Autor Tópico: No 56º ano da morte de Stalin, russos alertam para número de seguidores  (Lida 479 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
No 56º ano da morte de Stalin, russos alertam para número de seguidores

Os defensores dos direitos humanos na Rússia se mostraram preocupados com a simpatia que ainda desperta em muitos russos a figura do ditador soviético Josef Stalin, que morreu há exatos 56 anos, e chegaram a pedir um programa de "desestalinização".

Um grande número de comunistas russos dedicaram o dia de hoje às homenagens ao ex-líder e colocaram flores ao lado de sua imagem. Como todos os anos, os dirigentes do Partido Comunista da Rússia depositam flores na base da estátua de Stalin, situada junto ao mausoléu de Vladimir Lênin, na Praça Vermelha de Moscou.

"Enquanto não existir um reconhecimento geral da brutalidade colossal, da extrema imoralidade do regime stalinista e de suas trágicas consequências, não poderemos nos desenvolver com normalidade", disse Liudmila Alexeyeva, líder do Grupo Helsinque de Moscou, citada pela agência de notícias Interfax.

A ativista propôs a aprovação de um programa estatal de "desestalinização" para que ainda mais gente saiba da verdade acerca do terror político e das repressões na União Soviética. "Deveria ser um programa estatal, já que a sociedade por si própria não pode superar este problema", afirmou.

Segundo ela, os dados dos sociólogos são preocupantes e a popularidade de Stálin aumenta entre os jovens, "que não sabem como foram esses tempos".

Arseni Roguinski, líder da organização pró-direitos humanos Memorial, disse que "existe uma tendência a limpar a imagem de Stalin", o que qualificou de perigoso.

Para ele, até o momento a sociedade russa não compreendeu a dimensão das repressões stalinistas. "A população as vê como desgraça incompreensível. Em nosso país não existe uma memória nacional, nossa memória está fragmentada", declarou.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u529775.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: No 56º ano da morte de Stalin, russos alertam para número de seguidores
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2009, 13:47:25 »
Por isso nunca é demais falar sobre o holodomor, e sobre as coisas ruins que aconteceram na união soviética...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Março de 2009, 14:28:25 »
Certamente a Srta. Liudmila Alexeyeva não passou o horrores da II Guerra Mundial e bem ou mal, a Rússia venceu, presidida por Stalin, que direcionava recursos a máquina de guerra. Concordo que isso não limpa a barra de ninguém, mas propor um programa estatal de "desestalinização", é absurdo.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Março de 2009, 14:31:13 »
Concordo que isso não limpa a barra de ninguém, mas propor um programa estatal de "desestalinização", é absurdo.

Mas o Kruschev quando assumiu a URSS fez exatamente isso ::)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stalinismo#Desestaliniza.C3.A7.C3.A3o
« Última modificação: 05 de Março de 2009, 14:33:50 por Diego »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Março de 2009, 14:35:44 »
Concordo que isso não limpa a barra de ninguém, mas propor um programa estatal de "desestalinização", é absurdo.

Mas o Kruschev quando assumiu a URSS fez exatamente isso ::)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stalinismo#Desestaliniza.C3.A7.C3.A3o

É... parece que não surtiu efeito.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!