Autor Tópico: Efeito adverso  (Lida 754 vezes)

Offline Lucas Eduardo

• Nível 03
  • *
Efeito adverso
« Online: 10 de Março de 2009, 22:04:39 »
Cada vez mais a ciência descobre coisas maravilhosas e facilita a nossa vida.
Atualmente temos facilidade para tudo: comunicação, locomoção, diversão, saúde, educação etc...
Isso seria mais suficiente para as pessoas (me refiro àquelas que não são "tão" religiosas, apesar de levarem isso de berço) confiarem mais na ciência do que no sobrenatural.

Curiosamente, o que acontece é o contrário. Penso que por ter tanta facilidade, as pessoas acham que sempre precisam de algo mais.

Recentemente li algo na internet sobre o efeito contrário que as campanhas ateístas estão fazendo na europa.
Quanto mais se explica, menos efetivo é ?

Eu, particularmente, há tempos já desisti de explicar qualquer coisa sobre ateísmo, ciência e evolução. Pergunto se a pessoa está realmente interessada. Caso positivo, recomendo-lhes livros e sites. Caso negativo, não contínuo a conversa. A iniciativa e curiosidade fazem parte de um ateu, e vejo com maus olhos àqueles que são replicadores de autores e não pensam por si próprios.

Por fim, chego ao meu questionamento principal. Faz diferença tentarmos batalhar para mostrar o ateísmo àqueles que não conhecem ou não gostam?!

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Efeito adverso
« Resposta #1 Online: 10 de Março de 2009, 22:13:39 »
Eu gosto de pensar em eleitos a receber a verdade... nem todos estão maduros filosóficamente para entender o conceito do ateísmo. E nem todos estão preparados para apanhar tanto quanto o Richard Dawkins. Só penso que cada um que se mostra uma caminho sem superstições conta e é importante.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #2 Online: 10 de Março de 2009, 22:33:21 »
já eu decidi seguir o conselho do cara que o Dawkins esta se referindo nesse vídeo.

<a href="http://www.youtube.com/v/lOyP44Xu5FA" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/lOyP44Xu5FA</a>
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Março de 2009, 14:26:49 »
Eu acredito q sim Lucas. Faz muita diferença, principalmente quando essas pessoas t conhecem desde sempre, mas não entendem porque vc se tornou ateu vindo de berço católico ou evangélico.
Geralmente, peço a todos os crentes q conheço para lerem a bíblia, livro por livro, e quando fizerem isso, pensem se realmente acreditam em toda a baboseira escrita nesses livros bíblicos.

Alguns parentes meus estão lendo, principalmente aquelas partes contraditórias q eu fiz questão de mostrar pra eles q existem, e vou t dizer uma coisa, eles tão com a pulga atrás da orelha, alguns desistiram por medo de deixar de acreditar, mas eu não desisto...

Agora, estou tentando explicar pra eles q a bíblia foi escrita ao longo de 1.600 anos, por 40 homens diferentes, q talvez, Jesus nem tenha existido de fato, e q abíblia foi feita por padrecos 200 e tantos anos depois q o talvez Jesus existiu, tá sendo difícil, mas tenho tempo e disposição... :ok:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Março de 2009, 11:42:50 »
Por fim, chego ao meu questionamento principal. Faz diferença tentarmos batalhar para mostrar o ateísmo àqueles que não conhecem ou não gostam?!
Não faça proselitismo agressivo do jeito que eles fazem com a religião deles, mas esteja sempre pronto a explicar seus motivos para ser ateu.

A verdade é que muita gente nunca parou para se questionar, nunca se perguntou "por que eu sigo esta religião?"
Para elas, é um fato da vida e não se discute.

Ateus, para elas, ou não existem ou são monstros. É bom mostrar que as coisas não são bem assim.
É bom criar dúvidas na cabeça delas. Algumas vão apenas fechar a mente, outras vão começar a pensar.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Março de 2009, 12:53:45 »
Não faça proselitismo agressivo do jeito que eles fazem com a religião deles, mas esteja sempre pronto a explicar seus motivos para ser ateu.

A verdade é que muita gente nunca parou para se questionar, nunca se perguntou "por que eu sigo esta religião?"

Ateus, para elas, ou não existem ou são monstros. É bom mostrar que as coisas não são bem assim.
É bom criar dúvidas na cabeça delas. Algumas vão apenas fechar a mente, outras vão começar a pensar.

Parece um pastor incentivando seus fiéis a pregar.

Eu mesmo, diria as mesmas palavras.  :oba:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Março de 2009, 11:03:03 »

Parece um pastor incentivando seus fiéis a pregar.

Eu mesmo, diria as mesmas palavras.  :oba:
A diferença é que eu não defendo o proselitismo ativo, tipo subir num caixote na praça e gritar "Deus não existe". Ou bater na porta das pessoas no domingo de manhã. A menos que ter um site na Internet seja ser ativo...

Os cristãos receberam um mandamento: "Ide...". Eu não.

Em "As chaves do Reino", A. J. Cronin fala de um missionário enviado à China. Em vez de pregar, ele abriu um hospital para os pobres. Apenas quando alguém lhe perguntava por que ele fazia aquilo, de graça, é que ele lhe falava do deus cristão.
« Última modificação: 15 de Março de 2009, 11:05:26 por Fernando Silva »

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Março de 2009, 23:47:24 »
Liga não. É que eu gosto de fazer analogias entre os comportamentos dos ateus e dos religiosos.

abraços
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!