Obama agradece intervenção de Lula no caso do menino Sean GoldmanO presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou neste sábado que seu colega americano, Barack Obama, lhe agradeceu pela intervenção no caso do menino Sean Goldman, que vive no Brasil e cujo pai americano luta por sua custódia.
"Este caso está na Justiça federal. Por intermédio do ministério das Relações Exteriores e da secretaria dos Direitos Humanos, conseguimos tirá-lo da Justiça do estado de São Paulo", disse Lula após ser recebido por Obama na Casa Branca.
"Esperamos que a Justiça faça o que tem que fazer" e o governo vai respeitar sua decisão, disse Lula, ao destacar que o judiciário no Brasil tem total autonomia.
Sean Goldman foi trazido para o Brasil pela mãe, Bruna Carneiro Ribeiro, em 2004, quando a mulher decidiu não retornar mais aos Estados Unidos, segundo David Goldman, pai do menino.
David se casou com a brasileira Bruna Carneiro Ribeiro em 1999. Um ano depois, o casal teve Sean.
A família vivia em Nova Jersey, até que, em junho de 2004, Bruna e Sean viajaram para o Rio de Janeiro.
No Brasil, Bruna conseguiu uma decisão judicial autorizando seu divórcio de Goldman, casando-se novamente. Em agosto do ano passado, quando ela morreu ao dar à luz seu segundo filho, a Justiça brasileira deu a guarda de Sean a seu padrasto, o segundo marido de Bruna.
A Justiça americana, porém, decidiu que David deveria ter a total custódia de Sean, desde agosto de 2004.
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que discutiu o caso quando se encontrou, há duas semanas, com o chanceler Celso Amorim, em Washington, já assinalou que seu país deseja ver este caso resolvido o mais rápido possível.
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/03/14/obama+agradece+intervencao+de+lula+no+caso+do+menino+sean+goldman+4790929.html