Autor Tópico: Cérebro humano está no padrão dos primatas, diz estudo  (Lida 1147 vezes)

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
Cérebro humano está no padrão dos primatas, diz estudo
« Online: 19 de Fevereiro de 2009, 12:28:19 »
Cérebro humano está no padrão dos primatas, diz estudo

Segundo um estudo que está prestes a ser publicado por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a anatomia do cérebro humano obedece fielmente à uma regra de escala dos cérebros de primatas, não só em tamanho, mas também no número de neurônios - que é bem menor do que se imaginava. “Não há nada fora do comum nos nossos cérebros”, diz o pesquisador Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, que foi um dos responsáveis pelo estudo. “Nesse aspecto, o ser humano é um primata como outro qualquer.”

A base do trabalho é uma contagem inédita de neurônios no cérebro humano. O número tradicionalmente citado na literatura é de 100 bilhões. Lent até usou isso como título de seu livro - Cem Bilhões de Neurônios, Conceitos Fundamentais da Neurociência, de 2001 -, mas depois descobriu que nunca havia sido feita uma contagem precisa. Resolveu, então, fazer uma, com a ajuda da colega Suzana Herculano-Houzel. A parceria deu origem a uma série de pesquisas publicadas nos últimos anos sobre os cérebros de roedores e primatas.

Outra surpresa foi o número de células gliais, um tipo de célula que dá suporte aos neurônios e pode estar envolvida também no processamento de informações. Os cientistas encontraram uma proporção de praticamente um para um. A pesquisa foi feita com quatro cérebros doados pelo Banco de Cérebros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os resultados do estudo, que foi tese de mestrado do aluno Frederico Azevedo, serão publicados na revista The Journal of Comparative Neurology. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Agência Estado
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/brasil/227904.html
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Cérebro humano está no padrão dos primatas, diz estudo
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 16:57:11 »
Muita gente nao vai gostar desta noticia   ::)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 18:50:49 »
Vou postar na comunidade evo x cria.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 03:43:21 »
Eu posso até explicar a diferença na inteligência dos primatas em geral em relação aos outros mamíferos como resultado de cérebros proporcionalmente maiores...

Mas, e agora? Como explicar a diferença entre o nosso cérebro e o de outros primatas? Quero dizer:
No que nosso cérebro é diferente do de animais sem alma, mesmo com esses pseudocientistas falando que é igual?
Acho que vou orar pra Jesus me responder ::)

Ok, falando sério agora. No caso, acho que o interessante não seria analisar o número de neurônios per si, mas também a forma como eles se organizam.

Alguém com conhecimento maior de neurologia pode me ajudar?

EDIT, 7h00: por isso eu digo. Primata é família, o resto é comida ou praga.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2009, 07:03:26 por Khamai Lykos »
Latebra optima insania est.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 03:51:22 »
Vou postar na comunidade evo x cria.

Tradução: quero me incomodar!! :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 11:31:53 »
Segundo diversos estudos da neurociência o que é mais relevante é o tamanho da rede neural(o número de suas conexões) do que necessariamente o número de neurônios, tanto que mesmo pessoas com perda neuronal importante conseguem desempenhar atividades de maneira extremamente adequada, essas conexões irão moldar por fim a anatomia do cérebro com áreas maiores ou menores, no caso humano um grande lobo frontal por exemplo.

Enquanto que transtornos mentais como a depressão geram perda neuronal e principalmente da capacidade de conexão desses neurônios.
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2009, 02:02:05 »
de 2002:

Humans and great apes share a large frontal cortex.
Semendeferi K, Lu A, Schenker N, Damasio H.

Department of Anthropology, University of California at San Diego, La Jolla, California 92093, USA. ksemende@ucsd.edu

Some of the outstanding cognitive capabilities of humans are commonly attributed to a disproportionate enlargement of the human frontal lobe during evolution. This claim is based primarily on comparisons between the brains of humans and of other primates, to the exclusion of most great apes. We compared the relative size of the frontal cortices in living specimens of several primate species, including all extant hominoids, using magnetic resonance imaging. Human frontal cortices were not disproportionately large in comparison to those of the great apes. We suggest that the special cognitive abilities attributed to a frontal advantage may be due to differences in individual cortical areas and to a richer interconnectivity, none of which required an increase in the overall relative size of the frontal lobe during hominid evolution.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11850633

Atheist

• Visitante
« Resposta #7 Online: 12 de Abril de 2009, 22:56:03 »
Por outro lado, o padrão de expressão gênica durante o desenvolvimento do cérebro humano é diferente dos demais primatas, como sugere uma pesquisa publicada na revista PNAS desta semana, que aponta padrão neotênico para o desenvolvimento do cérebro humano, no nível gênico:

Transcriptional neoteny in the human brain

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!