Por favor... se não bastassem as pessoas mal intencionadas, que abundam, ainda tem-se que levar em conta que equipamentos eletrônicos estão sujeitos a inúmeras interferências eletro-magnéticas que podem introduzir ruídos nas filmagens... ainda mais atualmente, aonde a poluição no espectro de radio frequência é cada vez maior. Com um simples transmissorzinho eu tiro do ar qualquer câmara de filmagem... agora imaginem eu uma área urbana, densamente povoada por redes Wi-Fi, controles remoto, radio-amadores, estações de AM/FM/TV (com centenas de kilowatts de potência), estações radio-base de celulares e os próprios celulares.
Só a título de exemplo... coloquem um simples e trivial telefone celular (que é de uma potência minúscula, 600mW) perto das caixas de som de um PC... tentem agora com um rádio AM comum.

O mais curioso disto tudo é que estes "pesquisadores" (pra mim são vagabundos com falta do que fazer) nem sequer cogitam estas possibilidades... pegam qualquer bosta que aparece no vídeo e atribuem origem sobrenatural.... dá no saco a "metodologia" aplicada.
O mesmo vale até para a ufologia aonde até radares podem ser enganados por interferências naturais ou não... uma simples camada anormal da atomosfera, com densidade e condutividade diferentes (radio-amadores utilizam-se disto, chama-se de propagação, com alguns fenômenos realmente impressionantes para a comunicação ponto-a-ponto). O famoso sinal WOW, captado por radio-telescópios (avançadíssimos), não passou de uma interferência terrestre... imaginem agora o quanto equipamentos de filmagem "Ching-Ling", de baixo custo e qualidade, estão expostos a tudo isto.
Mas isto nunca, sequer, entra em consideração por este bucéfalos... ou por ignorância ou por pura e simples má fé.
99,9% (número puramente ilustrativo) dos casos é BULLSHIT, 0,1% apenas se desconhece o fenômeno... mas o que me impressiona é a facilidade que "pesquisadores" atribuem origem sobrenatural... minha sacra-santa bolsa testicular não aguenta.