Autor Tópico: Filme patrocinado por governo marca reabilitação de Confúcio na China  (Lida 919 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Filme patrocinado por governo marca reabilitação de Confúcio na China

O governo da China irá copatrocinar um filme sobre a vida e obra de Confúcio, num sinal de que o filósofo, que nos tempos maoístas foi banido pelo Partido Comunista, está sendo reabilitado no país.

A produção custará US$ 2,8 milhões e é uma parceria entre os estúdios Dadi Cinema, de Pequim, e a estatal China Film Group.

O filme será estrelado pelo galã de Hong Kong Chow Yun-Fat, que também participou de O Tigre e o Dragão.

As gravações deverão começar em três semanas, mas ainda não há uma previsão para a data de lançamento.

Burguês e Feudal

A obra do filósofo, que viveu na época de 500 a.C. e esteve na corte da dinastia Zhou, enfatiza a fidelidade à família e busca da harmonia, ideias consideradas "burguesas" e "feudais" nos tempos da Revolução Cultural (1966-1976) e por isso combatidas pelo Partido Comunista.

Durante a revolução, os estudantes da Guarda Vermelha fiéis a Mao Tse-Tung invadiram a casa dos descendentes de Confúcio, violaram o tumulo dele e depredaram o templo erguido em sua homenagem na cidade de Qufu.

Na ação, mais de 6,6 mil relíquias históricas foram destruídas.

Reabilitação

A "reabilitação" de Confúcio vinha ocorrendo gradualmente desde o começo das reformas de abertura da China, mas a recente aceleração desse processo é vista como um sinal de que o Partido Comunista considera a filosofia confucionista como uma alternativa à religião.

Diversos editoriais em jornais estatais como o China Daily e o People's Daily reforçaram essa ideia afirmando de que as virtudes confucionistas são necessárias em uma China cada vez mais materialista.

A ênfase em harmonia, paz e fidelidade filial também vem bem a calhar em uma sociedade onde o desnível entre ricos e pobres cresce a olhos vistos, ameaçando a estabilidade do Partido Comunista.

"Diferentemente da tradição judaico-cristã ocidental, na China a moral não descende da religião. É um sistema oriundo do Confucionismo" escreveu Lau Nai-keung no China Daily.

Retorno

O retorno do confucionismo se mostra em muitas frentes.

Institutos de cultura chinesa patrocinados pelo governo chinês no exterior foram batizados em homenagem a Confúcio.

Oficiais do Partido Comunista têm incluído em seus discursos citações do filósofo, e pelo menos um livro sobre ele lançado recentemente virou bestseller nacional.

Até a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos fez referência a Confúcio citando a frase de saudação aos "amigos que vem de longe".

Ainda nesta quarta-feira, por exemplo, o roteiro da visita oficial do premiê norte-coreano Kim Yong Il incluiu uma visita ao templo de Confúcio em Qufu, em mais uma nítida mostra de que o Partido Comunista está reforçando a ideologia confucionista como parte da identidade cultural chinesa.

"O Confucionismo, que é a espinha dorsal da ética e permeia todas as facetas da sociedade chinesa, está tendo evidentemente um retorno", concluiu Lau Nai-keung no China Daily.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090318_chinaconfuciofilmemw.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: Filme patrocinado por governo marca reabilitação de Confúcio na China
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2011, 15:27:23 »
Estou me interessando pelo confucionismo.Alguém aqui já leu Os Analectos e sabe se vale a pena ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2011, 15:36:34 »
Tenho uma edição d'Os Analectos e achei interessante. Bons conselhos em linhas gerais, mas a leitura é algo aborrecida. Gostaria de ver uma edição com mais comentários e mais contexto histórico mais pesquisado do que a que tenho.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2011, 19:21:23 »
Os Anacletos são uma lista de aforismos, não é? Imagino que seja meio chato realmente. Eu tinha mais interesse pelo i-Ching.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2011, 11:30:44 »
O correto seria dizer que o confucionismo é uma religião ateísta ou um sistema ético ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2011, 08:51:00 »
O correto seria dizer que o confucionismo é uma religião ateísta ou um sistema ético ?

Pelo contato que já tive, parece-me mais um sistema ético, ligado [também] a política.

Tem um pensamento que atribuem a ele, que gosto mas não sei se ele foi realmente o autor:

"Se cada um tomar conta da própria vida, não resolverá todos os problemas do mundo, mas será um canalha a menos"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!