Autor Tópico: Pesquisa mostra que 99% dos brasileiros tem preconceito contra homossexuais  (Lida 1856 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Pesquisa mostra que 99% dos brasileiros tem preconceito contra homossexuais
« Online: 12 de Fevereiro de 2009, 21:18:49 »

Pesquisa mostra que 99% dos brasileiros têm preconceito contra homossexuais

Publicada em 07/02/2009 às 20h42m

SÃO PAULO. Só 1% dos brasileiros maiores de 16 anos não têm preconceito contra homossexuais. Entre 26% e 29% - mais de um quarto da população- assumem não gostar de gays, lésbicas, travestis ou transexuais. Os demais até disfarçam, mas 99% caíram na malha fina de uma pesquisa nacional feita pelas fundações Perseu Abramo, ligada ao PT, e Rosa Luxemburgo, mostra reportagem de Soraya Aggege, publicada neste domingo pelo jornal 'O Globo'.

O governo federal usará o levantamento para planejar novas políticas, e alerta que já detectou um desdobramento sombrio de tanto preconceito: a intolerância. A cada três dias de 2008, foi pelo menos um crime de ódio por orientação sexual no país, segundo o programa federal Brasil Sem Homofobia. Dentro de instituições públicas, principalmente nas polícias, a intolerância tem sido detectada. Além da violência física, o preconceito tem criado barreiras na educação e na saúde públicas.

- O que mais chama a atenção na pesquisa é a quantidade de brasileiros que admitiu preconceito contra homossexuais. Em duas pesquisas anteriores, 4% admitiram ter preconceito contra negros (2003) e também 4% contra idosos (2006) - disse o professor de sociologia da USP Gustavo Venturi, coordenador das três pesquisas.

A pesquisa sobre homofobia, que ouviu 2.014 brasileiros em 150 cidades, fez um retrato do preconceito em três dimensões: o assumido, o disfarçado e o "dos outros". Entre os preconceituosos assumidos, 16% admitiram ter forte preconceito, ao ponto de considerarem os homossexuais como "doentes", "safados" ou "sem caráter".
Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/02/07/pesquisa-mostra-que-99-dos-brasileiros-tem-preconceito-contra-homossexuais-754312558.asp

:|

E onde ficam aqueles 32% que disseram que votariam num homossexual para Presidente da República?

Você votaria num homossexual para presidente: 32% disseram sim; 32% disseram depende da pessoa; e 34% disseram não.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Pesquisa mostra que 99% dos brasileiros tem preconceito contra homossexuais
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 21:25:25 »
E onde ficam aqueles 32% que disseram que votariam num homossexual para Presidente da República?

Você votaria num homossexual para presidente: 32% disseram sim; 32% disseram depende da pessoa; e 34% disseram não.

Não foi nos EUA essa pesquisa?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 21:27:48 »

Essa pesquisa foi realizada pela Veja, Uili. Ano passado, ao que parece. A que você se refere deve ser a que foi realizada nos EUA e inclusive foi mencionada no site da atea.org.

Fonte: http://ricardobraida.wordpress.com/2008/01/10/60-dos-brasileiros-nao-votariam-num-candidato-ateu/

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 22:31:36 »
É que na pesquisa, tiveram que escolher entre homossexuais, traficantes ou ateus... :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 22:40:13 »
Novidade...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 23:23:48 »
Perai... a pesquisa foi genérica demais.

Eu não quero, sob hipótese nenhuma, ter um relacionamento sexual com um homossexual.

Mas não teria nenhuma espécie de problema em conviver diariamente com um homossexual em um ambiente de trabalho... nem mesmo em ter uma relação de amizade, de convida-lo e vir na minha casa e curtir uma churrascada de domingo com a família.

Até que ponto serei "preconceituoso"?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 23:27:52 »
Só 1% dos brasileiros maiores de 16 anos não têm preconceito contra homossexuais.

Será que eles descontaram os próprios homossexuais? Qual deve ser a porcentagem de gays na população? Se bem que pode não ser tão fácil quantificar, a escala kinsey, por exemplo, leva em conta diversos graus de sexualidade...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 23:29:07 »

Acho a porcentagem alta demais... 99% da população?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 23:30:56 »

Acho a porcentagem alta demais... 99% da população?

Por isso que eu estava perguntando sobre os gays... Já ouvi dizer que os gays eram uns 6% da população, se isso for verdade o preconceito não devia estar abaixo de 94%? A não ser que a pesquisa já tenha excluído os gays, mas eles falaram 99% da população, e não 99% dos heteros...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 23:48:05 »
Isto virou "pesquisa" de revista Capricho... ridícula... na boa.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 23:53:57 »
Se levarmos em conta o que dizem os militantes gays, o percentual de homossexuais numa população é cerca de 10%, segundo o relatório Kinsley. Outras pesquisas, no entanto, colocam esse percentual abaixo de dez por cento, algo entre 3% e 5%.

Já as pesquisas patrocinadas por entidades religiosas trazem um número inexpressivo de homossexuais numa população, lembrando que estes podem mudar sua condição se assim o desejarem, ou seja, as pessoas "estão" homossexuais, não "são" homossexuais. Claro que aí o peso do preconceito religioso influencia muito na condução de tal pesquisa.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 13:04:35 »
[preconceito]

Não tenha nada contra homossexual, só contra viado.

[/preconceito]

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 13:35:58 »
[preconceito]

[/preconceito]

Meu filho é homossexual, mas o do vizinho é viado.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 13:49:32 »
[preconceito]

[/preconceito]

Meu filho é homossexual, mas o do vizinho é viado.........

:histeria:

Esse é o espírito da coisa :P

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 13:55:51 »
Eu não tenho preconceito contra homossexuais. Pena que são feitos de tolos o tempo todo. Pela grande maioria serem, digamos, independentes de um monte de tradições familiares (cuidar dos filhos, mulher, etc.), ou até, não levarem isto tanto a sério (afinal, todos tens suas obrigações), acabam sendo visados no comércio como indivíduos muito lucrativos. Normalmente ganham bem, viajam bastante, etc. E não percebem que um monte de gente preconceituosa faturam bem por conta deles. Em passeatas do orgulho gay por exemplo, o comércio sorri de orelha a orelha (o preconceito, às vezes, tem suas vantagens).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 14:05:58 »
Eu não tenho preconceito contra homossexuais. Pena que são feitos de tolos o tempo todo. Pela grande maioria serem, digamos, independentes de um monte de tradições familiares (cuidar dos filhos, mulher, etc.), ou até, não levarem isto tanto a sério (afinal, todos tens suas obrigações), acabam sendo visados no comércio como indivíduos muito lucrativos. Normalmente ganham bem, viajam bastante, etc. E não percebem que um monte de gente preconceituosa faturam bem por conta deles. Em passeatas do orgulho gay por exemplo, o comércio sorri de orelha a orelha (o preconceito, às vezes, tem suas vantagens).

Ai eu acho normal, ninguém precisa gostar, só tem que respeitar, seja por motivos econômicos ou por força da lei.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 14:07:03 »
Ai eu acho normal, ninguém precisa gostar, só tem que respeitar, seja por motivos econômicos ou por força da lei.

2

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 14:18:12 »
Concordo. Mas creio que este não é o ponto. O fato de gostar ou não é pessoal. O ponto que quis chegar é pelo fato de muitos se aproveitarem da boa situação financeira dos homossexuais para faturar. Francamente falando, seria muito lucrativo ter, por exemplo, uma agência de viagens que incentivasse pacotes para casais gays... Faturaria bastante. E isso não é ser favor do homossexualismo, mas se aproveitar de um nicho de mercado que cada vez cresce mais. Por isso disse que na maioria das vezes, são feitos de tolos. Agora, quando eu disse que eu, particularmente, não tenho nada contra, é uma opinião pessoal, todos podem discordar.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 14:28:14 »

Não acho que seja tolice, Mr. Aliás, penso que os homossexuais consideram um grande avanço a existência de produtos direcionados ao seu grupo, uma vez que eram marginalizados e esquecidos há bem pouco tempo atrás. Assim como as mulheres ganharam importância para o mercado, os homossexuais estão recebendo o mesmo tipo de atenção - para o mercado, pessoas são consideradas como potenciais consumidores e cabe à ele se adequar às novas tendências e grupos que surgem.  :ok:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 14:29:13 »

2

3

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 14:40:10 »

4 - quase quatro ...

Acho que respeitar  devemos respeitar a todos, mas julgar por como as pessoas se portam na vida particular, quando esse comportamento é completamente legal, me parece mais mesquinho que o devido e suportável.

Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 14:43:57 »
Perai... a pesquisa foi genérica demais.

Eu não quero, sob hipótese nenhuma, ter um relacionamento sexual com um homossexual.

Mas não teria nenhuma espécie de problema em conviver diariamente com um homossexual em um ambiente de trabalho... nem mesmo em ter uma relação de amizade, de convida-lo e vir na minha casa e curtir uma churrascada de domingo com a família.

Até que ponto serei "preconceituoso"?
Vc definitivamente não está sendo.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 14:47:54 »

Não acho que seja tolice, Mr. Aliás, penso que os homossexuais consideram um grande avanço a existência de produtos direcionados ao seu grupo, uma vez que eram marginalizados e esquecidos há bem pouco tempo atrás. Assim como as mulheres ganharam importância para o mercado, os homossexuais estão recebendo o mesmo tipo de atenção - para o mercado, pessoas são consideradas como potenciais consumidores e cabe à ele se adequar às novas tendências e grupos que surgem.  :ok:

Corcondo, mas teremos então 99% do mercado preconceituoso preocupado com os potenciais consumidores, se a adaptando às novas tendências e grupos que surgem?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 14:51:16 »
4 - quase quatro ...

Acho que respeitar  devemos respeitar a todos, mas julgar por como as pessoas se portam na vida particular, quando esse comportamento é completamente legal, me parece mais mesquinho que o devido e suportável.

Se a pessoa guardar seus pensamentos preconceituosos para si e não prejudicar ninguém por isso, não vejo nenhum problema. Pelo contrário, seu esforço deve até ser admirado: uma pessoa que naturalmente não tem preconceitos não tem mérito nenhum em não demonstrar preconceitos, a pessoa que luta contra seus demônios internos, por outro lado, tem grande valor moral.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 15:17:20 »
Corcondo, mas teremos então 99% do mercado preconceituoso preocupado com os potenciais consumidores, se a adaptando às novas tendências e grupos que surgem?

O fato de existir um mercado para esses consumidores já demonstra que o preconceito não abrange 99% da população. Aliás, postei a notícia porque achei os números exagerados demais, diga-se de passagem.

Se a pessoa guardar seus pensamentos preconceituosos para si e não prejudicar ninguém por isso, não vejo nenhum problema. Pelo contrário, seu esforço deve até ser admirado: uma pessoa que naturalmente não tem preconceitos não tem mérito nenhum em não demonstrar preconceitos, a pessoa que luta contra seus demônios internos, por outro lado, tem grande valor moral.

2

No entanto, não sei se existe alguém que seja totalmente desprovido de preconceitos...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!