Autor Tópico: Termos e dúvidas aleatórias.  (Lida 736 vezes)

Offline X

• Nível 15
  • *
  • "I'm stripped of all but pride"
    • Recando Das Letras - Cynthia Cantidio
Termos e dúvidas aleatórias.
« Online: 24 de Fevereiro de 2009, 17:50:36 »
Abro este tópico para todos os fóristas que como eu, possuem idéias neblinadas quanto a determinados termos.
Neste caso expecífico, gostaria de estabelecer com mínima margem de erro possível, uma definição para "Merecimento". Quais são os parâmetros usados para determinar consequência segunda a causa? Como estabelecer ou analisar o castigo ou recompensa intencionais que possam vir a ter no meio social?

Desde já, agradecida!  :lol:

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
Re: Termos e dúvidas aleatórias.
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 18:05:04 »
merecimento

s. m.,
    qualidade que torna alguém digno de prémio, apreço, estima, castigo, etc. ;
    requisitos que tornam uma pessoa digna de apreço;
    mérito, saber;
    valor;
    valia;
    importância;
    superioridade, excelência;
    (no pl. ) habilitações.

Não entendi exatamente a dúvida, mas aí está uma definição para merecimento :|
::)

Offline X

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 18:13:15 »
Penny Lane, querida! A dúvida consiste em tentar entender como e porque encaramos o julgamento do Merecer como coisa atuante da pespectiva moral, diferetemente  da relação que se faz com a ação intencional de um crime, que fere a ética!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2009, 18:17:06 por Cynthia Ode »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 18:21:07 »
Primeiro, eu gostaria de saber a qual tipo de merecimento você se refere. Em linhas gerais, acho que a Penny deu o significado de 'merecimento'.

Abro este tópico para todos os fóristas que como eu, possuem idéias neblinadas quanto a determinados termos.
Neste caso expecífico, gostaria de estabelecer com mínima margem de erro possível, uma definição para "Merecimento". Quais são os parâmetros usados para determinar consequência segunda a causa? Como estabelecer ou analisar o castigo ou recompensa intencionais que possam vir a ter no meio social?

Desde já, agradecida!  :lol:

A meu ver, o conceito subjetivo de merecimento nasce a partir dos nossos valores morais: são eles que determinam o que ou quem julgamos merecedor de algo. Não acho possível estabelecer 'a mínima margem de erro possível' para um conceito que tem conotação subjetivista e obedece a hábitos e costumes de uma dada cultura.

Estabelecer consequências segundo as causas, nesse caso, é algo puramente subjetivo: determinar de algo é ou não 'merecido' pode variar conforme a pessoa, o grupo, a sociedade. Exemplificando: um grupo pode defender que um sujeito que mata alguém 'merece' pagar na mesma moeda; outro grupo pode defender o contrário e justificar suas razões para tanto.

Mas fico com a Penny quando ela afirma não entender, precisamente, qual a sua dúvida... :|
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline X

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 18:24:41 »
 "Quais são os parâmetros usados para determinar consequência segunda a causa? Como estabelecer ou analisar o castigo ou recompensa intencionais que possam vir a ter no meio social?"

Essas foram minha dúvidas, pois como bem foi colocado, o termo é subjetivo. Mas, usar o dicionário não auxilia na ação do termo.

Obrigada, meninas!

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 18:33:40 »
A meu ver, o conceito subjetivo de merecimento nasce a partir dos nossos valores morais: são eles que determinam o que ou quem julgamos merecedor de algo. Não acho possível estabelecer 'a mínima margem de erro possível' para um conceito que tem conotação subjetivista e obedece a hábitos e costumes de uma dada cultura.

Concordo com a Lua neste ponto, mas diria ainda que não apenas subjetivo é o termo, mas que pode facilmente ser moldado de acordo com a contextualização em que ele está inserido.

"Quais são os parâmetros usados para determinar consequência segunda a causa? Como estabelecer ou analisar o castigo ou recompensa intencionais que possam vir a ter no meio social?"

Os parâmetros na minha opinião são aqueles que regem a cultura de cada sociedade, o que vai causar ao individuo ter ou não merecimento diante as suas atitudes acredito que esteja diretamente ligado a cultura social estabelecida naquele meio, o que torna alguém herói ou bandido são as circunstâncias onde este indivíduo está inserido e não apenas seu ato por si.
::)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 18:42:20 »
Acho que o conceito de merecimento deriva de nossas noções morais de reciprocidade. Entendemos que se uma pessoa age de maneira "boa" para com os outros, ela merece ser tratada igualmente bem; se ela age de maneira "ruim", ela merece ser tratada igualmente mal. Acho provável que o conceito de reciprocidade seja instintivo, tanto que nossas próprias emoções acabam nos induzindo a isso: quando uma pessoa é boa conosco, sentimos gratidão - e se a pessoa é repetidamente boa, nos tornamos leais a ela; quando é má sentimos raiva e não é raro, desejamos vingança.

Talvez a evolução tenha nos dotado com esses sentimentos por serem vantajosos na vida em grupo: é importante você saber que membros do grupo são confiáveis e quais não são, é vantajoso tratar os membros confiáveis melhor do que os não confiáveis, nosso conceito de merecimento provavelmente vem daí. Inclusive, alguns dos códigos morais e legais mais antigos do mundo derivam da reciprocidade, quem não conhece a máxima "Olho por olho, dente por dente", a famosa lei de Talião? Ou o código de Hamurábi? Ou as famosas regras de ouro, de prata e de bronze? (Respectivamente: "Trate o próximo como gostaria de ser tratado"; "Não trate o próximo como não gostaria de ser tratado"; e "Trate o próximo como ele lhe trata".)

Sugiro que você dê uma lida em "O gene egoísta", de Richard Dawkins, ele dedica dois capítulos à evolução da cooperação e do altruísmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!