Autor Tópico: Oposição vai entrar com ação contra Lula e Dilma por campanha antecipada  (Lida 628 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
12/02/2009 - 13h32
Oposição vai entrar com ação contra Lula e Dilma por campanha antecipada de 2010

O DEM --partido de oposição-- vai ingressar na semana que vem com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) por antecipação de campanha eleitoral. A ação foi motivada pelo encontro de Lula e Dilma com os prefeitos, realizado em Brasília esta semana --quanto o governo apresentou um "pacote de bondades" para os municípios de todo o país.

"Entendemos que o abuso dessa semana se tornou insuportável. Vamos entrar com essa ação no TSE para questionar essa conduta. No encontro, havia fotos dos prefeitos com o Lula e a ministra Dilma vendidas a R$ 30. A ministra também teve dúvidas se discursaria ou não em um evento do governo, que tem usado a sua máquina na pré-campanha", afirmou o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

A oposição ficou irritada com uma fotomontagem dos prefeitos ao lado de Lula e Dilma, vendidas a R$ 30 em um stand montado ao lado de fora do local do evento. Até prefeitos da oposição compraram a fotomontagem em que suas imagens aparecem ao lado de Lula e Dilma --com o desejo de mostrarem à população sua imagem ao lado da futura candidata do presidente.

"Todos podem botar suas pré-campanhas para funcionar, mas o presidente Lula e a ministra Dilma não podem usar a máquina pública para torná-la [Dilma] conhecida. A Justiça deve acompanhar e deixar claro quais são os limites do uso da máquina, até onde o governo pode ou não caminhar", disse Maia.

O DEM deve buscar o apoio de outros partidos da oposição para assinarem conjuntamente a ação que será protocolada no TSE, especialmente o PSDB.

Bondades

No primeiro dia do encontro, o presidente Lula anunciou um pacote de bondades para os prefeitos. Entre as medidas, está a medida provisória que renegocia as dívidas das prefeituras com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em até 20 anos. Só a dívida dos municípios com o INSS reúne cerca de R$ 14,5 bilhões.

Lula se irritou com a forma como o anúncio foi tratado pela imprensa, que batizou as medidas de "pacote de bondades". '[Os jornais] disseram que eu fazia o pacote de bondades. Como é fácil condenar as pessoas", disse Lula ao discursar para os prefeitos.

Sobre a fotomontagem vendida no evento, a subchefia de assuntos federativos da Presidência da República informou que o stand de fotos não tem relação com o evento.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u502906.shtml

Prefeitos pagam R$ 30 por fotomontagem ao lado de Lula e Dilma

Participantes do encontro dos prefeitos realizado em Brasília formaram uma fila ontem para conseguir uma fotografia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). A foto, que custava R$ 30, era uma montagem com as imagens dos dois petistas e do interessado em levar para casa a lembrança.

Apesar de integrar o DEM, o prefeito de Lamarão (BA), Arivaldo "Gordo", saiu do evento com sua foto ao lado do presidente e da ministra.

Para incentivar as poses, o fotógrafo, Silvano Vital, dizia frases como "imagina que o senhor está do lado do Lula". Quando a água da chuva se acumulou no piso sob a tenda, Silvano disse: "Agora a foto na água do Lula, é a transposição do São Francisco".

A subchefia de assuntos federativos da Presidência da República informou que a montagem e a venda das fotos não têm relação com o evento.

No primeiro dia do encontro, o presidente Lula anunciou um pacote de bondades para os prefeitos. Entre as bondades está a medida provisória que renegocia as dívidas das prefeituras com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em até 20 anos. Só a dívida dos municípios com o INSS reúne cerca de R$ 14,5 bilhões.

Lula se irritou com a forma como o anúncio foi tratado pela imprensa. "[Ao ler os jornais hoje] fiquei triste porque estão abusando da minha inteligência porque ainda tem gente que pensa que o povo é marionete", afirmou Lula durante a abertura do encontro nacional de prefeitos e prefeitas, acompanhado por mais de 30 ministros, incluindo a ministra Dilma Rousseff. "[Os jornais] disseram que eu fazia o pacote de bondades. Como é fácil condenar as pessoas."

E disse ainda que a imprensa não o ajudou a vencer eleição. "Nunca fui eleito porque a imprensa me ajudou. Fui eleito porque gastei gota de suor para enfrentar o ódio dos de cima contra os de baixo. Eu posso perder a minha postura, mas não perco o meu caráter nem a minha vergonha."
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u502801.shtml

___________________________________________________________ ___________________________________

Vamos ver até onde vai o bom-senso do Presidente Lulalá... Ou será que ele acha correto se aproveitar da máquina pública pra alavancar o nome da Dilma?  ::)

A história das fotos é ridícula... Pagar R$ 30,00 por uma foto que qualquer um que saiba mexer no photoshop sabe fazer é de dar dó...  :lol:

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Oposição vai entrar com ação contra Lula e Dilma por campanha antecipada
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 14:52:14 »

A história das fotos é ridícula... Pagar R$ 30,00 por uma foto que qualquer um que saiba mexer no photoshop sabe fazer é de dar dó...  :lol:

Pagam nada!
Colocam como despesa de viajem e serão restituídos do dinheiro.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 15:26:29 »
Será que a Dilma será mesmo a candidata?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 15:44:04 »
demorou

estava ficando demais mesmo.
Se fosse um prefeito já estaria cassado.

A Noiva do Chuck ministra Dilma só falta aparecer em festa de criança e em velório, sempre com o Lulalá dizendo que ela é a mãe do PAC, que o PAC precisa continuar, etc. Inclusive apareceu numa revista do exterior dizendo que ela era sua candidata.

O que precisa mais?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 15:52:23 »
Então que seja, Dilma 2010!! :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 17:47:56 »
Bom, seu fosse o presidente e estivesse interessado em promover alguém que julgue de minha confiança, por que não? Certamente esta atitude não vai atingir negativamente sua maior massa de eleitores, pelo contrário, vão convencê-los que se a Dilma é indicada pelo Lula, então ela será uma boa governante. Infelizmente o maior números de eleitores ainda são os mais pobres (e eles acreditam muito no Lula). O PAC foi uma ótima sacada do Lula, agora ele promove que ele quiser, com ou sem processo nas costas.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 18:44:17 »
demorou

estava ficando demais mesmo.
Se fosse um prefeito já estaria cassado.

A Noiva do Chuck ministra Dilma só falta aparecer em festa de criança e em velório, sempre com o Lulalá dizendo que ela é a mãe do PAC, que o PAC precisa continuar, etc. Inclusive apareceu numa revista do exterior dizendo que ela era sua candidata.

O que precisa mais?

Cassado eu penso que não. No entanto, se ela viesse a ser eleita, a oposição teria grandes chances de tirá-la do poder - é isso que ocorre com os prefeitos. Mas como a Justiça parece adotar pesos diferentes para eleições municipais e nacionais, duvido que tal fato venha a ocorrer algum dia.

Li no Uol que a Dilma foi recebida pela Marta em um jantar com outros políticos, em busca de apoio. Se isso não é campanha antecipada, não sei mais o que é. Inclusive houve um encontro de prefeitos em Brasília essa semana (esse, em que prefeitos 'tiraram' fotos com Lula e Dilma) e Dilma esteve presente ao lado do Presidente, inclusive, também foi convidada para os painéis direcionados às primeiras-damas. Mais tentencioso, impossível.   :umm:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 18:44:25 »
O Lula pode promover quem ele quiser, mas que seja com o dinheiro do partido dele, e não com o nosso.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 18:47:29 »

E nem utilizando 'sutilmente' a máquina pública para isso... Afinal, vincular a imagem de uma suposta candidata à programas sociais é uma estratégia excelente, mas abusiva e atentatória do equilíbrio das eleições.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 21:33:25 »
TSE notifica Lula e Dilma em ação da oposição

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi notificado no ínicio da tarde desta quinta-feira para apresentar, em até 48 horas, sua defesa na representação ajuizada contra eles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, foi notificada no final desta manhã.

DEM e PSDB acusam Lula de Dilma de promover campanha eleitoral antecipada ao utilizar recursos públicos para divulgar a ministra, que é cotada para disputar a sucessão presidencial em 2010. A representação ingressou no tribunal no dia 18 e a determinação do ministro foi tomada no dia seguinte.

A defesa faz parte da instrução do processo, que deve incluir parecer da Procuradoria Geral Eleitoral antes de seguir para o plenário. O tribunal não tem previsão de data para o julgamento.

A representação do DEM e do PSDB se centra na participação de Dilma em encontro que reuniu cerca de 4 mil prefeitos patrocinado pela Presidência da República entre os dias 10 e 11 de fevereiro. Lula e Dilma teriam usado o encontro, bancado por recursos públicos, para divulgar a provável candidatura da ministra, segundo a oposição.

Como punição, os partidos pedem multa de R$ 53 mil para cada um e envio do processo ao Ministério Público Eleitoral. O presidente e a ministra negaram em entrevistas uso eleitoreiro do encontro.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/02/26/tse+notifica+lula+e+dilma+em+acao+da+oposicao+4351945.html

AGU apresenta nesta sexta-feira defesa de Lula e Dilma contra ação da oposição

O advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, informou nesta quinta-feira que deverá apresentar nesta sexta a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, contra uma ação ajuizada pela oposição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda eleitoral antecipada.

O DEM e o PSDB propuseram a ação na Corte no último dia 18, alegando que o presidente teria usado o Encontro Municipal de Prefeitos - realizado em Brasília no início deste mês -, como palanque para a ministra Dilma, que seria a candidata de sua preferência à eleição presidencial de 2010,  antecipando, com isso, a campanha eleitoral. Na representação, os partidos pedem a aplicação de multa ao presidente Lula e à ministra Dilma no valor correspondente a R$ 53,2 mil. É pedido também que os autos sejam encaminhados ao Ministério Público Eleitoral, para as providências previstas em lei.

Para Toffoli, a ação ajuizada pela oposição é um “total descabimento”. “Não houve propaganda eleitoral antecipada, aquilo [Encontro com prefeitos] foi um ato de governo, uma ação institucional para os novos prefeitos no sentido de apresentar a eles os programas do governo federal e facilitar o intercâmbio de ações”, ressaltou o advogado-geral da União.

Segundo ele, “a oposição tem todo o direito de reclamar junto à Justiça de alguma ação que ela entende ser incorreta ou inconveniente, mas cabe ao governo fazer a defesa e a Justiça julgar”.

“Isso faz parte do jogo democrático, é assim que funciona”, disse o advogado. Entretanto, para o AGU, a oposição não deveria tratar os programas de governo como campanha eleitoral antecipada. “Eu acho que a oposição acaba fazendo uma campanha da ministra Dilma quando ela coloca este enfoque [de campanha antecipada nos programas de Governo]. Mas enfim, foi opção da oposição fazer esta representação”, acrescentou.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/02/26/agu+apresenta+nesta+sexta+feira+defesa+de+lula+e+dilma+contra+acao+da+oposicao+4365957.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!