Isso me trouxe à mente a ICAR querendo apagar seu passado negro, sobretudo na época da Inquisição, para que seus pobres fiéis alunos não conheçam a face negra de sua igreja... Se é história, que deixe como está. Agora se existe valorização ou desvalorização da crença, concordo que se faça uma análise e retire o que for considerado ofensivo.
E o que poderia ser a desvalorização da crença ?
Atribuição de valores morais às crenças religiosas fundando-se em fatos históricos. Não é esse o papel dos livros didáticos. Expor fatos para que o aluno desperte um raciocínio crítico a respeito do assunto, é o que penso. Só para exemplificar: um livro de história que narrasse um genocídio provocado por grupo religioso em determinado momento histórico e o autor atribuisse o carater de 'religião má, com princípios deturpados', além de generalizações partindo justamente de um grupo mais 'fundamentalista'.
Tragicamente essa passagem me lembram o Ken Ham falando para crianças : vcs confiam nos cientistas que são homens ou em Deus ?

O pior é confiar em algo que nunca vimos... Ai ai... Isso me fez lembrar uma amiga, que é bruxa e vive adorando Cerridween, Afrodite e outras coisas do gênero. Pegam uma mescla de mitologia grega, romana e atribuem a esses deuses o poder de reger nossas vidas.No fim, o homem precisa do mito e só a fé pode explicar as razões que nos levam a crer tanto em algo que nunca vimos e que, de fato, nunca interferiu em nossas vidas.