Autor Tópico: Karadzic se recusa a declarar culpa ou inocência em Haia  (Lida 690 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Karadzic se recusa a declarar culpa ou inocência em Haia
« Online: 06 de Março de 2009, 16:34:31 »
Karadzic se recusa a declarar culpa ou inocência em Haia

O ex-líder sérvio da Bósnia, Radovan Karadzic, se recusou novamente nesta terça-feira a se declarar culpado ou inocente da acusação de crimes de guerra em um tribunal das Nações Unidas em Haia, na Holanda.

Os promotores em Haia reformularam as denúncias, e Karadzic agora enfrenta duas acusações de genocídio, em vez de apenas uma. Pesam ainda sobre ele nove acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

A recusa de Karadzic levou os juízes do tribunal a registrarem automaticamente uma declaração de inocente em nome do réu.

Ao entrar no tribunal, Karadzic disse que não iria "fazer declaração nenhuma". "Este tribunal não tem o direito de me julgar", afirmou o ex-líder sérvio da Bósnia.

O juiz Iain Bonomy respondeu que registraria a alegação de "inocente" para Karadzic em todas as 11 acusações contra ele.

O ex-líder sérvio da Bósnia foi preso na capital sérvia, Belgrado, no ano passado, depois de permanecer foragido por mais de dez anos.

As principais alegações contra Karadzic são feitas em função de sua liderança política nos conflitos da década de 90 que se seguiram à desintegração da Iugoslávia.

Massacre

Entre as acusações contra Karadzic está o suposto envolvimento no cerco de Sarajevo e o massacre em Srebrenica, considerado a pior atrocidade ocorrida na Europa desde a 2ª Guerra Mundial. No episódio, milhares de homens adultos e meninos muçulmanos da Bósnia foram mortos.

A reformulação das acusações ofereceu a Karadzic mais uma oportunidade para fazer uma declaração de culpa ou inocência diante do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (ICTY, em inglês).

Quando ele apareceu pela primeira vez diante do tribunal em Haia, depois de ser capturado em 2008, Karadzic se recusou a fazer uma declaração, dizendo que esperaria até que os promotores tivessem finalizado todas as acusações que desejavam apresentar.

A primeira recusa também resultou no registro automático de "inocente" em seu nome.

Genocídio é considerado o crime mais grave pelas leis internacionais, mas é muito difícil provar que um crime do tipo ocorreu por causa da exigência de demonstrar intenção em cometê-lo, de acordo com especialistas em direito internacional.

Até agora, o tribunal de Haia condenou apenas uma pessoa por acusações ligadas a genocídio - o ex-comandante bósnio da Sérvia Radovan Krstic, julgado culpado em 2004.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090303_karadzichaia.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: Karadzic se recusa a declarar culpa ou inocência em Haia
« Resposta #1 Online: 06 de Março de 2009, 17:06:56 »
Se ele não quer declarar nada, ótimo! Que façam com ele o mesmo que fizeram com o Slobodan Milosevic...

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Karadzic se recusa a declarar culpa ou inocência em Haia
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2010, 10:13:34 »
Inexperiência de Karadzic na própria defesa marca julgamento


Radovan Karadzic é acusado de orquestrar um cerco onde 10 mil pessoas foram mortas

A inexperiência do ex-líder servo-bósnio Radovan Karadzic para dirigir sua própria defesa marcou a primeira semana de acareações no julgamento por genocídio em Haia, no Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII).

Karadzic, que renunciou a um advogado, enfrentou nesta primeira semana o testemunho de dois bósnios muçulmanos que viveram as atrocidades da guerra no campo na Bósnia e em um bombardeio ao mercado em Sarajevo.

O apelidado "carniceiro da Bósnia" foi repreendido pelo juiz O-Gon Kwon e o promotor Alan Tieger por quebrar às regras da acareação com testemunhas, que envolve fazer perguntas sobre o conteúdo da declaração.

No lugar disso, Karadzic optou por utilizar nos interrogatórios a justificativa que a ofensiva sérvia foi uma estratégia de defesa diante do "complô muçulmano destinado a transformar a Bósnia em uma república islâmica".

As testemunhas reagiram: "por que pergunta sobre assuntos que não têm nada a ver comigo", alfinetou na quinta-feira, na última sessão, um bósnio que perdeu a mulher morreu no ataque a Sarajevo.

Karadzic, que não se separa de seus óculos de leitura, considera que está em desvantagem por não ter tido acesso ao computador nos últimos dias e porque diz não ter tempo "suficiente" com cada testemunha.

O ex-líder servo-bósnio Karadzic enfrenta 11 acusações por crimes de guerra, contra a humanidade e por genocídio na guerra civil da Bósnia-Herzegovina (1992-1995), onde calcula-se foram exterminadas 100 mil pessoas e mais de 2 milhões ficaram sem família.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4384994-EI12091,00-Inexperiencia+de+Karadzic+na+propria+defesa+marca+julgamento.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Karadzic se recusa a declarar culpa ou inocência em Haia
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2010, 11:41:38 »
100 mil exterminados e 2 milhoes ficaram sem familia..... Nao entendi.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!