G8 dobrará ajuda financeira à África, diz BlairO primeiro-ministro britânico, Tony Blair, afirmou hoje em Gleneagles, na Escócia, que o G8 (grupo dos sete países mais ricos e a Rússia) dobrará sua ajuda financeira à África, aumentando em US$ 50 bilhões o recurso até 2010. O premier britânico afirmou que não se trata apenas do dinheiro, já que acordos anteriores conseguiram o cancelamento da dívida externa dos 18 países mais pobres do mundo.
"O acordo não significa o fim da pobreza na África, mas é uma esperança de que possa ser erradicada", destacou Blair, ao tomar a palavra, rodeado dos líderes do G8 e de alguns dirigentes africanos.
O grupo se comprometeu também a dar US$ 3 bilhões para a Autoridade Nacional Palestina (ANP) nos próximos anos com o objetivo de apoiar a paz. "O pacote de ajuda está destinado para que os dois Estados, Israel e Palestina, dois povos e duas religiões, possam viver lado a lado e em paz", afirmou Blair no final da cúpula de três dias na Escócia.
Tony Blair considerou possível que na reunião ministerial da OMC em Hong Kong seja obtido um compromisso sobre uma data da supressão de todos os subsídios à exportação de produtos agrícolas. Pelo que ouviu durante os debates do G8 e por suas conversas com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, Blair disse que essa data pode ser 2010.
Fonte:
Terra Notícias