Autor Tópico: Avante à desconversão  (Lida 3417 vezes)

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
Avante à desconversão
« Online: 20 de Fevereiro de 2009, 13:31:35 »
Porque eles não são apenas cristãos -- são uma sociedade. Fácil, perceber que os direitos de um religioso (por mais mastigado que seja), não são tão menosprezados que os direitos dos livres-pensadores. O que temos? Temos o movimento iluminista. Os grandes pensadores da época questionaram a religiosidade, e podemos aperfeiçoar o ateísmo com base  nesse movimento. Se somos a última minoria, não é a toa que estamos lutando pelos nossos direitos, que ser o que somos não é nenhum crime. Criminoso é aquele que nos discrimina. Se julgamos o ateísmo o creme de la creme -- o que é, porque existem várias informações que o ateísmo venho caminhando desde os intelectuais da época, os filósofos, etc, então vamos nos associar a Associação mais próxima, que represente cada um, avante os nossos direitos.

Johnny

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Avante à desconversão
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 14:20:31 »
Pode parecer incrível, mas não sinto tanto esta discriminação pelo fato de ser ateu... talvez até por uma postura pessoal minha, de não envolver questões religiosas em assuntos com as pessoas que trato (seja profissionalmente ou seja intimamente). Sei que existem pessoas que discriminam ateus e possuem posturas preconceituosas... mas ocorre que na maioria dos casos a discriminação e o preconceito destas pessoas não se estendem só aos ateus e sim a muitas outras facetas da sociedade, algumas delas até mais trágicas. Este tipo de pessoa eu excluo do meu convívio pessoal, não pelo simples fato de serem preconceituosos contra os ateus, mas por serem preconceituosos com outras questões até mais prementes e relevantes que isto... não me interessa a amizade deste tipo de pessoa.

Tão pouco me interessa desconverte-lo... suas crenças não me perturbam... apenas a sua intolerância contra aqueles que são diferentes. Não é a crença e sim a intolerância (em um sentido mais amplo possível) que deve ser desestimulada.   :wink: :ok:   

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 14:57:47 »

Felizmente, nunca fui vítima de preconceito por ser atéia, mesmo já tendo ouvido piadinhas nonsense a respeito disso. Como vieram de pessoas religiosas e eu costumo levar em consideração a postura da pessoa a invés das crenças que ela professa, restaram tão vazias quanto suas tentativas em me mostrar a 'verdade' que conheciam.

Acho a religiosidade um retrocesso embora aceite que muitos precisam de muletas para encarar o mundo todos os dias. Não é o meu caso: minha descrença é natural, não se impõe aos outros e nem sente necessidade de ser mostrada. Aliás, religião é algo pessoal demais para que eu vá pensar em impor a quem quer que seja - e é uma pena que religiosos pensem exatamente o contrário. Partindo disso, não penso em desconverter ninguém nem impor minha descrença. Cada um tem suas necessidades e as preenche com aquilo que acha conveniente ou importante - é assim comigo, é assim com cada pessoa.

O que penso que deve ser buscado é o respeito à igualdade no tratamento de religiosos e não-religiosos. Não porque ateus sejam mais evoluídos e precisem de reconhecimento, mas pelo fato de estarmos num Estado laico em que vinculações à religião são evitadas a fim de que não exista discrimação em razão da crença de quem quer que seja. Concordo com o que foi dito mais acima: o que precisamos combater é a intolerância de qualquer tipo, inclusive de alguns ateus. :ok:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 15:21:53 »
Se julgamos o ateísmo o creme de la creme -- o que é, (...)

Mais um achando que seu modo de ver o mundo é superior aos dos demais?

então vamos nos associar a Associação mais próxima, que represente cada um, avante os nossos direitos.

Não, obrigado. Associações, sindicatos, partidos, religiões e semelhantes eu dispenso.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 22:28:21 »
Já eu nem a pau juvenal digo que sou ateu. Nunca me rendeu algo bom, pelo contrário.... Então digo que sou um "sem religião", mas que acredito "num ser superior". Isto cessa comentários idiotas.

Já na internet deixo claro meu ponto de vista.

Sobre o preconceito, como colocaram, levando-se em conta o judaísmo, base das três maiores religiões, então devemos combatê-lo..... Essa crença deixa claro que quem não crê nas suas convicções não é digna, ignorante e que irá sofrer eternamente. Isto por si só é digno de apenas desprezo...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 22:33:18 »
Já fui discriminado na escola, na internet e na universidade por ser ateu. Acho importante a gente mostrar que existe e combater o preconceito - mas não se combate a intolerância com mais intolerância, é preciso respeitar para exigir respeito.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 22:36:41 »
mas não se combate a intolerância com mais intolerância, é preciso respeitar para exigir respeito.
Sim.

Mas se levarmos em conta combater por causa do preconceito, então é como disse. Começa na crença, a intolerância. Mas concordo com vc, acho. 

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 23:00:10 »
Mas se levarmos em conta combater por causa do preconceito, então é como disse. Começa na crença, a intolerância. Mas concordo com vc, acho. 

Às vezes a crença realmente tem forte papel na intolerância sim, de fato. O preconceito dos evangélicos contra os homossexuais é um bom exemplo disso. Bom, acho que essas pessoas não podem ter suas opiniões mudadas... mas felizmente a maioria dos religiosos não é tão xiita assim, muitos tem preconceito contra ateus menos por razões teológicas e mais por falta de informação, acreditam que os ateus não têm valores morais, essas coisas.

Sabe, eu estava pensando em usar uma abordagem diferente com as pessoas na hora de me apresentar como ateu: estou pensando em fazer algum gracejo do tipo "sou ateu, mas sou de Jesus", ou coisa do tipo :P  Falando sério. Quem já leu Contato de Carl Sagan deve se lembrar da personagem principal, Ellie Arroway, que era agnóstica, mas também se considerava cristã, pois embora ela não reconhecesse a divindade de Jesus Cristo nem seus milagres ou toda a teologia cristã, ela valorizava a moral cristã e considerava Jesus um ser humano extremamente sábio e exemplar.

Eu acho esse posicionamento interessante, pois muitos ateus e agnósticos procuram subestimar o valor dos ensinamentos de Jesus. Claro, eu concordo que 1) a existência real de Jesus é controversa; 2) ninguém garante que os relatos sobre sua vida, contada nos evangelhos, sejam realmente fiéis à figura histórica - não me admiraria se sua história tivesse sido contada seletivamente para citar somente as partes mais nobres; 3) boa parte de sua filosofia não era completamente original, mas havia sido antecipada por outros pensadores na Grécia e no Oriente séculos antes; 4) claro que os milagres provavelmente são bobagem; masde qualquer forma, a essência da mensagem de Jesus é de amor ao próximo, de igualdade e de paz. Como alguém pode ser contra isso?

Nesse sentido, podemos ficar à vontade para dizer que somos sim "ateus de Jesus", pois acreditamos no amor ao próximo e respeitamos a regra de ouro ("Faça ao próximo o que gostaria que fizessem a você"). É verdade que em muitos sentidos a moral cristã é dogmática, arcaica e precária, a própria regra de ouro é claramente criticável e temos coisa muito melhor no humanismo, mas às pessoas religiosas, a moral cristã é a única que elas conhecem, e de qualquer forma o Humanismo deve muito ao Cristianismo (o filósofo ateu Luc Ferry, por exemplo, diz que o Humanismo é o Cristianismo secularizado, e olha que ele, apesar de ser humanista, não simpatiza muito com o Cristianismo...)

Dizer que respeitamos Jesus é interessante primeiro porque a pessoa vai ficar curiosa e interessada, mas de um jeito legal, mais aberto, mais receptivo... e segundo porque elas vão entender que temos valores morais, e mais que isso, valores morais familiares a elas e que elas compartilham e estimam. Também é um jeito de mostrar que respeitamos os cristãos e compartilhamos muita coisa com eles, enfim, acho que ao fazer essa concessão a Jesus damos um passo atrás (recuamos provisoriamente e estrategicamente na afirmação dos valores humanistas) para dar vários passos a frente (com o interlocutor mais aberto ao diálogo e com a guarda abaixada).

Só precisamos superar esse orgulho bobo, esse maniqueísmo de dizer que tudo no Cristianismo é ruim e tentar inventar razões para desvalorizar Jesus Cristo. Jesus pode ser um grande aliado para nós, gente :lol:  E, a propósito, não tenho dúvidas de que se ele voltasse mesmo à Terra, como os crentes querem, ele se identificaria bem mais com nossa ética humanista do que com a moral cristã, afinal, seu discurso de amor ao próximo não combina nem um pouco com homofobia, intolerância religiosa, obscurantismo...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 20:57:37 »

claro que os milagres provavelmente são bobagem; masde qualquer forma, a essência da mensagem de Jesus é de amor ao próximo, de igualdade e de paz. Como alguém pode ser contra isso? Nesse sentido, podemos ficar à vontade para dizer que somos sim "ateus de Jesus", pois acreditamos no amor ao próximo e respeitamos a regra de ouro ("Faça ao próximo o que gostaria que fizessem a você").

Meu caro, concordo a 100% :ok:  :!:  :ok:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 09:49:18 »
Por favor, vamos deixar as definições sobre religião pra outro tópico específico.

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 09:58:53 »
Spitfire
Johnny

Spitfire
Pode parecer incrível, mas não sinto tanto esta discriminação pelo fato de ser ateu.

É essa desunião que me levou a trazer o tema até vós.

talvez até por uma postura pessoal minha, de não envolver questões religiosas em assuntos com as pessoas que trato (seja profissionalmente ou seja intimamente).

Mas têm pessoas que são perseguidas por causa do seu ateísmo (vide Judaísmo, etc). É claro que essa religião está do outro lado e, com certeza, não vai interferir na revolução ateísta na sociedade brasileira. É só um político se declarar tal pra perder toda credibilidade, de intenção de votação. O que justifica eu a trazer até vocês este tema, etc.

Este tipo de pessoa eu excluo do meu convívio pessoal

Johnny
OK

Spitfire
não pelo simples fato de serem preconceituosos contra os ateus, mas por serem preconceituosos com outras questões até mais prementes e relevantes que isto... não me interessa a amizade deste tipo de pessoa.

Ok,

Tão pouco me interessa desconverte-lo... suas crenças não me perturbam... apenas a sua intolerância contra aqueles que são diferentes.

Johnny
Exato. E, principalmente por pregarem por aí que quem não crê em deus é bitolado.

Spitfire
Não é a crença e sim a intolerância (em um sentido mais amplo possível) que deve ser desestimulada.

Ok.

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 10:08:19 »
Eu escrevi: "Se julgamos o ateísmo o creme de la creme -- o que é, (...)"

Contra-argumento: "Mais um achando que seu modo de ver o mundo é superior aos dos demais?"

Os grandes pensadores -- iluministas, combatiam para o livre-pensamento.

"Não, obrigado. Associações, sindicatos, partidos, religiões e semelhantes eu dispenso."

Ok.
Johnny

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 16:49:56 »
Eu escrevi: "Se julgamos o ateísmo o creme de la creme -- o que é, (...)"

Contra-argumento: "Mais um achando que seu modo de ver o mundo é superior aos dos demais?"

Os grandes pensadores -- iluministas, combatiam para o livre-pensamento.

Os "grandes pensadores" não eram os donos da verdade. E ainda não são. Ateísmo não é melhor que teísmo. É apenas outra forma de pensar e viver.

Essa pose de "sou superior porque sou [insira aqui sua crença, ideal, raça, etc.]" é o maior problema nas militâncias.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Março de 2009, 15:11:24 »
Vivemos numa sociedade, num mundo religioso, onde eles acham q são superiores porque crêem num deus superior. Chega dessa merda, estou cansada...

Tento desconverter meus amigos e parentes a cada oportunidade q tenho, e tento criar meu filho fora dessa idiotice d q se ele errar deus perdoa e ele vai pro "céu".

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #14 Online: 11 de Março de 2009, 15:03:22 »
O número de cristãos nos EUA caiu 11% nos últimos 20 anos, acho que grande parte disso deve-se ao movimento criacionista ( como foi meu caso ).
http://www.advocate.com/news_detail_ektid74687.asp
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #15 Online: 11 de Março de 2009, 20:34:59 »
O número de cristãos nos EUA caiu 11% nos últimos 20 anos, acho que grande parte disso deve-se ao movimento criacionista ( como foi meu caso ).
http://www.advocate.com/news_detail_ektid74687.asp

Ótimo!

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Março de 2009, 19:33:13 »

claro que os milagres provavelmente são bobagem; masde qualquer forma, a essência da mensagem de Jesus é de amor ao próximo, de igualdade e de paz. Como alguém pode ser contra isso? Nesse sentido, podemos ficar à vontade para dizer que somos sim "ateus de Jesus", pois acreditamos no amor ao próximo e respeitamos a regra de ouro ("Faça ao próximo o que gostaria que fizessem a você").

Mas isso pode dar a idéia de que Cristo foi o primeiro a pregar o amor e a compaixão ao próximo, o que não é verdade.Prefiro me definir simplismente como um bom ateu.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #17 Online: 17 de Março de 2009, 21:33:20 »

Mas isso pode dar a idéia de que Cristo foi o primeiro a pregar o amor e a compaixão ao próximo, o que não é verdade.Prefiro me definir simplismente como um bom ateu.

Os crentes acham a mensagem de Jesus contida na bíblia a última azeitona da empada.
Como se o que ele, segundo a bíblia, disse fosse novidade.

O mito cristão é na verdade uma grande coxa de retalhos de diversas outras mitologias misturadas também com filosofia e religião grega, que era a cultura dominante na época de seu surgimento. Algo muito fácil de se constatar.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Fausto el Dikaios

• Nível 10
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Março de 2009, 08:37:01 »
Já fui discriminado na escola, na internet e na universidade por ser ateu. Acho importante a gente mostrar que existe e combater o preconceito - mas não se combate a intolerância com mais intolerância, é preciso respeitar para exigir respeito.

E depois terão templos, e lixo que as denominações têm.
 É assim que começa uma igreja, foste descriminado existe lei, ou não basta tem mesmo que ter templos. hihihih
Não sou pois existo, Deus não existe MAS É

Offline Imperador do Mundo

• Nível 01
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Março de 2009, 14:57:43 »
Aos ateus eu gostaria de deixar bem claro uma coisa. 1) eu afirmo que no mundo há mais ateus do que pessoas que crêem no Deus verdadeiro; ou seja, não se preocupem por se acharem minoria pois não o são; 2) neste mundo, se um dia alguém vai ser perseguido e punido por suas convicções, este alguém é aquele que crê no Deus verdadeiro. Como Jesus citou a seu próprio respeito: "o mundo me odeia".

Fiquem tranquilos, pois o ateísmo é a base de pensamento deste mundo. Não confundam religião com fé no Deus verdadeiro.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Março de 2009, 15:37:29 »
ÊiÊ.... Cê sabe quantas centenas de 'verdadeiros' que 'existe'...? Fique tranquilo, nenhum existe.... :hihi:

• Nível 01
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Março de 2009, 15:42:23 »
fique tranquilo, existe UM

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Março de 2009, 15:58:58 »
Mas qual dos mil....? Vc afirma um, outro também, e outro também.... ....e mais outro também..... ...mais um bocadinho mais.... ...e mais um de brinde.... e etc.

• Nível 01
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Março de 2009, 16:01:42 »
vc não conhece Ele...mas de todos os mil que tu conhece, vou te ajudar a conhecer o verdadeiro. Apenas UM afirmou: "eu sou o caminho, a verdade e a vida"...esse é o UM a respeito de quem te falei

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Março de 2009, 16:05:24 »
Ah, o que falou que era o caminho e tal. Mas um ou três? Este que vc fala é terça parte ou o "UM" completo? Por que seu deus é mais verdaeiro do que os outros?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!