Autor Tópico: "Viva la grana!"  (Lida 970 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
"Viva la grana!"
« Online: 09 de Março de 2009, 07:00:27 »
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090309_elpaisobamalulaml.shtml

Obama quer petróleo de Lula, diz 'El País'

O Brasil e os Estados Unidos estariam mantendo contatos informais com o objetivo de fechar um acordo para aumentar a exportação de petróleo e derivados brasileiros para o território americano, segundo informa, nesta segunda-feira, o jornal espanhol El País.

Segundo o diário, o governo de Barack Obama quer pôr fim à sua dependência energética da Venezuela.

"Se o pacto comercial se concretizar - algo que hoje depende unicamente do Brasil - a consequência mais direta será o deslocamento da Venezuela do mercado energético americano, onde atualmente consegue colocar entre 40% e 70% de sua produção petrolífera", afirma o El País.

O jornal diz que recebeu de fontes diplomáticas e governamentais de Brasília a confirmação de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem interesse em aumentar a presença brasileira no mercado americano de hidrocarbonetos, "mesmo que isso implique em uma colisão frontal com os interesses venezuelanos".

"Tudo dependerá da quantidade que petróleo que a Petrobras consiga bombear nos próximos anos dos poços perfurados nos litorais de Rio e São Paulo, assim como do marco jurídico que Washington e Brasília assinem", diz o jornal.

Mercado interno

O El País afirma que suas fontes em Brasília insistem em que o primeiro objetivo do governo Lula com os recém-descobertos campos de pré-sal é abastecer totalmente o mercado interno e deixar de depender das importações. "Uma vez atingida esta meta, a Petrobas entrará na rinha pelos mercados mundiais de hidrocarbonetos e derivados. Por causa da proximidade geográfica e da fluidez do diálogo político que já estabeleceu com o novo presidente, os Estados Unidos se convertem no grande comprador natural do 'ouro negro' brasileiro."

O jornal lembra que 11% das importações americanas de petróleo vêm da Venezuela, mas que o governo dos Estados Unidos já está "de olho" há meses nos novos campos de petróleo encontrados no Brasil, tendo, inclusive, reativado sua frota para a América do Sul e o Caribe, composta de 11 embarcações.

"Ainda que não se conheça as reservas exatas, sabe-se que o petróleo encontrado no litoral brasileiro é abundante: se forem cumpridas as previsões, o Brasil passará a ser o oitavo ou o nono produtor do planeta", diz o diário espanhol. "A previsão é que haja petróleo para exportar não só para os Estados Unidos, como também a outros países que já se mostraram interessados, como a China e o Japão."

Mas o El País afirma que o Brasil teria um interesse maior em vender derivados, como a gasolina, "o que é mais rentável do que a venda de barris de petróleo cru".

"Isso explica por que Lula decidiu apostar em uma grande injeção de capital na Petrobras, para a construção de quatro novas refinarias e na ampliação de outras tantas já existentes", diz o jornal. "O negócio já está andando."

--------------------------------------------------------------------

Agora só resta saber o que o Chapolim Colorado achará da notícia, não imagino que fará outra coisa que não seja arrotar alguma asneira contra o Brasil e falar que é uma conspiração americana/brasileira para derrubar seu governo.

Qual a opinião de vcs sobre o que pode acontecer?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: "Viva la grana!"
« Resposta #1 Online: 09 de Março de 2009, 07:03:56 »
*PS: O mais engraçado é que pouco tempo atrás o próprio Lullalá arrotava contra a gringaiada  falando que estavam de olho no petróleo descoberto e que queriam passar as mãos nele...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Março de 2009, 07:30:44 »
Agora só resta saber o que o Chapolim Colorado achará da notícia, não imagino que fará outra coisa que não seja arrotar alguma asneira contra o Brasil e falar que é uma conspiração americana/brasileira para derrubar seu governo.

Qual a opinião de vcs sobre o que pode acontecer?

Ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa em relação ao pré-sal.

Supondo que a Venezuela venha a perder para o Brasil parte do mercado americano vai ser péssimo e perfeito para o Chávez.

Péssimo porque vai ficar ainda mais complicado manter o funcionamento da Venezuela com menos dinheiro.

Perfeito porque ele vai ter um grande culpado externo, vísivel e próximo (no mesmo continente), para responsabilizar por tudo o que der errado: Brasil.

Alguém poderia lembrar que durante a bonança dos preços altos do barril de petróleo, um governante responsável teria usado o dinheiro para criar reservas para tempos de crise (como um fundo soberano) e/ou desenvolver o país, incentivando a indústria, a educação, a agricultura, e com isso diminuindo a dependência de exportação de petróleo.

E falta saber se o Lula não vai baixar as calças e ficar de quatro de novo, caso o Chávez peça para que o Brasil não exporte para os EUA para não prejudicá-lo.

“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Março de 2009, 08:33:21 »
Vai ser ótimo e péssimo para o Brasil isso. Vai se fortalecer em um cenário internacional e vai conseguir tirar bastante dinheiro daí - ainda mais se conseguir vender gasolina e não só petróleo -, mas, ao mesmo tempo, pode criar um conflito aqui na AdS, pois a possíbilidade do Chavez se virar contra o contra o Brasil é alta, além de que a Bolívia e Equador (não sei se chega a ser provável, mas essa situação não me surpreenderia) podem tomar mesma postura em defesa à Venezuela.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Março de 2009, 12:13:15 »
Supondo que a Venezuela venha a perder para o Brasil parte do mercado americano vai ser péssimo e perfeito para o Chávez.

Péssimo porque vai ficar ainda mais complicado manter o funcionamento da Venezuela com menos dinheiro.

Perfeito porque ele vai ter um grande culpado externo, vísivel e próximo (no mesmo continente), para responsabilizar por tudo o que der errado: Brasil.

É exatamente o que penso tb.

E falta saber se o Lula não vai baixar as calças e ficar de quatro de novo, caso o Chávez peça para que o Brasil não exporte para os EUA para não prejudicá-lo.

Pode contar com isso.

a possíbilidade do Chavez se virar contra o contra o Brasil é alta, além de que a Bolívia e Equador (não sei se chega a ser provável, mas essa situação não me surpreenderia) podem tomar mesma postura em defesa à Venezuela.

Podem contar com isso tb...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 09 de Março de 2009, 12:52:49 »
Vai ser ótimo e péssimo para o Brasil isso. Vai se fortalecer em um cenário internacional e vai conseguir tirar bastante dinheiro daí - ainda mais se conseguir vender gasolina e não só petróleo -, mas, ao mesmo tempo, pode criar um conflito aqui na AdS, pois a possíbilidade do Chavez se virar contra o contra o Brasil é alta, além de que a Bolívia e Equador (não sei se chega a ser provável, mas essa situação não me surpreenderia) podem tomar mesma postura em defesa à Venezuela.

Que se virem contra...grande coisa... Melhor estreitar a parceria com os EUA...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Março de 2009, 12:57:38 »

Que se virem contra...grande coisa... Melhor estreitar a parceria com os EUA...

SE a proposta da parceria vier a se concretizar.

SE o Lula não abrir mão da parceria a pedido do companheiro Chávez.
« Última modificação: 09 de Março de 2009, 13:01:47 por Ricardo RCB. »

Donald Kendall

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 09 de Março de 2009, 13:46:20 »
Culpa do Lula.

Já estou até vendo:

Lula faz um acordo e a Venezuela reage. Lula burro, não previu isso.
Lula não faz um acordo. Lula burro, deixou de ganhar dinheiro.

De qualquer maneira, os anti-lula vão ganhar essa. :)

And life goes on and on...
« Última modificação: 09 de Março de 2009, 13:49:04 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Março de 2009, 13:54:16 »
Culpa do Lula.

Já estou até vendo:

Lula faz um acordo e a Venezuela reage. Lula burro, não previu isso.
Lula não faz um acordo. Lula burro, deixou de ganhar dinheiro.

De qualquer maneira, os anti-lula vão ganhar essa. :)

And life goes on and on...

Não Di, não é questão de ser pró-Lula ou anti-Lula. Eu prefiro que essa parceria venha a se realizar e o Brasil realmente tome uma parte do mercado de exportação que a Venezuela ocupa hoje. E dane-se o Chávez e a Venezuela, que escolheu ele, repetidas vezes.

O que não depende apenas do Lula, já que, se a notícia for verdadeira, a conversa ainda é informal. E talvez nem venha a se concretizar no governo dele.

E qual o problema em atribuir algo que é culpa do Lula a ele? Não me refiro a essa possível parceria, mas aos erros que ele já cometeu.

Donald Kendall

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9 Online: 09 de Março de 2009, 14:17:06 »
Que bom, também torço por uma parceria.

E não tem problema nenhum atribuir a culpa ao Lula se ele for realmente o culpado.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Março de 2009, 15:53:57 »
Estou longe de ser o fã número 1 do Lula, mas não acho que ele seria assim tão burro e bundão a ponto de ceder a um a possível pressão do Chávez, se essas conversas com os EUA forem para frente... ainda mais com a sucessão presidencial se aproximando e ele doido para emplacar a Dilma.

É possível, mas não é provável que ele faça isso. Fonte: meu achômetro :P...
"Deus prefere os ateus"

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #11 Online: 09 de Março de 2009, 16:50:31 »
Cuidado com Mercosul a Venezuela vai saltar fora de vez em. =x
Não deseje.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Março de 2009, 17:21:58 »
Estou longe de ser o fã número 1 do Lula, mas não acho que ele seria assim tão burro e bundão a ponto de ceder a um a possível pressão do Chávez, se essas conversas com os EUA forem para frente... ainda mais com a sucessão presidencial se aproximando e ele doido para emplacar a Dilma.

É possível, mas não é provável que ele faça isso. Fonte: meu achômetro :P...

Eu respeito a sua posição.

O meu problema é que eu achava que ele não ia ceder no caso da Petrobrás na Bolívia. Depois daquilo, meu ceticismo em relação ao Lula, que já não era pequeno, aumentou e muito.

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Março de 2009, 17:23:00 »
Eu prefiro que essa parceria venha a se realizar e o Brasil realmente tome uma parte do mercado de exportação que a Venezuela ocupa hoje. E dane-se o Chávez e a Venezuela, que escolheu ele, repetidas vezes.
(2)

Melhor ser aliado dos EUA que de um bando de idiotas falidos, é até difícil para mim falar tal coisa, mas seria o único acerto dessa porcaria de governo imundo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!