Autor Tópico: Lula quer 'parceria' sem 'intromissão' dos EUA na AL  (Lida 751 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Lula quer 'parceria' sem 'intromissão' dos EUA na AL
« Online: 17 de Março de 2009, 09:41:35 »
Fonte: http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac339647,0.htm

Lula quer 'parceria' sem 'intromissão' dos EUA na AL

Presidente diz também que Obama tem 'clareza' de que é preciso estabelecer um consenso entre o G-20

AE - Agencia Estado

Tamanho do texto? A A A A
SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu  nesta segunda-feira, 16, uma "visão de parceria e não de ingerência, de contribuição e não de intromissão", dos Estados Unidos nas relações com a América Latina democratizada, que "cresce e que fez uma opção pelo desenvolvimento". No programa semanal de rádio "Café com o Presidente", Lula afirmou que retomou a conversa sobre a região na reunião que teve no fim de semana com o presidente dos EUA, Barack Obama. "Eu estou convencido de que os Estados Unidos podem, definitivamente, ter uma outra relação com a América Latina. Nós não queremos Aliança para o Progresso, como foi feito na década de 60, nós não queremos a ingerência em função de perspectiva de luta armada", afirmou o presidente brasileiro.

Lula disse também que Obama tem a "clareza" de que é preciso estabelecer um consenso entre os países do G-20 para tomar medidas contra a crise econômica global. De acordo com o presidente brasileiro, é preciso encontrar uma saída coletiva para a crise econômica. Por isso, Lula lembrou que disse ao presidente dos EUA que é preciso retomar a conversa sobre a Rodada Doha de comércio internacional. "Tem gente que acha que, em função da crise, é muito difícil retomar as negociações da Rodada Doha. Eu acho que nós temos que vê-la não como um empecilho, mas como uma saída ou um dos componentes para que a gente possa resolver o problema da crise, sobretudo ajudando os países mais pobres que querem vender os seus produtos nos países mais ricos."

Lula disse ainda que não há mais nenhuma razão para a continuidade do bloqueio econômico contra Cuba. "Eu acho que pode mudar, eu acho que o Obama tem condições de fazer essa inflexão, sobretudo se nós analisarmos o caso de Cuba, em que não há mais nenhuma razão para continuar o bloqueio", declarou.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Lula quer 'parceria' sem 'intromissão' dos EUA na AL
« Resposta #1 Online: 18 de Março de 2009, 00:23:11 »
OK, irei pesquisar o que é a Rodada Doha.

Ps: e o que me interessa o bloqueio dos EUA contra Cuba? As vezes eu acho que o Lula se mete demais.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Março de 2009, 08:06:11 »
O bloquei contra Cuba é quase um chavão... se você quer parecer civilizado é o mínimo que você tem que dizer :P

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #3 Online: 18 de Março de 2009, 09:09:47 »
O Lula-lá está só jogando pra galera peleguista. Se os gringos jogarem uns dólares, dirá que é contribuição americana. até que eles possam pegar tudo, dar um pé neles e dizer que se intrometem demais. Com tradição não se mexe.

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2009, 19:27:32 »
(Constituição Brasileira - Título I)
A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

--

Aplausos para o governo, na única esfera na que, em minha opinião, fica quase exento de críticas, e provavelmente a única aonde tem liberdade para atuar sem travas, que é a política externa.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2009, 21:04:40 »
A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

--

Aplausos para o governo, na única esfera na que, em minha opinião, fica quase exento de críticas, e provavelmente a única aonde tem liberdade para atuar sem travas, que é a política externa.

A política externa brasileira é uma piada.

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2009, 21:06:16 »
Curiosamente, Lula é admirado por uma porção maioritaria dos Europeus e o tal Obama disse que é o político mais popular do mundo... Mas você deve ter razão...

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2009, 21:19:41 »
Curiosamente, Lula é admirado por uma porção maioritaria dos Europeus e o tal Obama disse que é o político mais popular do mundo...

E dai?

Mas você deve ter razão...

Sim, eu tenho.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2009, 10:48:56 »
Prezados,

Muito cuidado com o Lula! Governo e Povo são coisas muito distíntas para ele. Quem for Governo não pode ser tratado como cidadão comum, já o povo... Como dizia Chico Anysio: "O povo que se exploda".

Quanto a política externa, o Lula parece prostituta arrependida: Faz o serviço (Balança Comercial boa), é pago (Em Dolar) e depois se arrepende (EUA! Não se metam!).

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2009, 10:57:08 »
Agora comércio é caridade?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2009, 11:35:21 »

--

A política externa brasileira é uma piada.

Não, não é.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2009, 11:44:05 »
Citação de: [url=http://]http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/amorim-patetico/[/url]
Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores, é certamente a figura mais patética que já ocupou a cadeira de titular do Itamaraty. O gigante fez Lula acreditar que entende perfeitamente como funciona o mundo. O ministro fez parecer ao Apedeuta que os conflitos internacionais são como uma partida entre o Corinthians e o Palmeiras ou como uma negociação entre sindicalistas e empresas. Amorim — e, pois, o Brasil — foi derrotado em todos, rigorosamente todos, os embates internacionais em que se meteu. Querem um resumo dos desastres?

NOME PARA A OMC
- Amorim tentou emplacar Luís Felipe de Seixas Corrêa na Organização Mundial do Comércio em 2005. Perdeu. Sabem qual foi o único país latino-americano que votou no Brasil? O Panamá!!!
NOME PARA O BID
- Também em 2005, o Brasil tentou emplacar João Sayad na presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Deu errado outra vez. Dos nove membros, só quatro votaram no Brasil — do Mercosul, apenas um: a Argentina.
ONU
- O Brasil tenta, como obsessão, a ampliação (e uma vaga permanente) do Conselho de Segurança da ONU. Quem não quer? Parte da resistência ativa à pretensão está justamente no continente: México, Argentina e, por motivos óbvios e justificados, a Colômbia.
DITADURAS ÁRABES
- Sob o reinado dos trapalhões do Itamaraty, Lula fez um périplo pelas ditaduras árabes do Oriente Médio. O Babalorixá deixou de visitar a única democracia da região: Israel.
CÚPULA DE ANÕES
- Em maio de 2005, no extremo da ridicularia, o Brasil realizou a cúpula América do Sul-Países Árabes. Era Lula estreando como rival de George W. Bush, se é que vocês me entendem. Falando a um bando de ditadores, alguns deles financiadores do terrorismo, o Apedeuta celebrou o exercício de democracia e de tolerância…
ISRAEL E SUDÃO
- A política externa brasileira tem sido de um ridículo sem fim. Em 2006, país votou contra Israel no Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas, no ano anterior, negara-se a condenar o governo do Sudão por proteger uma milícia genocida, que praticou os massacres de Darfur. Por que o Brasil quer tanto uma vaga no Conselho de Segurança da ONU? Que senso tão atilado de justiça exibe para fazer tal pleito?
FARC
O Brasil, na prática, declara a sua neutralidade na luta entre o governo constitucional da Colômbia e os terroristas da Farc. Já escrevi muito a respeito do assunto.
RODADA DOHA
O Itamaraty fez o Brasil apostar tudo na Rodada Doha, que foi para o vinagre. Quando viu tudo desmoronar, Amorim não teve dúvida: atacou os Estados Unidos.

Sem falar nas rasteiras que já levou dos seus "companheiros" da bolívia, venezuela, argentina, paraguai, equador e da China recentemente. 

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2009, 11:46:20 »
Gosto do teu nick. Adequado.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2009, 13:06:22 »

Realmente, o meu nick prova a eficácia da política externa do governo Lula.

Offline yud

• Nível 11
  • *
  • Me and the Devil
« Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2009, 16:26:19 »

Realmente, o meu nick prova a eficácia da política externa do governo Lula.

Com o que você está comparando a política externa do governo Lula?

"You may bury my body, down by the highway side
So my old evil spirit can catch a Greyhound bus and ride"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!