Autor Tópico: Crenças e opiniões vencem conhecimento  (Lida 828 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Crenças e opiniões vencem conhecimento
« Online: 12 de Março de 2009, 14:19:07 »
Crenças e opiniões vencem conhecimento

A idade moderna contém tanta fé quanto tiveram os séculos precedentes. Nos novos templos pregam-se dogmas, tão despóticos quanto os do passado, e estes contam fiéis igualmente numerosos. Os velhos credos religiosos que outrora escravizavam a multidão, são substituídos por credos socialistas ou anarquistas, tão imperiosos e tão pouco racionais como aqueles, mas não dominam menos as almas. A igreja é substituída muitas vezes pela taberna, mas aos sermões dos agitadores místicos que aí são ouvidos, atribui-se a mesma fé.
Se a mentalidade dos fieis não tem evoluído muito desde a época remota em que, às margens do Nilo, Isis e Hathor atraíam aos seus templos milhares de fervorosos peregrinos, é porque, no decurso das idades, os sentimentos, verdadeiros alicerces da alma, mantêm a sua fixidez. A inteligência progride, mas os sentimentos não mudam.
A fé num dogma qualquer é, sem dúvida, de um modo geral, apenas uma ilusão. Cumpre, contudo, não a desdenhar. Graças à sua mágica pujança, o irreal torna-se mais forte do que o real. Uma crença aceite dá a um povo uma comunhão de pensamentos que originam a sua unidade e a sua força.
Sendo o domínio do conhecimento muito diverso do terreno da crença, opô-los um ao outro é tarefa inútil, embora diariamente tentada.

As leis que regem a psicologia da crença não se aplicam somente às grandes convicções fundamentais, que deixam uma marca indelével na trama da história. São também aplicáveis à maior parte das nossas opiniões quotidianas relativamente aos seres e às coisas que nos cercam.
A observação mostra que, na sua maioria, essas opiniões não têm por sustentáculos elementos racionais, porém elementos afetivos ou místicos, em geral de origem inconsciente. Se nós as vemos discutidas com tanto ardor, é precisamente porque elas pertencem ao domínio da crença e são formadas do mesmo modo. As opiniões representam geralmente pequenas crenças, mais ou menos transitórias.
Seria, pois, um erro supor que se sai do terreno da crença, quando se renuncia às convicções ancestrais. Teremos ensejo de mostrar que, as mais das vezes, ainda mais se aprofundou nesse domínio.
Sendo as questões suscitadas pela gênese das opiniões da mesma natureza que as relativas à crença, devem ser estudadas de modo análogo. Muitas vezes distintas nos seus esforços, crenças e opiniões pertencem, no entanto, à mesma família, ao passo que o conhecimento faz parte de um mundo inteiramente diverso.

Gustave Le Bon, in "As Opiniões e as Crenças"

http://citador.pt/pensar.php?op=10&refid=200903120900

Offline X

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Feminino
  • "I'm stripped of all but pride"
    • Recando Das Letras - Cynthia Cantidio
Re: Crenças e opiniões vencem conhecimento
« Resposta #1 Online: 12 de Março de 2009, 16:06:47 »
Ora, e não é Gustave Le Bon tão convicto de sua observação quanto qualquer um de sua "própria"? Com esse questionamento, abrangemos o significado da fé e passamos a trânsformá-la na convicção de que há um dogma inexecutável de acordo com a euforia que carrega o questionador dessa certeza.

Offline Maeve Brooks

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Feminino
Re: Crenças e opiniões vencem conhecimento
« Resposta #2 Online: 12 de Março de 2009, 17:46:58 »
Sou contra esse conceito de "evolução"...se com isso o autor quis dizer que apesar de todas as descobertas científicas as pessoas continuam crendo no improvável, não me surpreende. O texto me passa a impressão de querer dizer "as crenças só mudaram de roupa". É certo que conhecimento se opoe a opiniões e crenças, mas é irreal esperar que o ser humano se baseio no lógico todo o tempo, o homem tem tantas reações irracionais, subjetivas.
Mais fértil seria discutir a extrema dificuldade do senso comum em substituir suas crenças e opiniões por conhecimento comprovado e lógico.
Tenta convencer alguém bastante crédulo a comer manga com leite!!! Mesmo sabendo que testes já foram feitos, que a manga não tem substâncias que reajam violentamente com o leite, o povo não come!!!!
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!