Tá certo pessoal,
Antes quero dizer que sou ateu, mais ateu do que nunca, entretanto fica complicado falar sobre a predestinação pregada pelos presbiterianos sem ler a fonte de onde eles retiram tal idéia, seria interessante que vocês olhassem as Institutas de Calvino, tá bom eu sei que é em latim, mas vocês pode encontrá-la em inglês por ai na net ou até mesmo no emule, mas vamos por partes.
Quando alguém lê as Institutas de calvino tem-se a leve impressão de que muita gente vive falando besteira por ai.
1° - Calvino não trata predetinação como sendo um destino traçado e concreto, muito pelo contrário predestinação para calvino como a própria palavra diz é um PRÉ destino, veja só não é um destino concretizado ou realizado ele apenas existe como teoria, mas na prática não existe, e a base bíblica para o que calvino diz é Deuteronômio 11:26 e 30:15 eles são básicos para compreender que existe um arbítrio sim mas ele não é livre ele é limitado a dois caminhos que o os textos em lide cognominam como vida e morte, benção e maldição, com um pouco de esforço podemos clarificar que na teologia de calvino Deus expunha dois modos de viver para o homem, entretanto para calvino Deus sabe um futuro possível onde se o indíviduo escolher a maldição morrerá e se escolher a benção viverá, Deus pede ao homem na bíblia que escolha a vida para que ele viva juntamente com a descendencia dele, isso nos diz que qualquer afirmação tentanto dizer que há uma contradição lógica entre o que calvino fala e a lógica em si mesma é mera pressuposição ou especulativo, o que eu vi aqui neste tópico foram pessoas dizendo aquilo que elas achavam que calvino falou, mas deveriam se ater ao que ele disse realmente, a isso chamamos honestidade.
2° - Até mesmo Ingersoll disse que "se tomadas as premissas que calvino levanta para tomar sua decisão não existem realmente escapatórias as conclusões de calvino são inequívocas"
3° - Alguém poderia chamar um presbiteriano para este tópico?
Penso que seria mais interessante quando criar um tópico como esse ler antes sobre a questão em lide.
cordialmente, Italo Fabian.