Autor Tópico: 'Pin-up de Putin'  (Lida 617 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Renato T

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.486
  • Sexo: Masculino
'Pin-up de Putin'
« Online: 18 de Março de 2009, 09:32:20 »
Fonte: G1
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1046801-5602,00-PINUP+DE+PUTIN+ANOS+ROUBA+A+CENA+POLITICA+NA+RUSSIA+E+QUER+SER+PRESIDENTE.html

Citar


'Pin-up de Putin', 24 anos, rouba a cena política na Rússia e quer ser presidente


Blogueira Maria Sergeyeva vira 'garota-propaganda' do Kremlin.
Críticos dizem que ela é 'vira-casaca' ou está sendo usada pelo governo.

Do G1, em São Paulo


Pin-up, garota-propaganda, líder de torcida, garota do pôster, não importa como a chamem, ela quer mesmo é ser presidente da Rússia. Aos 24 anos, Maria Sergeyeva se destaca como o principal rosto do governo do país, ganhando atenção da imprensa ocidental e da população russa com suas feições delicadas em contraposição à imagem já um tanto desgastada do primeiro-ministro e verdadeiro líder do país, Vladimir Putin.

Autora de um dos blogs russos mais populares, esta estudante de filosofia é o símbolo do patriotismo do movimento da juventude do país. Desde o início deste ano, ganhou destaque por sua participação em manifestações a favor do Kremlin, e já teve o nome cogitado até para assumir um ministério no governo de Dimitri Medvedev.


Foto: AP
A blogueira russa Maria Sergeyeva posa em frente ao Kremlin na terça-feira (17). (Foto: AP)


Seu discurso é nacionalista, por vezes xenófobo, sempre radical. Ataca os Estados Unidos, o Ocidente, os imigrantes e especialmente a oposição, a quem chama de traidores. Em manifestação recente, ela disse ter "certeza" de que Putin e Medvedev a protegeriam dos efeitos da crise econômica global. "Juntos, venceremos", disse, conta o diário britânico "The Times".

Depois de cair na internet, o discurso se tornou tão popular que derrubou o servidor onde o blog estava hospedado. Foram mais de 140 mil acessos em pouco tempo. "Fiquei surpresa com a reação", contou ao "Times", em Moscou, no início do mês.

"As pessoas estão com medo da crise, e eu toquei neste importante ponto. Minha mensagem foi simples? estamos nas mãos certas e vamos sair da crise mais fortes, se nos mantivermos positivos", disse.

Ela rejeita qualquer acusação de que o governo russo seja autoritário, e ataca o ocidente, e especialmente os Estados Unidos, que diz planejar enfraquecer a Rússia.


Foto: AP
A blogueira russa Maria Sergeyeva posa em frente ao Kremlin na terça-feira (17). (Foto: AP)

 

Jovem Rússia

Sergeyeva faz parte da Jovem Guarda da Rússia, movimento composto por jovens que fazem campanha a favor do governo, e que foi um dos principais responsáveis pela fama dela. Segundo o jornal “Daily Mail”, o grupo é financiado pelo governo e usa o patriotismo para fisgar adeptos, que acabam conquistando vantagens profissionais, crescendo com maior facilidade.

"Fui criada para ser patriota desde o primeiro dia. Meu amor pela Rússia veio com o leite da minha mãe. Adorava ouvir os contos heróicos dos meus avós sobre a guerra. Putin nos trouxe estabilidade e crescimento econômico. É bom que ele seja linha dura. É disso que a Rússia precisa", disse Sergeyeva em entrevista recente.

Seu discurso comprova este nacionalismo. Uma das principais campanhas recentes que iniciou vai contra imigrantes e a produção industrial de outros países. Sergeyeva diz que usa apenas roupas produzidas na Rússia e prega que a população do país priorize o uso de carros feitos lá.


“Os imigrantes deveriam trabalhar em funções que os russos não querem assumir”, disse, segundo o “Mail”, “eles roubam nosso trabalho”.

Ela se tornou uma referência no próprio país, e é procurada por veículos de comunicação para comentar a política nacional. Em entrevista recente ao site Moscow News, ela tratou da questão ambiental na Rússia, protestando contra um centro de incineração de lixo e a favor da reciclagem.


Foto: AP
A blogueira russa Maria Sergeyeva posa em frente ao Kremlin na terça-feira (17). (Foto: AP)

 

Imagem usada

Para os críticos, Sergeyeva está sendo usada pelo governo por sua imagem, tentando atrair os jovens para a política e para o partido de Putin. Para isso, usam a história recente. Até bem pouco tempo atrás, conta o jornal inglês "Daily Mail", ela era uma orgulhosa crítica do atual premiê, ativista do Partido Democrático, grupo que quer a entrada da Rússia na União Europeia. Ela já se destacava em discursos inflamados, chamando membros do governo de robôs e androides.

A conversão, segundo o jornal, foi repentina, o que leva os ex-companheiros da oposição a acreditarem que ela pode ter sido contratada pelo governo, por conta do seu potencial, ou que, antes, estivesse infiltrada entre os opositores.

Sergeyeva nega. Ela diz viver e respirar a política de Putin atualmente, segundo o “Mail”, e atua no treinamento de blogueiros “do Estado”, a favor do governo, que fazem propaganda e atacam oposicionistas.

 

Futuro

“Eu quero ser presidente um dia, ou pelo menos primeira-ministra”, disse a jovem, alegando que a política é sua prioridade, e que tem o olho no futuro do país. “Não acho que a Rússia esteja pronta para ter uma mulher presidente. Por outro lado, daqui a 20 anos, quando tiver 44, isso pode mudar e pode ser a hora certa para minha presidência”, disse.

Sua inspiração vem do próprio premiê e até de líderes do Ocidente. Srgeyeva diz adorar os britânicos Margareth Thatcher e Winston Churchill, que diz terem sido grandes líderes.

Raramente vejo notícias sobre a Russia nos jornais daqui. Qual a posição política da Russia atualmente?

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: 'Pin-up de Putin'
« Resposta #1 Online: 18 de Março de 2009, 09:39:46 »
Ditadura estilo chavista, sob uma carapaça de legitimação democrática fraudulenta. Na Chechênia, que quer se separar, Putin ganhou com votação recorde.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: 'Pin-up de Putin'
« Resposta #2 Online: 18 de Março de 2009, 09:51:58 »
Sempre me assusta ver pessoas muito jovens tomando posições radicais de extrema ao mesmo tempo em que possuem acesso político.

Nunca consigo deixar de pensar que esse discurso acaba se tornando cego em certo ponto.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: 'Pin-up de Putin'
« Resposta #3 Online: 18 de Março de 2009, 09:54:13 »
Ditadura estilo chavista, sob uma carapaça de legitimação democrática fraudulenta. Na Chechênia, que quer se separar, Putin ganhou com votação recorde.

Tem uma longa tradição desde a URSS de fraudar eleições.
Putin fazendo escola.

Offline Renato T

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.486
  • Sexo: Masculino
Re: 'Pin-up de Putin'
« Resposta #4 Online: 18 de Março de 2009, 09:59:47 »
Ditadura estilo chavista, sob uma carapaça de legitimação democrática fraudulenta. Na Chechênia, que quer se separar, Putin ganhou com votação recorde.

Mas para que lado, esquerda ou direita? Me parece estranho saber que o muro de berlim caiu a 20 anos e já estão querendo erguer um novo país socialista, assim como me parece estranho que o governo da Russia seja de direita.

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: 'Pin-up de Putin'
« Resposta #5 Online: 18 de Março de 2009, 12:41:05 »
O que importa é que agora a ideologia não conta muito, apenas as conseqüências. Mantêm-se o aparato da KGB, a intromissão pesado do Estado na Economia e na vida das pessoas e o poder  continua nas mãos de um grupo. Imagino que a perestroika era para ser um processo parecido com a China, onde se abriu a economia, se incentivou a livre iniciativa e a propriedade privada mas sem abrir mão do poder. Na Europa, como o povo estava de tão saco cheio dos comunistas, a abertura foi "revolucionária", e levou certo tempo pra KGB voltar ao poder. Mas as consequências foram as mesmas.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!