Autor Tópico: Teotanatologia e ateísmo cristão  (Lida 1595 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Teotanatologia e ateísmo cristão
« Online: 07 de Março de 2009, 15:28:45 »
Duas concepções interessantes de religiosidade sem teísmo. Crescimento do secularismo influenciando a teologia. Acho que é completamente normal dentro da evolução cultural da humanidade.

Teotanatologia:
http://en.wikipedia.org/wiki/God_is_dead#Death_of_God_theological_movement

Teo (Deus) tanato (morte). Ou seja, Deus está morto. Concepção nietzscheana mesmo.  Eles consideram a figura de Deus irrelevante e desnecessária hoje em dia, e que devemos basear nossa moral e valores em nosso mundo, e pararmos de nos preocuparmos com um mundo transcendental. O Deus transcendental pode nunca ter existido ou ter transformado-se em espírito encontrado na fé das pessoas aqui na Terra, ou morto com Jesus, enfim...

Ateísmo cristão:
http://en.wikipedia.org/wiki/Christian_atheism

Idem acima. Basicamente, eles seguem os ensinamentos de Jesus mas não acreditam nele como encarnação de Deus ou mesmo que Deus existe. Fica algo parecido com o Budismo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Teotanatologia e ateísmo cristão
« Resposta #1 Online: 07 de Março de 2009, 19:53:21 »
Eu já tinha ouvido falar em "Pós-teísmo", que é muitíssimo parecido tanto com essa teontanatologia (mas com a vantagem de ter um nome mais fácil :P ) mas isso não é bem uma religião, na verdade é uma forma de ateísmo e eu até me identifico com ela. O pós-teísmo também não tem esse cheiro de niilismo da teotanatologia, já que sua proposta é a de que as religiões foram necessárias, mas hoje foram (ou estão preste a ser) superadas por alternativas seculares.

O ateísmo cristão também é interessante. André Comte-Sponville comenta esse termo no seu livro "O Espírito do Ateísmo", mas não simpatiza muito com ele, preferindo se designar como "ateu fiel", ou seja, um ateu que tem fidelidade pela herança judaico-cristã da nossa civilização. Outro que flertou com o ateísmo cristão (ou melhor, o agnosticismo cristão) foi Carl Sagan em seu romance "Contato", em que a personagem principal, Ellie Arroway é agnóstica mas se considera cristã por valorizar a moral e a sabedoria de Jesus. Simpatizo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Março de 2009, 21:29:27 »
A teotanatologia não deixa de ser uma forma de pós-teísmo. Isso que escrevestes é bem o que eles propõem também.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Março de 2009, 09:07:26 »
O ateísmo cristão também é interessante. André Comte-Sponville comenta esse termo no seu livro "O Espírito do Ateísmo", mas não simpatiza muito com ele, preferindo se designar como "ateu fiel", ou seja, um ateu que tem fidelidade pela herança judaico-cristã da nossa civilização. Outro que flertou com o ateísmo cristão (ou melhor, o agnosticismo cristão) foi Carl Sagan em seu romance "Contato", em que a personagem principal, Ellie Arroway é agnóstica mas se considera cristã por valorizar a moral e a sabedoria de Jesus. Simpatizo.

He he he, eu também simpatizo e acrescento Auguste Comte à lista. :)

--------------------------------------------------------------------
especulativamente - artur.

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!