, muito pelo contrário predestinação para calvino como a própria palavra diz é um PRÉ destino, veja só não é um destino concretizado ou realizado ele apenas existe como teoria, mas na prática não existe, e a base bíblica para o que calvino diz é Deuteronômio 11:26 e 30:15 eles são básicos para compreender que existe um arbítrio sim mas ele não é livre ele é limitado a dois caminhos que o os textos em lide cognominam como vida e morte, benção e maldição, com um pouco de esforço podemos clarificar que na teologia de calvino Deus expunha dois modos de viver para o homem, entretanto para calvino Deus sabe um futuro possível onde se o indíviduo escolher a maldição morrerá e se escolher a benção viverá, Deus pede ao homem na bíblia que escolha a vida para que ele viva juntamente com a descendencia dele, isso nos diz que qualquer afirmação tentanto dizer que há uma contradição lógica entre o que calvino fala e a lógica em si mesma é mera pressuposição ou especulativo, o que eu vi aqui neste tópico foram pessoas dizendo aquilo que elas achavam que calvino falou, mas deveriam se ater ao que ele disse realmente, a isso chamamos honestidade.

2° - Até mesmo Ingersoll disse que "se tomadas as premissas que calvino levanta para tomar sua decisão não existem realmente escapatórias as conclusões de calvino são inequívocas"

3° - Alguém poderia chamar um presbiteriano para este tópico?

Penso que seria mais interessante quando criar um tópico como esse ler antes sobre a questão em lide.

cordialmente, Italo Fabian.

"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 14:54:52 »
Olá Italo,

Não estava me referindo diretamente ao calvinismo quando teci meus comentários.
Estava apenas tentando elaborar um pouco sobre as dificuldades existentes ao se falar de livre arbítrio e presciência.

Acredito que talvez a nossa dificuldade em falar sobre o tema decorra do fato de ser ele próprio auto-contraditório. Conceitos em relação aos quais estamos completamente alheios, desvinculados da nossa realidade cotidiana. Conceitos talvez sem correspondentes na natureza.

Por isso, quem sabe, seja tão difícil para nós elaborar sobre o tema.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 18:53:37 »
Na verdade Calvino é a menor das minhas preocupações também. Eu estava discutindo o livre-arbítrio.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 07:04:39 »
Este texto:
http://www.godhatesfags.com/written/reports/20060331_god-loves-everyone-lie.pdf
explica, com base em 701 trechos da Bíblia, que Deus detesta o mundo, que vai salvar apenas uns poucos, e que quem diz que "Deus é amor" está se iludindo.

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 12:52:06 »
Olá Italo,

Não estava me referindo diretamente ao calvinismo quando teci meus comentários.
Estava apenas tentando elaborar um pouco sobre as dificuldades existentes ao se falar de livre arbítrio e presciência.

Acredito que talvez a nossa dificuldade em falar sobre o tema decorra do fato de ser ele próprio auto-contraditório. Conceitos em relação aos quais estamos completamente alheios, desvinculados da nossa realidade cotidiana. Conceitos talvez sem correspondentes na natureza.

Por isso, quem sabe, seja tão difícil para nós elaborar sobre o tema.

Para esse problemas a teologia o processo possui boas explicações. Livre Arbítrio e presciência na teologia do processo não são equívocos, até porque a abordagém é bem diferente, creio que as vezes falta um pouco de boa vontade nós ateus para com cristãos ou religiosos em geral.

Cordialmente, Italo Fabian.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 12:53:58 »
Na verdade Calvino é a menor das minhas preocupações também. Eu estava discutindo o livre-arbítrio.

Livre arbítrio, bom tema, porém não confundamos o que a bíblia diz com o que a tradição teológica do cristianismo fala.

Cordialmente, Italo Fabian.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!