Autor Tópico: Anvisa registra remédio homeopático contra dengue  (Lida 4107 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Anvisa registra remédio homeopático contra dengue
« Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:15:57 »

Alvo de polêmica entre a Prefeitura de São José do Rio Preto (438 km de SP) e a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, um remédio homeopático usado no combate à dengue foi registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no final do ano passado.

Com isso, ele está sendo comercializado nas farmácias do país, com o nome de Proden, sem necessidade de receita.

O medicamento, desenvolvido pelo médico e pesquisador da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) Renan Marino, foi patenteado por um laboratório e é vendido em comprimidos.

Em 2007, o composto homeopático foi ministrado aos moradores de São José do Rio Preto em gotas. Naquele ano, em uma epidemia da doença na cidade, cerca de 20 mil doses do medicamento foram disponibilizadas à população.

A iniciativa da prefeitura foi questionada pela Secretaria do Estado da Saúde, que decidiu interditar o produto.

Para o governo estadual, naquela ocasião não havia comprovação científica da eficácia do remédio, a oferta estava sendo feita de forma indiscriminada --mesmo pessoas sem dengue recebiam o medicamento-- e o remédio descumpria regras de manuseio e distribuição.

A Secretaria Municipal da Saúde, que negou as acusações, reagiu e impediu que os técnicos do governo estadual entrassem nos postos para recolher o produto. Posteriormente, uma decisão da Justiça determinou que o remédio poderia ser distribuído, com receita médica.

Proteção

O médico Renan Marino diz que 80% dos pacientes de São José do Rio Preto que tomaram o medicamento --que tem em sua composição substâncias extraídas de uma planta, um mineral e de veneno de cobra-- não tiveram dengue.

"Os trabalhos mostraram que quem toma o medicamento sem estar doente tem uma proteção. E quem toma estando doente tem diminuída a duração do quadro. Ele evita os quadros hemorrágicos."

Marino afirma que, com o uso do composto homeopático, o quadro de dengue tem a duração de cinco a sete dias --o normal, segundo o médico, seriam de duas a três semanas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u502191.shtml

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Anvisa registra remédio homeopático contra dengue
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:41:22 »
PQP...

Quem sabe depois que uns vinte morrerem de dengue após ter tomado essa "remédio" o Conselho de Medicina não extingue logo essa feitiçaria especialidade  |(

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:46:17 »
às vezes o autor destas palhaçadas fazem a requisição do registro na ANVISA. Enquanto não sai o parecer ( que pela burocracia sempre demora), o cidadão exibe não o registro, mas o pedido do Registro.

Agora, se a ANVISA liberou um remédio destes, estamos pior do que eu pensava...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:54:28 »
:medo:

O pior é ver o dinheiro público sendo gasto para pagar esse remédios cuja eficácia não é comprovada... :(
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:18:13 »
Essa matéria deixou meu astral lá embaixo...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cezar

• Nível 07
  • *
    • A Ratione
[FOLHA] Anvisa registra remédio homeopático contra dengue
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 07:59:28 »
Anvisa registra remédio homeopático contra dengue

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

Alvo de polêmica entre a Prefeitura de São José do Rio Preto (438 km de SP) e a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, um remédio homeopático usado no combate à dengue foi registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no final do ano passado.

Com isso, ele está sendo comercializado nas farmácias do país, com o nome de Proden, sem necessidade de receita.

O medicamento, desenvolvido pelo médico e pesquisador da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) Renan Marino, foi patenteado por um laboratório e é vendido em comprimidos.

Em 2007, o composto homeopático foi ministrado aos moradores de São José do Rio Preto em gotas. Naquele ano, em uma epidemia da doença na cidade, cerca de 20 mil doses do medicamento foram disponibilizadas à população.

A iniciativa da prefeitura foi questionada pela Secretaria do Estado da Saúde, que decidiu interditar o produto.

Para o governo estadual, naquela ocasião não havia comprovação científica da eficácia do remédio, a oferta estava sendo feita de forma indiscriminada --mesmo pessoas sem dengue recebiam o medicamento-- e o remédio descumpria regras de manuseio e distribuição.

A Secretaria Municipal da Saúde, que negou as acusações, reagiu e impediu que os técnicos do governo estadual entrassem nos postos para recolher o produto. Posteriormente, uma decisão da Justiça determinou que o remédio poderia ser distribuído, com receita médica.

Proteção

O médico Renan Marino diz que 80% dos pacientes de São José do Rio Preto que tomaram o medicamento --que tem em sua composição substâncias extraídas de uma planta, um mineral e de veneno de cobra-- não tiveram dengue.

"Os trabalhos mostraram que quem toma o medicamento sem estar doente tem uma proteção. E quem toma estando doente tem diminuída a duração do quadro. Ele evita os quadros hemorrágicos."

Marino afirma que, com o uso do composto homeopático, o quadro de dengue tem a duração de cinco a sete dias --o normal, segundo o médico, seriam de duas a três semanas.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u502191.shtml
- "Non ducor, duco"

- "É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Bertrand Russel)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: [FOLHA] Anvisa registra remédio homeopático contra dengue
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 08:18:18 »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 08:19:07 »
:medo:

O pior é ver o dinheiro público sendo gasto para pagar esse remédios cuja eficácia não é comprovada... :(

Como não??? ::)

Offline Cezar

• Nível 07
  • *
    • A Ratione
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 08:22:06 »
Ops...perdão pela falta de atenção
- "Non ducor, duco"

- "É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Bertrand Russel)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 08:26:47 »
Acontece ;)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:00:29 »
Ah, sim. Eu sou da tal cidade que estão implantando esse "medicamento". E o médico que tá realizando isso foi meu médico homeopata quando eu era criança. Segundo os meus pais, graças ao medicamento homeopático que ele receitou, na época, foi o que me curou

Tenho problemas nas amigdalas. Quando pequeno, direto eu estava com elas inflamadas, tomava o medicamento tradicional, sarava e depois voltava com as inflamações. Mas depois da homeopatia, demorou muito tempo para que elas voltassem a inflamar. Depois voltou, mas não com a mesma intensidade de antes do tratamento homeopático.

Não sei se é relevante, mas o médico aí é espírita e meu pai ressalta isso de vez em quando como se isso fosse alguma virtude do médico.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:15:35 »
Será que o termo homeopático é correto para esta situação?

Perai! Não estou acreditando na eficácia do produto... mas penso que o extrato de uma planta pode conter princípios químicos ativos em alguns casos. Seria algo como um extrato de casca de salgueiro ser indicado para tratar dores de cabeça (desde que a causa não seja um tumor, por exemplo... mas isto é óbvio).

Eu quando tenho alguma dor de estomago, vou no meu pátio e pego umas 3 ou 4 folhas de boldo... amasso-as bem e bebo o suco (amargo que quase dói  :hihi:) e é impressionante como a dor passa logo, mais rápido até que se eu tomasse um anti-ácido.

Não acredito na homeopatia... mas acredito sim que muitas plantas tenham princípios ativos que podem combater alguns problemas pequenos de saúde...  :wink:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:20:01 »
E quanto ao mineral e veneno de cobra??? :P

Praticamente alquimia a fórmula.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:25:45 »
E quanto ao mineral e veneno de cobra??? :P

Praticamente alquimia a fórmula.

Mas também usamos princípios ativos de minerais para tratar a saúde, como os sais... sulfato ferroso para tratar anemia, por exemplo.  :wink:
Quanto o veneno da cobra, sei que contém inúmeras toxinas (que não deixam de serem princípios químicos ativos). Usa-se o veneno da picada de abelha para aliviar as dores causadas pela artrite.

Veja bem... não estou afirmando (e nem negando) a eficácia do produto... o que eu questiono se isto é de fato homeopático... creio que não.  :wink:

Acho que a gritaria toda é pelo uso deste termo.  :wink:

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:32:50 »
Hummm me parece que estão usando, neste caso, as estatísticas da pior maneira possível.
"O médico Renan Marino diz que 80% dos pacientes de São José do Rio Preto que tomaram o medicamento --que tem em sua composição substâncias extraídas de uma planta, um mineral e de veneno de cobra-- não tiveram dengue."

Foram 20.000 doses. Destes 4000 ficaram doentes. Mesmo com o remédio.
Depois, como a dengue depende do vetor, quem garante que os 20.000 foram expostos ao vetor?

Dos 4000 que se curaram antes do tempo, segundo ele, quantos estavam tomando apenas o remédio milagroso e quantos estavam sendo medicados pela maneira tradicional?
E, nestes casos, existe a questão do efeito placebo também. A pessoa quer acreditar que os sintomas diminuíram porque assim justificaria a própria fé. Pode estar doendo como a ferida do capeta, mas diz que está tudo bom.

Aliás... o médico entrevistou e registrou 4000 entrevistas para averiguar os resultados ou entrevistou meia dúzia de comadres e compadres?  :P

Só pra começar...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:36:29 »
Como um remédio, que ao meu ver, não passou totalmente pelo controle de qualidade/eficácia foi registrado tão rapidamente pela Anvisa? Como um médico (que parece não ser bioquímico) tem tamanha liberdade de produzir um medicamento sem passar por testes mais elementares? Será que o município, que para evitar uma avalanche de doentes e por consequência, um aumento nos custos hospitalares municipais, numa medida desesperada, confiou em uma substância dessas? Poxa, se tudo virar crendice de novo, teremos problemas de proporções muito maiores. Daqui a pouco vão falar que a urinoterapia funciona!  :(

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 11:36:01 »
É uma solução barata que satisfaz a população, independente da eficácia.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 11:37:45 »
Então virou crendice?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 15:02:22 »
Tenho problemas nas amigdalas. Quando pequeno, direto eu estava com elas inflamadas, tomava o medicamento tradicional, sarava e depois voltava com as inflamações. Mas depois da homeopatia, demorou muito tempo para que elas voltassem a inflamar. Depois voltou, mas não com a mesma intensidade de antes do tratamento homeopático.
Algo que acontece naturalmente com as crianças, com ou sem a homeopatia.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 15:04:03 »
Mas também usamos princípios ativos de minerais para tratar a saúde, como os sais... sulfato ferroso para tratar anemia, por exemplo.  :wink:
Quanto o veneno da cobra, sei que contém inúmeras toxinas (que não deixam de serem princípios químicos ativos). Usa-se o veneno da picada de abelha para aliviar as dores causadas pela artrite.

Veja bem... não estou afirmando (e nem negando) a eficácia do produto... o que eu questiono se isto é de fato homeopático... creio que não.  :wink:

Acho que a gritaria toda é pelo uso deste termo.  :wink:
Isso depende de como é preparado. Se ele diluiu a solução até sumir todo o princípio ativo e só sobrar água então é homeopatia...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 17:10:21 »
Realmente. Existem substâncias fitoterápicas que possuem princípios ativos. Homeopatia é charlatanismo e ignorância juntas com o efeito placebo.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 15:45:22 »
PQP...
Pensei o mesmo ao ler o nome do tópico.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:58:57 »
Algo que acontece naturalmente com as crianças, com ou sem a homeopatia.
Agora tente falar isso para alguém que acredita em homeopatia...  :sleepy:
Realmente. Existem substâncias fitoterápicas que possuem princípios ativos. Homeopatia é charlatanismo e ignorância juntas com o efeito placebo.
Fitoterápico é uma coisa...é só lembrar da famosa Aspirina* e que o princípio ativo (ácido acetilsalicilico) foi descoberto na casca do salgueiro...Hemopatia é outra coisa... muita gente acha que fitoterápicos e homeopatia são a mesma coisa...e não são...

Resumindo: Homeopaticos é aguinha e balinha...e fitoterapicos são plantinhas...plantinhas podem ser venenosas, podem aliviar dor de estomago, febre e etc, elas contém várias substâncias... já aguinha a gente já sabe o efeito...

*Aspirina não é fitoterápico, só to explicando que o salgueiro plantinha tem o princípio ativo da aspirina.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 00:04:35 »
O pior que cada dose do medicamento homeopático custa R$ 0,01. Mas a Almeida Prado vende a caixa por mais de 30 contos.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 00:22:43 »
O pior que cada dose do medicamento homeopático custa R$ 0,01. Mas a Almeida Prado vende a caixa por mais de 30 contos.
Se forem aqueles frasquinhos de "remédios homeopáticos" numerados da Almeida Prado, aquilo passa longe de ser homeopático.

O que eles fazem é misturar um "remédio homeopático" (a.k.a. água) com um alopático (o responsável pelos efeitos reais) e vender como se fosse um "complexo homeopático".

Qualquer professor de química de ensino médio sabe que para obter fenolftaleína havia duas fontes fáceis, o lactopurga ou o complexo homeopático 46 da Almeida Prado, já que os dois tinham a mesma composição. Curioso que agora que o lactopurga não usa mais fenolftaleína na sua composição, o "remédio homeopático" também mudou a sua fórmula para o mesmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!