Autor Tópico: Argentinos organizam campanha de negação do catolicismo  (Lida 977 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Argentinos organizam campanha de negação do catolicismo
« Online: 04 de Março de 2009, 14:42:27 »
Argentinos organizam campanha de negação do catolicismo
Sob o lema 'não em meu nome', ONGs estão impulsionando iniciativas de ateísmo e de afastamento da Igreja

BUENOS AIRES - As iniciativas europeias para impulsionar o ateísmo e o afastamento da Igreja Católica chegaram à Argentina, onde membros de mais de 21 ONGs começaram nesta segunda-feira, 2, uma campanha para promover a renúncia ao catolicismo sob o lema "Não em meu nome".

Os promotores da campanha, conhecida como "afastamento coletivo", pertencem a cerca de 25 organizações civis de todo o país dos mais diferentes setores, desde grupos de mulheres a favor da descriminalização do aborto até coletivos homossexuais, passando pela Associação de Ateus da Argentina, ArgAtea.

Andrés Miñones, membro da ArgAtea, que promove a implantação dos valores laicos e é a única de seu tipo existente no país, explicou à Efe que o objetico é "abrir um debate na sociedade argentina para que as pessoas possam expressar sua discordância com algumas posturas da Igreja Católica."

Miñones reconheceu que a Argentina é um país eminentemente católico e admitiu que os organizadores da campanha confiam em conseguir grandes deserções, embora tenha considerado que seja um passo importante lançar esse debate inédito.

O gatilho para a iniciativa no país, lembrou, foi a polêmica que se iniciou em novembro passado no vizinho Uruguai sobre a descriminalização do aborto e a linha radical que a Igreja Católica uruguaia adotou com ameaças de excomunhão.

A campanha se articula em torno de uma página na web (apostasiacolectiva.org) onde os interessados podem baixar uma carta de renúncia a seu batismo que devem dirigir a seus respectivos arcebispados.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,argentinos-organizam-campanha-de-negacao-do-catolicismo,332132,0.htm

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Argentinos organizam campanha de negação do catolicismo
« Resposta #1 Online: 04 de Março de 2009, 17:45:13 »
Seria interessante algo parecido por aqui, "o país mais católico do mundo".

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #2 Online: 04 de Março de 2009, 19:46:37 »
Eu fui batizado, mas não vejo sentido em renunciar a isso. O batismo nem tem significado algum para mim. Não entendi para que serviria a um ateu enviar carta de renuncia ao seu batismo para os líderes religiosos. Só para provocar? Fazer pirraça? Só para dizer que agora ele segue a religião do ateísmo?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #3 Online: 04 de Março de 2009, 21:13:01 »
Eu fui batizado, mas não vejo sentido em renunciar a isso. O batismo nem tem significado algum para mim. Não entendi para que serviria a um ateu enviar carta de renuncia ao seu batismo para os líderes religiosos. Só para provocar? Fazer pirraça? Só para dizer que agora ele segue a religião do ateísmo?

Para questões estatísticas mesmo. Alguma vez o IBGE perguntou qual a sua religião?

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #4 Online: 05 de Março de 2009, 00:37:34 »

Para questões estatísticas mesmo. Alguma vez o IBGE perguntou qual a sua religião?

nem passou por aqui pra saber se eu existia, quanto mais pra saber onde eu encho o bucho de óstia...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Março de 2009, 01:41:11 »
De qualquer forma o IBGE conta ateus e agnósticos simplesmente como sem religião, de modo que não sabemos quantos somos... essa é justo uma das reivindicações da ATEA.

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #6 Online: 05 de Março de 2009, 12:13:19 »
Bem que eu gostaria de ter um modelo em português dessa carta para mandar para o bispo daqui para renunciar ao meu batismo.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Março de 2009, 12:41:35 »
Na Argentina, ainda por cima, a ICAR participou ativamente da ditadura ao lado dos militares.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #8 Online: 05 de Março de 2009, 17:20:24 »

Entrevistadores do IBGE, IBOPE, Datafolha para mim são lendas urbanas. Nunca vi e não conheço pessoalmente alguem que tenha visto. Nunca vieram até mim saber em quem eu pretendia votar, qual a minha religião, etc.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 05 de Março de 2009, 18:47:12 »
Já apareceram lá em casa duas vezes.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #10 Online: 05 de Março de 2009, 19:23:43 »
Então, muita gente é contabilizada nesta ou naquela região pelo simples fato do nome ter sido registrado na paróquia.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Março de 2009, 02:02:29 »
Eu vejo esse movimento mais para trazer à sociedade uma reflexão sobre os valores católicos. Veja bem que no movimento existem homossexuais e pessoas a favor do aborto.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Março de 2009, 06:55:53 »
Entrevistadores do IBGE, IBOPE, Datafolha para mim são lendas urbanas. Nunca vi e não conheço pessoalmente alguem que tenha visto. Nunca vieram até mim saber em quem eu pretendia votar, qual a minha religião, etc.
O IBGE aparece lá em casa nos censos. E perguntam minha religião.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!