Autor Tópico: Católicos e muçulmanos propõem revisão de livros didáticos  (Lida 802 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Católicos e muçulmanos propõem revisão de livros didáticos
« Online: 26 de Fevereiro de 2009, 21:20:10 »
Fiquei em dúvida sobre qual a área mais adequada para esta notícia, portanto coloquei-a aqui. Se entenderem que outra área é mais apropriada, peço que algum moderador/editor mova o tópico.

Católicos e muçulmanos propõem revisão de livros didáticos

Autoridades católicas e muçulmanas propuseram nesta quinta-feira que os livros didáticos sejam reescritos de modo a eliminar termos ofensivos a outras religiões.

"Livros escolares deveriam ser revistos a fim de não conter material que possa ofender sentimentos da crença de outros religiosos, às vezes por meio da apresentação errônea de dogmas, de morais ou da história", disse um comunicado divulgado conjuntamente, após visita de uma delegação da Universidade Al Azhar (Cairo) ao Vaticano.

A nota não diz exatamente como as duas maiores religiões monoteístas do mundo pretendem promover a revisão dos livros.

Em novembro de 2008, acadêmicos muçulmanos e do Vaticano realizaram um primeiro evento para discutir a necessidade de conter a difusão de impressões errôneas sobre as religiões, e apontaram a melhora dos livros didáticos como instrumento para tanto.

A declaração conjunta também cita a necessidade de blindar a juventude da violência e do extremismo religioso.

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/090226/mundo/mundo_religiao_livro_religio

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Católicos e muçulmanos propõem revisão de livros didáticos
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 22:04:50 »
Legal isso... Pena que ainda não sabem como promover... Parece política sô! Agora, o que a nota quis dizer em "blindar" a juventude da violência e do extremismo religioso? O termo remete a educação ou a proibição?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 03:50:47 »
"Livros escolares deveriam ser revistos a fim de não conter material que possa ofender sentimentos da crença de outros religiosos, às vezes por meio da apresentação errônea de dogmas, de morais ou da história"
Mas não é mentira. Que tal retirar a corrupção da história do Brasil porque alguns patriotas podem se ofender? :/

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 08:09:36 »

A declaração conjunta também cita a necessidade de blindar a juventude da violência e do extremismo religioso.

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/090226/mundo/mundo_religiao_livro_religio

[modo religolous on]
 Homens bomba blindados vai ser a "interpretação" de vários líderes de ambas as religiões !!!

[modo religolous off]

E eu até que não duvido muito disso ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 08:56:36 »
"Livros escolares deveriam ser revistos a fim de não conter material que possa ofender sentimentos da crença de outros religiosos, às vezes por meio da apresentação errônea de dogmas, de morais ou da história", disse um comunicado divulgado conjuntamente, após visita de uma delegação da Universidade Al Azhar (Cairo) ao Vaticano.

Isso me trouxe à mente a ICAR querendo apagar seu passado negro, sobretudo na época da Inquisição, para que seus pobres fiéis alunos não conheçam a face negra de sua igreja... Se é história, que deixe como está. Agora se existe valorização ou desvalorização da crença, concordo que se faça uma análise e retire o que for considerado ofensivo.

Certo. Mas isso seria feito nas escolas? De que forma? Sem apontar os atos de extremismo que foram cometidos pela grande parte das religiões e mostrar que aquele comportamento é nocivo à sociedade?
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 10:16:17 »
Isso me trouxe à mente a ICAR querendo apagar seu passado negro, sobretudo na época da Inquisição, para que seus pobres fiéis alunos não conheçam a face negra de sua igreja... Se é história, que deixe como está. Agora se existe valorização ou desvalorização da crença, concordo que se faça uma análise e retire o que for considerado ofensivo.
E o que poderia ser a desvalorização da crença ?
A declaração conjunta também cita a necessidade de blindar a juventude da violência e do extremismo religioso
Certo. Mas isso seria feito nas escolas? De que forma? Sem apontar os atos de extremismo que foram cometidos pela grande parte das religiões e mostrar que aquele comportamento é nocivo à sociedade?

Tragicamente essa passagem me lembram o Ken Ham falando para crianças : vcs confiam  nos cientistas que são homens ou em Deus ? :( :(
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2009, 10:19:35 por Humberto Francis »
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 10:34:23 »
E o que poderia ser a desvalorização da crença ?

Atribuição de valores morais às crenças religiosas fundando-se em fatos históricos. Não é esse o papel dos livros didáticos. Expor fatos para que o aluno desperte um raciocínio crítico a respeito do assunto, é o que penso. Só para exemplificar: um livro de história que narrasse um genocídio provocado por grupo religioso em determinado momento histórico e o autor atribuisse o carater de 'religião má, com princípios deturpados', além de generalizações partindo justamente de um grupo mais 'fundamentalista'.

Tragicamente essa passagem me lembram o Ken Ham falando para crianças : vcs confiam  nos cientistas que são homens ou em Deus ?

:lol: O pior é confiar em algo que nunca vimos... Ai ai... Isso me fez lembrar uma amiga, que é bruxa e vive adorando Cerridween, Afrodite e outras coisas do gênero. Pegam uma mescla de mitologia grega, romana e atribuem a esses deuses o poder de reger nossas vidas.No fim, o homem precisa do mito e só a fé pode explicar as razões que nos levam a crer tanto em algo que nunca vimos e que, de fato, nunca interferiu em nossas vidas.

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!