Autor Tópico: Sarney quer processar The Economist  (Lida 767 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Sarney quer processar The Economist
« Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:26:25 »
Pois é, por causa do seguinte artigo (inglês):

http://www.economist.com/world/americas/displayStory.cfm?story_id=13062220&source=hptextfeature

Onde o autor apenas conta o que todos nós já sabemos: que Sarney é um senhor feudal e o Maranhão o seu feudo.
Os comentários a esse artigo sao bem interessantes.

EDIT: Hmm... Acho que esse tópico deveria estar em "notícias"...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: Sarney quer processar The Economist
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:33:06 »
Que título sensacional escolhido para o artigo. ("Where dinosaurs still roam")
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:36:05 »
Então ele deve processar a Carta Capital, a Veja, a Isto é...

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:36:32 »
Hummm não foi a oligarquia dos Sarney que o Lula elogiou estes dias?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:38:59 »
Culpa do Lula.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:39:42 »
A culpa do Lula é sempre deixar a ética de lado quando seus interesses estão em jogo. Se alguém apóia o Lula, é sempre um incompreendido. Se é contra, é a expressão do mal...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:32:23 »
Eu não acho. As pessoas tem direito a terem suas opiniões e serem respeitadas. Não ligo se ela é contra ou a favor do Lula.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:47:12 »
mas o Lula não pensa assim... Há alguns anos, falou muito mal do Sarney, do seu feudalismo. Agora são aliados e a oligarquia é boa pro Brasil... <modo lula on > Mertamorfsi ambulancia <modo lula off>

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:01:01 »
Se for boa pro Brasil, palmas pro Lula.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 11:04:00 »
Não é de meu interesse defender, mas porque acusam Sarney de Senhor Feudal? Veja, se a família Sarney é muito poderosa no estado, então podemos afirmar que não aconteceu da noite para o dia, correto? Quer dizer, o político passou todos esses anos acumulando poder sem concorrência? Se hoje ele é conhecido como o senhor do feudo, então desde épocas remotas ninguém fez nada para contornar... A menos que ele e sua família tenham utilizado meios pouco ortodoxos para ter tanto poder (o que na altura do campeonato, Inês é morta).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 15:31:46 »
Não é de meu interesse defender, mas porque acusam Sarney de Senhor Feudal? Veja, se a família Sarney é muito poderosa no estado, então podemos afirmar que não aconteceu da noite para o dia, correto? Quer dizer, o político passou todos esses anos acumulando poder sem concorrência? Se hoje ele é conhecido como o senhor do feudo, então desde épocas remotas ninguém fez nada para contornar... A menos que ele e sua família tenham utilizado meios pouco ortodoxos para ter tanto poder (o que na altura do campeonato, Inês é morta).

Meios pouco ortodoxos: currais eleitorais, clientelismo, apoio aos militares (até quando ele percebeu que os militares iam perder mesmo).

Ah, e ele (Sarney) mandou uma resposta a The Economist:

Citação de: José Sarney
Feb 19th 2009
From The Economist print edition
José Sarney

SIR – Your article about my political career (“Where dinosaurs still roam”, February 7th) neglected to mention that for the past seven years a rival political group has controlled the state government of Maranhão in Brazil. During the past 40 years numerous governors of the state have belonged to other political groups, over which I had no influence. I have not stood in an election in Maranhão for 30 years. Therefore, I do not think it can be said that I control the state as a fief. I completely agree that the state of conservation of the city of São Luís is lamentable, but it is absurd to attribute this to me, as it is my political adversaries who have managed the capital for 20 years. Any reference to my political control is incorrect.

You wonder whether it is time for me to retire from public life, yet it is not in the Brazilian, or indeed British, tradition to limit a person’s participation in public life on the ground of age. The Economist will be aware of how long Winston Churchill (64 years) and others such as David Lloyd George and Benjamin Disraeli remained in politics. Nor is there anything new in members of the same family participating in a country’s politics. Examples in Britain include the Pitts and the Churchills and in the United States the Adams, Kennedy and Bush families.

As to having been the “accidental, and undistinguished” president of Brazil, this is not the judgment of the Brazilian people, who rank me third among former presidents in surveys. As vice-president I succeeded Tancredo Neves in accordance with the constitution. History will judge the role I played, but I am acknowledged as the president of the democratic transition, who summoned the constituent assembly and prioritised social development. This permitted a truly democratic society to flourish and paved the way for the election of a worker as Brazil’s president in Luiz Inácio Lula da Silva.

Finally, the assertion that senators “answer” to me is baseless. They answer to the electorate, the constitution and legislation that punishes any behaviour inconsistent with their own independence.

José Sarney
President of Brazil 1985-90
President of the Federal Senate of Brazil
Brasília
Holding the board to account

Um santo...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 17:30:08 »
ahahahah, esse Sarney é uma figura.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 20:50:24 »
Esse texo valeu por me adicionar uma palavra nova no meu vocabulário inglês, "fief". E só :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!