Autor Tópico: Satélites da Rússia e dos EUA colidem no espaço  (Lida 1649 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Satélites da Rússia e dos EUA colidem no espaço
« Online: 12 de Fevereiro de 2009, 06:33:56 »
Satélites da Rússia e dos EUA colidem no espaço

11 de fevereiro de 2009 • 22h58 • atualizado em 12 de fevereiro de 2009 às 05h40

Um satélite americano da empresa privada Iridium Satellite e um russo, que estava fora de operação, colidiram no espaço nessa terça-feira. A informação foi divulgada ontem pelo tenente-coronel da Força Aérea do Comando Estratégico dos EUA, Les Kodlick.

"Acreditamos que foi a primeira vez que dois satélites colidiram em órbita", afirmou. O comando do Centro de Operações Espaciais Conjuntas está rastreando entre 500 e 600 pedaços de destroços, alguns com cerca de 10 cm.

Kodlick acrescentou que a colisão aconteceu a 780 km de altura, onde geralmente os satélites monitoram o clima e realizam serviços de comunicação telefônica. "É uma órbita muito importante para vários satélites", concluiu.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3510728-EI301,00-Satelites+da+Russia+e+dos+EUA+colidem+no+espaco.html

Começou a terceira (e última) guerra mundial!  :susto:

Foi bom conhecer todos vocês.  :'(

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Satélites da Rússia e dos EUA colidem no espaço
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 07:16:32 »
Já  está tão congestionado assim?!?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 08:00:12 »
Está bem mais congestionado do que imaginamos ...
Mal organizado e mal distribuído  ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:51:47 »
Não acho que tenha sido a primeira colisão. Talvez seja a primeira divulgada. Até porque um satélite pode ter várias funções, desde comunicação e/ou mapeamento, mas também podem ficar de olho no quintal do vizinho. Por se tratar de um assunto muito restrito (não temos informações suficientes de que como foi, e se é que foi, mapeada a órbita terrestre para o lançamento destes), fica difícil formar um ponto de vista, porém, já houvi relatos de outras nações terem abatidos satélites espiões. Enfim, o que acontece em órbita ainda é muito pouco divulgado. Só espero que não caiam em nossas cabeças.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 11:06:42 »
Os chineses testaram tempos atras misseis capazes de destruir satelites, os russos tem uma versao especifica do MiG-31 para fazer isso, todo este papo de uso pacifico do espaço é conversa mole

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 11:20:43 »
É sim uso pacífico. Mas pode ser usado para outras coisas, se for conveniente.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 11:33:34 »
Humm, qual deve ser a seção de choque desses dois satélites? E qual será o livre caminho médio da órbita deles hoje em dia...?

Tantas nerdices, tão pouco tempo :-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 15:29:17 »
E o pessoal reclamando do trânsito de SP... :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 17:04:19 »
Já descobriram o culpadopor esta c@gada cósmica.

Foi a força maior, inexorável, onipresente no universo

Foi Murphy

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 18:50:40 »
ou foi porque deus quis...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 00:51:09 »
Pra mim o nome de Deus é Murphy  :biglol:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 08:37:02 »
Segundo o bad astronomy, a força da colisão foi de 5 toneladas de TNT.

KE = 0.5 x 700,000 grams x (800,000 cm/sec)2 = 2 x 1017 ergs

An erg is a small unit of energy, but 200,000,000,000,000,000 is a lot of them. Blowing up a ton of TNT releases about 4 x 1016 ergs, so this collision was roughly the equivalent of lobbing 5 tons of TNT at the satellites.

http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2009/02/12/kablam-satellite-collision-math-and-a-correction/

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 11:02:08 »
Por outro lado, a energia da colisão também  pode ser vista como igual a 1.2483 x 10^28 eV, o que espanta pela quantidade de zeros! :D :P ::)
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 11:03:41 »
Erg.... odeio cgs.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 11:24:35 »
Pra mim o nome de Deus é Murphy  :biglol:

Esse mesmo, o mais poderoso do panteão dos deuses da humanidade!!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 11:48:26 »
Satélites da série Iridium Satellite LLC são para uso em GPS e em telefonia móvel via satélite... dadas a necessidade de sempre precisar haver, no mínimo, 3 satélites no horizonte para que o sistema de GPS funcionar, uma constelação de satélites esta no ar... em órbitas muito baixas e em alta velocidade. Imprudência russa colocar um satélite militar em uma órbita tão densamente povoada.

Tem um programa bem legal que o pessoal do radioamadorismo usa para localizar satélites em comunicados em longa distância, é free e não tem nenhum spy embutido... ao mesmo tempo é possível sincronizar o relógio do seu PC com relógios atômicos.

http://www.satscape.co.uk/Satscape/Satscape.html

Quem tiver curiosidade de saber qual satélite esta neste exato momento sobre nossas cabeças e as frequências de operação (UP/DOWN) é só baixar.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 15:59:09 »
Parece bacana, Spit, vi a pagina....   vou baixar!!! Trabalho com telecom...vou bater com a indicação do GPS das radiobases que posso acessar daqui, tem de MG até AM pra brincar!!

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Julho de 2015, 10:16:49 »
Já  está tão congestionado assim?!?

Tem um programa bem legal que o pessoal do radioamadorismo usa para localizar satélites em comunicados em longa distância, é free e não tem nenhum spy embutido... ao mesmo tempo é possível sincronizar o relógio do seu PC com relógios atômicos.

http://www.satscape.co.uk/Satscape/Satscape.html

Quem tiver curiosidade de saber qual satélite esta neste exato momento sobre nossas cabeças e as frequências de operação (UP/DOWN) é só baixar.

Tem uma página sensacional, desenvolvida por um estudante da Universidade do Texas.
Vale muito a pena uma visita.

Além dos satélites, é possível ver também vários outros artefatos que voam sobre nossas cabeças.
Passem o mouse sobre o link Groups e se surpreendam com outros filtros possíveis.
Tem também o link Help que explica as formas para o usuário interagir.

Stuff in Space
Stuff in Space is a realtime 3D map of objects in Earth orbit, visualized using WebGL.

The website updates daily with orbit data from Space-Track.org and uses the excellent satellite.js Javascript library to calculate satellite positions.

About the author
My name is James Yoder; I'm an alumnus of FIRST Robotics Competition (FRC) Team 624 and an incoming Electrical and Computer Engineering freshman at the University of Texas at Austin.

See Stuff in Space on GitHub

Imagem ilustrativa:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Satélites da Rússia e dos EUA colidem no espaço
« Resposta #18 Online: 23 de Julho de 2015, 10:41:33 »
Interessante a quantidade de detrito/destroço mapeado até com órbita.

Imagino a trabalheira pra identificar cada um e deixar tudo mapeado assim depois de uma colisão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!