Autor Tópico: Vale do Silício gelado  (Lida 384 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Vale do Silício gelado
« Online: 22 de Março de 2009, 23:56:39 »
Vale do Silício gelado

A Sibéria, um dos lugares mais remotos do mundo, se transforma num polo de criação tecnológica


A SIBÉRIA DO PASSADO: o ditador Stalin mandava aos vastos campos gelados os inimigos do regime

A Sibéria ficou conhecida como um dos lugares mais gelados e remotos do mundo e local de desova dos inimigos do regime soviético que eram enviados pelo ditador Josef Stalin para a realização de trabalhos forçados. Hoje, a Sibéria é um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do planeta, chamado por cientistas locais de "Vale do Silício gelado", numa referência à região na Califórnia, nos Estados Unidos, que concentra empresas de tecnologia e informática. Pelos menos três mil companhias da área de TI funcionam ali, a maioria delas produzindo sistemas, softwares e serviços para grandes multinacionais. Estima-se que apenas as exportações de produtos desenvolvidos no Silício gelado tenham gerado em 2008 receitas de US$ 2 bilhões, um crescimento de mais de 1.000% em apenas uma década.


SIBÉRIA DO PRESENTE: Novosibirsk, a maior cidade da região, vive um inédito boom imobiliário

O polo funciona em Akademgorodok (Cidade Universitária), a 20 quilômetros de Novosibirsk, o município mais importante da Sibéria, com 1,5 milhão de habitantes. A Cidade Universitária foi criada pela ex-União Soviética no auge da Guerra Fria, nos anos 80 do século passado. Era um centro de formação de cientistas que tinham por objetivo desenvolver equipamentos de espionagem para a polícia secreta.

Com o esfacelamento do regime, na década de 90, o local perdeu sua utilidade. A partir de 1992, o então presidente da Rússia, Boris Yeltsin, elaborou um programa de estímulos que previa benefícios fiscais para empresas de tecnologia que se estabelecessem ali. Foi isso que atraiu firmas como a Novosoft, que produz programas de informática para a IBM. Depois, vieram muitas outras.

O polo contribuiu para que a Rússia se transformasse no terceiro maior destino de terceirização de softwares do mundo, depois da China e da Índia. Ele mudou a face da Sibéria. Os arredores de Akademgorodok não lembram em nada os imensos campos gelados que fizeram a fama da região. O que se vê é um boom imobiliário sem precedentes. Dezenas de prédios estão sendo construídos para receber novas empresas de tecnologia - a maioria delas criadas por jovens empreendedores. Para essa turma, a Sibéria stalinista deve ser apagada do passado.

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/598/vale-do-silicio-geladotexto-que-aparece-no-sumario-da-revista-129118-1.htm

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!