Autor Tópico: O Pecado Original que passa para os filhos.....  (Lida 2121 vezes)

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
O Pecado Original que passa para os filhos.....
« Online: 06 de Julho de 2005, 14:37:13 »
Gostaria de Saber por que a igreja catolica batiza crianças para tirar o pecado original, se seus pais, sendo católicos foram batizados e se livraram desse pecado. Como esse pecado então se transfere para as crianças se os pais foram batizados????
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
Re.: O Pecado Original que passa para os filhos.....
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2005, 14:46:12 »
pra manter o rebanho unido, batismo nunca foi para as crianças...
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

O Pensador

• Visitante
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2005, 22:20:05 »
O batismo só faz sentido em pessoas maduras que já tem o senso de responsabilidade.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2005, 23:05:30 »
Nem assim faz sentido.

E pra isso a igreja católica inventou a crisma.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2005, 23:18:48 »
Pensei que todos os cristãos batizassem para tirar o pecado original. Qual o significado do batismo nas outras denominações cristãs?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2005, 07:37:36 »
As Test. Jeová é para sinal de "dedicação a Jeová"
Na maioria das Evangélicas é como sinal de fé e de arrependimento.
Algumas Evangelicas como aceitação da morte de Cristo;
Na Igreja Catolica é para tirar o pecado original, por isso que ao contrário das anteriores batiza bebês.

As anteriores até que seja justificadas, mas a católica não justifica, pois os pais ao serem batizados perderam o pecado original e não o podem passar aos filhos.......  :twisted:  :twisted:  :twisted:  :bebum:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2005, 12:28:43 »
3. O que é o batismo

Quando Cristo enviou a seus Apóstolos por todo o mundo, disse-lhes: “Ide, pois,e fazei
discípulos a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28,19). “O que crer e for batizado, será salvo; mas o que não crer, será condenado” (Marcos 16,16).
O batismo é o sacramento instituído por Jesus Cristo, que nos faz seus discípulos e nos regenera para a vida da graça, mediante a ablução com água natural e a invocação das três Pessoas divinas. O batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no espírito e a porta que abre o acesso aos outros sacramentos.
A matéria deste sacramento é a ablução com água natural, e a forma são as palavras: “Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

4. Os efeitos do batismo

a) Apaga o pecado original. O batismo perdoa e destrói o pecado original com o qual nascemos todos; quando aquele que é batizado é adulto, apaga também todos os pecados pessoais assim como a pena por eles devida, de tal maneira que se o recém batizado morresse, iria diretamente para o céu.
b) Infunde a graça santificante. Pelo sacramento do batismo Deus infunde na alma a graça santificante –que é uma participação na natureza divina- , junto com as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Com estes dons a alma faz-se dócil e pronta aos impulsos do Espírito Santo. Pela graça, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estabelecem sua morada na alma, que é templo do Espírito Santo.
c) Confere caráter sacramental. O outro efeito do batismo é o caráter, ou seja, certo sinal espiritual e indelével, que explica o fato de que este sacramento só possa ser recebido uma vez. O caráter batismal configura a Cristo, dá uma participação em seu sacerdócio, capacita para continuar no mundo sua missão como fiéis discípulos seus, e nos distingue dos infiéis.
d) Incorpora a Jesus Cristo. Tanto a graça como o caráter são efeitos sobrenaturais do batismo, que nos unem a Cristo como se unem os membros do corpo com a cabeça. Cristo é nossa Cabeça e o caráter nos vincula a Ele para sempre, enquanto que a graça nos faz membros vivos.
e) Incorpora à Igreja. Pelo batismo nos convertemos em membros da Igreja, com direito a participar na Sagrada Eucaristia e a receber os demais sacramentos; sem ser batizado não se pode receber nenhum outro sacramento. A Igreja é o Corpo Místico de Cristo, e o batismo nos incorpora a Cristo, que é a Cabeça, e a seu Corpo, que é a Igreja.

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2005, 12:39:44 »
Citação de: Cristão
3. O que é o batismo

Quando Cristo enviou a seus Apóstolos por todo o mundo, disse-lhes: “Ide, pois,e fazei
discípulos a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28,19). “O que crer e for batizado, será salvo; mas o que não crer, será condenado” (Marcos 16,16).
O batismo é o sacramento instituído por Jesus Cristo, que nos faz seus discípulos e nos regenera para a vida da graça, mediante a ablução com água natural e a invocação das três Pessoas divinas. O batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no espírito e a porta que abre o acesso aos outros sacramentos.
A matéria deste sacramento é a ablução com água natural, e a forma são as palavras: “Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

4. Os efeitos do batismo

Sei, a agua tira pecado? Deve ser por isto que ela fica suja.....  

a) Apaga o pecado original. O batismo perdoa e destrói o pecado original com o qual nascemos todos; quando aquele que é batizado é adulto, apaga também todos os pecados pessoais assim como a pena por eles devida, de tal maneira que se o recém batizado morresse, iria diretamente para o céu.

Então os filhos de pais batizados não podem herdar o pecado original, visto os pais terem se livrado dele, certo? Pra que se batizar os filhos,netos, ou descendentes de quem foi batizado se o ancestral que se batizou ficou livre do pecado original ao se batizar?

b) Infunde a graça santificante. Pelo sacramento do batismo Deus infunde na alma a graça santificante –que é uma participação na natureza divina- , junto com as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Com estes dons a alma faz-se dócil e pronta aos impulsos do Espírito Santo. Pela graça, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estabelecem sua morada na alma, que é templo do Espírito Santo.
c) Confere caráter sacramental. O outro efeito do batismo é o caráter, ou seja, certo sinal espiritual e indelével, que explica o fato de que este sacramento só possa ser recebido uma vez. O caráter batismal configura a Cristo, dá uma participação em seu sacerdócio, capacita para continuar no mundo sua missão como fiéis discípulos seus, e nos distingue dos infiéis.
d) Incorpora a Jesus Cristo. Tanto a graça como o caráter são efeitos sobrenaturais do batismo, que nos unem a Cristo como se unem os membros do corpo com a cabeça. Cristo é nossa Cabeça e o caráter nos vincula a Ele para sempre, enquanto que a graça nos faz membros vivos.
e) Incorpora à Igreja. Pelo batismo nos convertemos em membros da Igreja, com direito a participar na Sagrada Eucaristia e a receber os demais sacramentos; sem ser batizado não se pode receber nenhum outro sacramento. A Igreja é o Corpo Místico de Cristo, e o batismo nos incorpora a Cristo, que é a Cabeça, e a seu Corpo, que é a Igreja.

Este discurso seu tá muito pra lá de esotérico, tá parecendo o padre Quemedo!

:wink:

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2005, 12:51:25 »
Sei, a agua tira pecado? Deve ser por isto que ela fica suja.....

e aí meu pastor, tudo bem com você....

a água não tira pecado quem tira e Jesus e se ele mandou fazer assim, assim será ser feito....
a água deve ter uma representação Espiritual, sei la....

Então os filhos de pais batizados não podem herdar o pecado original, visto os pais terem se livrado dele, certo? Pra que se batizar os filhos,netos, ou descendentes de quem foi batizado se o ancestral que se batizou ficou livre do pecado original ao se batizar?

Não pastor, a salvação e individual.....

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2005, 12:56:01 »
Tudo, e aí sodré, tudo bem com vc também?

Mas se os pais se livraram do pecado original, o filho não herda, correto? O ponto do batismo católico para tirar o pecado original é que não cola.....

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
Re: Re.: O Pecado Original que passa para os filhos.....
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2005, 13:03:49 »
Citação de: expastorx
Tudo, e aí sodré, tudo bem com você também?

Mas se os pais se livraram do pecado original, o filho não herda, correto? O ponto do batismo católico para tirar o pecado original é que não cola.....

você erro eu não sou o sodré, comigo só benção....
sobre esse assunto dos filhos erdarem vou precurar me informar melhor, valeu....
mas aí, vc ja fez quantos batismos na época que vocês era pastor?
você se batizou com quantos anos? :)  :)

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2005, 13:44:12 »

sobre esse assunto dos filhos erdarem vou precurar me informar melhor, valeu....
mas aí, você já fez quantos batismos na época que vocês era pastor?

não vamos falar do tempo em que eu acreditava em mitologia, outra hora eu falo, esse assunto é chato demais.....       :o

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2005, 04:03:12 »
o batismo dos crentes faz mais sentido, já que eles o fazem conscientes do que estão fazendo...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2005, 10:27:37 »

mas aí, você já fez quantos batismos na época que vocês era pastor?

não vamos falar do tempo em que eu acreditava em mitologia, outra hora eu falo, esse assunto é chato demais.....       :o

huahauhauhauhauhuahauhuahuahua.....

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2005, 10:43:16 »
Citação de: bruno
o batismo dos crentes faz mais sentido, já que eles o fazem conscientes do que estão fazendo...

Para mim, nenhum dos dois faz sentido...

Mas levando em conta a crença de cada um deles, acho que o batismo católico faz tanto sentido quanto o crente.

O batismo católico visa tirar o pecado original, então faz sentido batizar crianças, visto que esperar até a fase adulta é se expor ao risco de morrer em pecado (e aí, se não me engano, as almas vão para o "limbo", seja lá o que isto signifique).

Já o batismo do crente, pelo que entendi do que o expastorx falou, visa um compromisso de aceitação de Jesus. Então nesse caso não teria sentido batizar crianças, visto exigir uma decisão "consciente".

Portanto, teologicamente, as duas formas são coerentes com as respectivas crenças.

Agora, se a teologia em si é algo coerente, é outra história...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Julho de 2005, 14:50:58 »
É, no fim é tudo a mesma coisa... o cara batiza mas fica o resto da vida esquentando a cabeça pra não pecar.
"O cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro"-Anônimo
"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta"-Lula

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!