Onde a FSP defendeu a ditadura? E onde estão perseguindo a liberdade alheia? Chamar de mais branda uma ditadura como a brasileira, se comparada com as outras do continente é uma mentira?
Chamar de ditabranda é realmente abrandar e querer esconder o que foi a ditadura militar em nosso país.
Sinceramente, vejo que vc Ricardo RCB, se perdeu na leitura do artigo. Nem o Comparato, nem a Benvides defenderam a ditadura cubana, e nem precisariam se manifestar contrários a ela para protestar quanto a tolice do editorial da FSP e a crítica a crítica do Observatório da Imprensa em relação ao mesmo editorial. Reforço a idéia que parece ter passado despercebida para vc
Bom, eu não olhei com filtro ideológico, talvez você tenha feito isso.
O pior de tudo realmente não foi o editorial, bem lamentável, mas a Nota da Redação de 20/2. Pior, sim, porque todo foca que passou uma semana em qualquer redação do país sabe que uma nota dessas não é publicada sem a anuência da direção do jornal. Por mais que o editor do Painel do Leitor vista a camisa do jornal, ele não tem autonomia para chamar Fábio Konder Comparato de cínico e Maria Victoria Benevides de mentirosa. A nota veio de cima, o que só reforça a ideia de que também o editorial foi cuidadosamente pensado para que o jornal emitisse o juízo de valor que tem, hoje, sobre a ditadura brasileira.
Espero que finalmente vc entenda.
Mantenho o que escrevi.
A FSP errou ao usar o termo 'ditabranda'.
Não é mentira que a ditadura brasileira foi "menos pior" do que as outras que ocorreram no continente, e muitas que ocorreram no mundo. Não quer dizer que isso a justifique. Não justifica. Mas ditaduras podem e devem sim ser comparadas, inclusive para evitar colocar tudo no mesmo saco. Não são a mesma coisa.
Quem critica uma ditadura e não critica outra é o quê?
Ou o Comparato já criticou pesadamente a ditadura cubana? Idem para a Benevides, nunca encontrei um ato de protesto ou condenação deles contra a política dos Castro em Cuba ou qualquer outra ditadura de esquerda.
Eles tem todo o direito de se manifestar. A FSP tem todo o direito de classificá-los como cínicos e/ou mentirosos. E eles tem todo o direito de protestar, processar se acharem que cabe isso.
Aliás, quem persegue a liberdade alheia são eles, que parecem querer calar o jornal e impedir a FSP de emitir uma opinião contra a deles.Ainda que essa seja realmente a opinião do jornal, o que não é necessariamente o caso, a FSP tem todo o direito de ter essa opinião, por mais que se discorde dela.
E estou pesquisando declarações de ambos contra ou a favor de Cuba e outras ditaduras de esquerda para saber qual a posição deles.
edit: Sobre a Benevides encontrei a citação de ser petista. Como o PT sempre apoiou Cuba acho correto assumir que essa é a postura dela. E quem apoia uma ditadura não tem moral para criticar outra ditadura.
fonte:
http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2304trecho:
Maria Victoria Benevides é uma das mais importantes cientistas políticas brasileiras e uma petista de primeira hora. Empreendeu sistemático estudo da nossa vida política no período entre 1945 e 1964, que resultou em três obras originais: O governo Kubitschek, A UDN e o udenismo e o PTB e o trabalhismo.
Sobre o outro, o jurista, nada, nem uma única declaração dele censurando o regime cubano. Considerando que ele é de esquerda, já declarou apoio ao MST (vide wikipedia),
que prega, fundamentalmente, a implementação de um estado muito parecido com o cubano no Brasil, eu acho que tenho motivo para concluir que ele é pró-cuba, ou no mínimo convenientemente silecioso a respeito:
Expoente da intelectualidade de esquerda, foi um dos advogados de acusação no processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor. É o autor de uma das ações populares contra a privatização da Companhia Vale do Rio Doce movida por um grupo de advogados e juristas de São Paulo.
É um simpatizante do MST, tendo por diversas vezes afirmado que ações consideradas criminosas realizadas pelo grupo seriam manifestações legítimas em defesa da causa por eles defendida, chegando a afirmar que era um absurdo criminalizar as ações promovidas pelo grupo, como invasões de propriedade, danos ao patrimônio público, cárcere privado entre outras.
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bio_Konder_Comparato
Então, Humberto, desculpe, mas gente que apoia ou se cala sobre Cuba, apoia os métodos ilegais do MST não tem moral para criticar outra ditadura. Se criticassem as ditaduras de esquerda com a mesma veemência com que criticam as ditaduras associadas a direita, eu consideraria a crítica deles válida. Se desconsideram, ou se calam, apenas porque o viés ideológico de uma ditadura é alinhado com o deles, então não merecem respeito meu.
Mantenho que a FSP errou apenas no uso do termo 'ditabranda', não na resposta aos dois.
Edit2 : Trecho em itálico adicionado para esclarecer uma associação de idéias que fiz.