Inglês moderno (olha quanto phrasal verb!) e brush no photoshop. HOAX.
A Idade Antiga, na tradição francesa - e nossa, por consequência - acaba com a crise do império Romano, e a moderna começa com a tomada de Constantinopla. Então, a era medieval fica aí no meio, sendo chamada de Alta no período entre o IV/V e o IX/XII, dependendo da área considerada. Parece que tem que ver como se fizesse um U. O nome foi dado pelos intelectuais do renascimento, naquele surto de quererem se identificar com os grandes antigos.
Obviamente estas demarcações são aleatórias, cada um escolhe a data que quer, é mais tradicional mesmo. Hoje em dia é OUT usar estas divisões, a não ser que se queira passar páginas e páginas explicando qual é o critério; o pessoal faz "história do período carolíngio" e umas coisas do gênero. Enfim, é uma puta quizomba, nem quem trabalha com isso entende.
Se alguém quiser saber, EU divido o tempo em história da inglaterra assim:
- pré-história até os celtas; [ph]
- sob domínio romano, desde o júlio césar até a crise; [ha]
- sob domínio anglo-saxãos; [aim]
- medieval stricto sensu, do guilherme primeiro até a união das casas de lancaster e york; [bim]
- período da reforma, até a bill of rights; [hm]
- a tal "era dos impérios", que acaba com a guerra no XX; [hc]
- e depois a era tony blair, que desgraça.
Forço dentro dos meus conceitos de divisão do tempo (ver os [xx] ), mas pra obedecer a isso tem que ser meio arbitrário mesmo - e me facilita a vida. Mas não faço idéia de como é a tradição deles.