Celular explode e fere comerciante05/07/2005 - 10h47mAtualizada às 14h47O comerciante autônomo Jesus Favacho Andrade, 46 anos, passou por uma situação tão inusitada quanto assustadora. O celular dele explodiu dentro da bermuda causando queimaduras na coxa e na perna.O incidente aconteceu no início da manhã desta terça-feira(05) em uma loja de auto-peças localizada na esquina das ruas Deodoro de Mendonça e Cipriano Santos, bairro de Canudos. 'Eu tinha ido comprar peças para o meu carro quando o celular explodiu, dentro do meu bolso. Fiquei desesperado', disse a vítima.Antes da explosão, Jesus havia tentado retornar uma chamada não atendida, mas não conseguiu porque não tinha mais créditos. Assim que desligou, o celular da atendente que estava ao lado dele, tocou. 'Na mesma hora o telefone explodiu, para o meu espanto', conta. O aparelho começou a pegar fogo e Jesus teve que ser socorrido pelos outros vendedores. 'Foi um desespero, porque eu não estava entendendo o que estava acontecendo. De repente a minha perna começou a queimar e os pedaços do celular foram caindo', diz Andrade.A maior preocupação do comerciante é com alguma contaminação. 'O celular tem muitos materiais tóxicos por isso corri para o Pronto Socorro para fazer a assepsia, mas foi só um atendimento de primeiros socorros', teme o comerciante.Do hospital, ele seguiu para a Delegacia do Consumidor para registrar ocorrência contra a empresa fabricante do celular. O aparelho, nokia, modelo 6560, pré-pago, era da filha dele e estava emprestado. 'Graças a Deus que ela não estava usando na hora da explosão', diz ele.Segundo a delegada Gisele Campos, que está apurando o caso, situações como está não são tão improváveis como se pensa. 'Há cerca de 2 anos uma adolescente teve a mão queimada porque o celular esquentou demais enquanto ela estava atendendo', explica. O aparelho da adolescente era da mesma marca do de Jesus.Gisele explica que um caso como este cabe dois tipos de procedimentos. 'A vítima registra uma ocorrência criminal e uma cível. A primeira, na delegacia, apura em que circunstâncias ocorreu o incidente; e a segunda, na justiça, pede indenização pelos danos causados à vítima', diz.A delegada explicou que a empresa foi bastante solícita no caso da adolescente e enviou um representante da matriz, sediada em São Paulo, para prestar depoimento. 'Eles acompanharam todo o caso e sempre ligavam para saber como ela estava. Acredito que não teremos problema com a empresa', conta Campos.Jesus Andrade, as roupas dele e os fagmentos do celular serão encaminhados para o IML para perícia. A perícia via investigar também se há relação da explosão com o fato de outro celular ter tocado no momento do incidente.A empresa - Segundo informações da assessoria da Nokia - fabricante do aparelho celular - em todos os casos registrados até hoje de acidentes desse tipo, ficou comprovado que a bateria usada no aparelho não era original da empresa. As baterias originais trazem um selo holográfico e são fabricadas dentro de rigorosos padrões de segurança. A Nokia orienta aos clientes que só adquiram produtos em lojas autorizadas. Para mais informações sobre o produtos da empresa e dúvidas, o consumidor pode entrar em contato através do site www.nokia.com.br ou pela central de atendimento ao cliente no telefone (11) 5681333.Luciana Cavalcante