Autor Tópico: Terra pode estar abrigando vida 'alienígena', diz cientista  (Lida 689 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Terra pode estar abrigando vida 'alienígena', diz cientista
« Online: 17 de Fevereiro de 2009, 08:58:08 »
Terra pode estar abrigando vida 'alienígena', diz cientista

A Terra pode estar abrigando várias formas de vida alienígenas, completamente dissociadas dos seres vivos já conhecidos, segundo um cientista da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Em uma apresentação durante a conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em Chicago, o físico Paul Davies disse ainda que essas "vidas paralelas" podem estar escondidas em locais inóspitos, como desertos, lagos de sal, fontes hidrotermais e áreas com altas temperaturas e radiação solar.

Davies afirmou ainda que várias desses "seres estranhos" podem estar vivendo entre nós, em formas que ainda não são conhecidas.

Eles fez um apelo para que a comunidade científica lance uma "missão à Terra" para vasculhar ambientes tidos como hostis em busca de sinais de bioatividade.

"Não precisamos viajar a outros planetas para encontrar formas de vida estranhas. Elas podem estar bem aqui debaixo de nossos narizes", disse.

"É perfeitamente razoável a idéia de uma biosfera paralela aqui na Terra", defendeu. "Mas nunca ninguém se importou em procurar por ela. Eu pergunto: 'Por quê?'.

Não é caro - seria um custo bem menor do que se gasta procurando por extraterrestres."

Davies foi um dos palestrantes de um simpósio que explorou a possibilidade de que a vida se desenvolveu na Terra mais de uma vez.

Segundo os cientistas, os descendentes desta "segunda gênese" podem ter sobrevivido até hoje, em uma "biosfera paralela" que está além da percepção humana porque seus habitantes têm uma bioquímica muito diferente da nossa.

"Todos os nossos microscópios estão desenvolvidos para estudar a vida que nós conhecemos - então não é uma surpresa que não tenhamos encontrados micróbios com uma bioquímica diferente", afirmou Davies.

"Ainda não sabemos muito bem a aparência dessas formas de vida estranhas. É algo tão amplo como a própria imaginação, e é por isso que é tão difícil procurar por elas", disse.

Segundo o cientista, a base desses organismos poderia ser o DNA e o RNA, mas com um código genético distinto ou com diferentes aminoácidos. Ou ainda, essas criaturas poderiam apresentar diferenças mais acentuadas.

"Talvez um dos elementos usados pela vida - carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e fósforo - pode ter sido substituído por outros", explicou Davies. "Um dos exemplos é o arsênico, que é venenoso para o homem mas têm propriedades que dariam condições ideais ao desenvolvimento de micróbios."

Outro pesquisador, Steven Benner, da Universidade da Flórida, disse que antes de procurar por esses seres, é preciso provar que é possível criar novas moléculas capazes de sobreviver e evoluir.

Sua equipe desenvolveu um sistema químico sintético que precisa ser alimentado externamente, mas que é capaz de evoluir e se adaptar em uma geração seguinte.

"Nosso próximo passo será aplicar um processo de seleção natural", afirmou Benner.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3579790-EI238,00.html
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: Terra pode estar abrigando vida 'alienígena', diz cientista
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 09:57:54 »
 :hein:

Bem... É uma teoria...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 10:31:47 »
Seria bem interessante vasculhar a Terra em procura de outros tipos de vida. Mas não as considero alienígenas. Talvez o apelo do cientista esteja em conseguir patrocínio, o que é bem compreensível.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:34:09 »
MIB... ::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline X

• Nível 15
  • *
  • "I'm stripped of all but pride"
    • Recando Das Letras - Cynthia Cantidio
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:13:11 »
Também achei uma matéria cheia de contrapontos. Sendo assim, não vale bem à pena matutar quanto a isso... creio!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:07:41 »
Acho improvável, mas não impossível, que encontrem na Terra seres de fora da Biota¹. Meu palpite é que, a partir da origem desta, a espécie fundadora da Biota esgotou os recursos que poderiam dar origem à Segunda Vida².

Sem dúvida, pode-se alegar que o recurso esgotado foi algum essencial à Biota mas não à Segunda Vida, mas acho mais plausível ver p.ex. o uso de arsênico no lugar de fósforo vir de uma adaptação de algum ser da Biota por seleção natural que como origem independente.

Pessoalmente, se eu fosse procurar, eu iria me focar em produção de aminoácidos destros e/ou código genético diferente. Mas acho que essas pesquisas não vão revelar mais "famílias", só mais primos da nossa própria.

Definições que usei:
1 - "Biota" é todo e qualquer ser que apresente ancestralidade comum com os seres humanos. Isso inclui outros eucariotas (plantas, cogumelos, ratos, amebas), árqueas, bactérias e possivelmente vírus.

2 - Segunda Vida seriam hipotéticos seres vivos da Terra que não apresentam ancestralidade comum com os da Biota. Não vou usar o termo "alien" por levar a confusão.
Latebra optima insania est.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:20:37 »
é provável que se encontrem apenas variações do mesmo. Mas a possibilidade de estudo vai engrandecer a própria questão do que é vida, e isto ajudará na procura por vida realmente alienígena.

E também pode propiciar aquilo que eu desejaria... a implantação de vida terrestre em Marte, de forma a propagar o DNA terrestre naquele planeta e tentar uma terraformação.

Sonhar é sempre possível.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 23:22:56 »
é provável que se encontrem apenas variações do mesmo. Mas a possibilidade de estudo vai engrandecer a própria questão do que é vida, e isto ajudará na procura por vida realmente alienígena.

E também pode propiciar aquilo que eu desejaria... a implantação de vida terrestre em Marte, de forma a propagar o DNA terrestre naquele planeta e tentar uma terraformação.

Sonhar é sempre possível.
É, algo do tipo que eu pensei... parecido com o projeto SETI: a busca continua, até agora nem sinal, mas no meio do caminho desenvolveu-se tanta tecnologia e descobriu-se tanta ciência que já valeu cada um dos seus centavos.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!