Autor Tópico: Solução  (Lida 1305 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Solução
« Online: 18 de Fevereiro de 2009, 17:00:32 »
       Uma pessoa me passou uma situação hipotética, e disse que o problema tem solução. Eu duvido que tenha, mas quem sabe algum de vocês conheça o problema e a solução. É o seguinte:
       Imagine um reality show, com três participantes. O prêmio é de um milhão de reais. Funciona assim: Cada participante fica no seu próprio quarto, trancado, sem qualquer contato com os outros dois e com qualquer outra pessoa, completamente isolado do mundo. Ganha o último a sair, ou seja, ganha o que aguentar mais tempo trancado num quarto (eles tem direito a tudo que precisarem, comida, agua, banheiro, remédio, etc.). Mas, eles não sabem de nada, nem se os outros dois desistiram, nem se continuam na disputa. Se ele for o último a continuar, ninguém avisa, ele que tem que decidir a hora de sair. Aí surge a dúvida, ''eu já estou aqui a muito tempo, mas será que já deu tempo de os outros desistirem? E se eu sair e eles ainda estiverem lá? eu perco o prêmio''. Meu amigo que me passou essa situação disse que tem solução, será?

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Re: Solução
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 21:20:52 »
Interessante  isso...é na verdade uma disputa de você com você mesmo.É voce fazer algo, não porque os outros fizeram  alguma coisa, tomaram alguma atitude, mas  se fazer o que julgar melhor...Já que se poderia  ter o que se pedisse...aproveitaria e escreveria um livro, assim , tipo aqueles tijolos.... :D Mas pra valer mesmo, puxa!Aguentar mais de 3 meses em solidão é sinistro, já basta aquela solidão que nos acompanha internamente , mesmo que estejamos cercados de várias pessoas...ainda ter que ficar completamente só, é dose...nem por um milhão viu, não por mais de 3 meses.
Quanto a solução...o problema proposto já esclarece bem: quem ficar por último vai ganhar o prêmio, resta saber quem se aventuraria.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 00:17:56 »
O problema não é só suportar um período máximo de confinamento, mas estimar com certo grau de certeza a melhor hora de abandonar o jogo. Aparentemente parece impossível, pois não temos informações dos outros participantes mas o problema permite uma abordagem matemática simples, como vou explicar abaixo.

Primeiro, uma noção de estatística, conforme publicado no Nature de 27/5/93 sob o título “Implications of the Copernican Principle for Our Future Prospects”.

Se você observa algo  em um momento aleatório, há uma chance de 50% de você o capturar nos dois quartos centrais do seu período de observabilidade (Argumento Copernicano de 50%). (fig.1)

Num dos extremos (fig.2), o futuro é 3 vezes mais longo que o passado, ao passo que, no outro extremo (fig.3), o futuro tem um terço da duração do passado. Existe uma chance de 50% de você estar confinado entre esses dois extremos e de a duração do futuro ser de um terço a 3 vezes o passado.

Muitas vezes os cientistas adotam o critério de fazer previsões somente quando têm uma chance de pelo menos 95% de estarem corretos. Fazendo as devidas adaptações, a figura acima se transforma na figura abaixo.

Agora estamos trabalhando com uma confiabilidade de 95%, isto é 95% de chance de você o capturar nos 95% centrais de seu período de observabilidade (fig. 4). Num dos extremos do diagrama (fig. 5) o futuro é 39 vezes mais longo que o passado, ao passo que, no outro extremo (fig. 6) o futuro tem 1/39 da duração do passado. Existe uma chance de 95% de você estar situado entre esses dois extremos e de a duração do futuro ser de 1/39 a 39 vezes o passado.

Agora suponha que após X dias de confinamento, o participante deseja estimar com 95% de certeza da situação dos outros dois participantes, considerando que os 3 permanecem confinados nesses X dias. Como vimos, a duração do futuro se situa entre X/39 e 39X com 95% de confiabilidade. Se isso vale para os concorrentes, uma estratégia vencedora seria tentar permanecer confinado por no mínimo 39X dias.

No artigo do Nature, o físico J. Richard Gott utiliza esse argumento para estimar o futuro da espécie humana que partindo do princípio que o homo sapiens existe há 200.000 anos, existe uma probabilidade com 95% de confiabilidade que poderá durar no mínimo 5.100 anos e no máximo 7,8 milhões de anos (1/39 e 39 vezes 200.000 anos respectivamente. O artigo causou certo incomodo entre os matemáticos pela abordagem simplista, apesar de estar totalmente correto.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2009, 00:43:19 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 01:15:02 »
Põe uma Internet banda larga que será divertido!!

Um milhão vale 1 ano de confinamento, né? Mais de 80.000 de salário mensal.
Mas eu gostaria de saber o que aconteceu antes no programa, quanto mais ou menos a maioria resistiu em testes passados, etc, se existir.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 07:19:24 »
Supondo que um participante não saiba da desistência do outro;
Supondo que o participante quer ganhar o tal milhão de reais.
Supondo que todos os participantes são racionais.
E supondo que o participante não lucre nada se outro participante ganhar.

Um participante pensa "outras pessoas vão durar X dias", mas considera que os outros participantes também vão pensar isso, então estende esse X para X+alguma coisa. E considera que os outros terão a mesma idéia, então o tempo de cada participante vai se estendendo.

O limite médio, no caso, será... quanto tempo uma pessoa pode viver confinada sozinha, sem isso se tornar insuportável?
Latebra optima insania est.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 22:56:37 »
O limite médio, no caso, será... quanto tempo uma pessoa pode viver confinada sozinha, sem isso se tornar insuportável?
Precisamente.

Nos Mythbusters testaram a síndrome do confinamento. Puseram os dois membros principais da equipe (Jaime e Adam) em duas cabanas, sem revelar o tempo que ficariam. Um deles, Adam, começou a ficar meio louco, tentando encontrar objetos para brincar. O outro, Jaime, planejou o que fazer, primeiro se exercitar, depois escrever uma nova constituição para o país (pois ele viu cartazes que clamavam eles para a presidência) e esse resistiu relativamente bem, apesar de comportamentos exóticos. Ao que lembro durou 1 ou 2 semanas.

Mas ainda mantenho minha dúvida: tem Internet?

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 11:56:43 »
Se tiver internet o jogo não seria leal, internet é um meio de comunicação com seres externos, penso que para que exista realmente a situação hipotética a internet tem que estar fora de questão.
::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!