Autor Tópico: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado  (Lida 1522 vezes)

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Skorpios

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Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Online: 26 de Março de 2009, 13:06:17 »
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Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado      
Por Defesa Brasil   
26 de Março de 2009
Virgínia Silveira

São José dos Campos - O Brasil prepara-se para atingir o domínio tecnológico na área de veículos aéreos não tripulados (VANT). A empresa Avibrás recebeu R$ 18 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para desenvolver um VANT com aplicação civil e militar nas áreas de reconhecimento, monitoramento ambiental, inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica, tubulação de gás, tráfego urbano, entre outras.

A parte eletrônica do VANT brasileiro, envolvendo o seu sistema de navegação e controle, foi testada com sucesso em seis voos, realizados em dezembro, em uma plataforma de pequeno porte, de propriedade da Força aérea Brasileira (FAB). Iniciado em 2005, o VANT é um projeto desenvolvido pelo Comando-geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), Centro Tecnológico do Exército (CTEx), Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e a Avibrás como parceira industrial.


A primeira fase do projeto, que envolveu o domínio tecnológico das partes mais sensíveis do veículo, foi coordenada pelo CTA. A FINEP destinou R$ 9 milhões para essa etapa. Foram realizadas quatro campanhas de ensaios dos sistemas e um total de 27 voos, na aeronave Acauã, desenvolvida pelo CTA na década de 80, com três metros de envergadura. "A aeronave conseguiu fazer o acompanhamento do traçado do Rio Mogi-Guaçu em voo totalmente autônomo", disse o coordenador do projeto VANT no CTA, Flávio Araripe D´Oliveira.

Para a última campanha de testes em voo foram contratadas as empresas Flight Technologies (piloto automático), BCC- Bossan Computação Científica (software embarcado) e Johansen Engenharia (engenharia de sistemas). Todos os voos tiveram ainda o acompanhamento de um helicóptero CH-55 Equilo, do Grupo Especial de Ensaios em voo, do CTA.

"Caberá a Avibrás o desenvolvimento de um VANT operacional, de média altitude e 15 horas de autonomia de voo", explicou. A fase de certificação do VANT, segundo o CTA, tem uma previsão de absorver mais R$ 80 milhões, mas os recursos ainda estão sendo negociados. O desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados no Brasil conta com o apoio da FINEP, através do programa de subvenção econômica, que liberou R$ 80 milhões para 31 projetos considerados estratégicos. Dentre esses projetos, foram selecionadas seis propostas relacionadas a veículos aéreos não tripulados.

Os projetos de VANTs no Brasil ganharam impulso tendo em vista um mercado que movimenta cerca de US$ 8 bilhões por ano, segundo Oliveira. "Até 11 de setembro de 2001, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos investia uma média de US$ 200 milhões a US$ 300 milhões por ano na área de UAV (unmanned aerial vehicle). Atualmente esses valores ultrapassam os US$ 3 bilhões anuais."

No Brasil existem mais de 10 iniciativas públicas e privadas na área de VANT. Entre elas está a da Flight Solutions, que desenvolve um VANT de curto alcance, com aplicação em reconhecimento para o Exército brasileiro. A empresa, que iniciou suas atividades em uma incubadora de tecnologia aeroespacial, hoje está instalada no Parque Tecnológico de São José dos Campos. A empresa AGX, em parceria com a Universidade de São Carlos e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está desenvolvendo um VANT para aplicações agrícolas, como por exemplo, observação de safras.

Nos Estados Unidos os veículos aéreos não tripulados ou UAVs recebem a denominação 3D, como referência ao tipo de missão desempenhada por este tipo de aeronave: dull (enfadonha), dangerous (perigosa) e durty (suja). No próprio nome já é possível identificar as vantagens operacionais das aeronaves sem piloto: voos longos, sem restrição (algumas aeronaves VANT, como o americano Global Hawk, realizam missões de até 40 horas); acesso a locais com risco de contaminação ou próximas a áreas vulcânicas, por exemplo; e regiões em situação de guerra, com alto risco de abate pelo inimigo.

O desenvolvimento de VANT também integra a lista de prioridades da nova política de defesa nacional do governo. A Polícia Federal, de acordo com Oliveira, lançou recentemente uma procura internacional de VANT com aplicação em reconhecimento e equipados com sensores de infra-vermelho e radar capaz de enxergar alvos em condições atmosféricas adversas. "Num prazo de dois a três anos teremos no Brasil um sistema completo de VANT de reconhecimento, desenvolvido com tecnologia brasileira e industrializado por uma empresa nacional", disse.

A Avibrás, segundo ele, tem grande potencial de exportação do VANT para os clientes que utilizam seu sistema de lançamento de foguetes Astros II. "Os usuários do sistema Astros querem saber, com precisão, onde estão caindo os foguetes depois de lançados. Isso normalmente é feito hoje com soldados em terra e aeronaves". O VANT, de acordo com Oliveira, é quase um complemento de imagens de satélites, com a vantagem de ter um custo bem mais baixo.

Fonte: Valor Econômico (Texto)

http://defesabrasil.com/site//Noticias/Tecnologia/Brasil-tera-seu-veiculo-aereo-nao-tripulado.html

Offline André Luiz

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #1 Online: 26 de Março de 2009, 14:45:12 »
Achava que iriam desenvolver alguma coisas com os sul-africanos da Denel ou o pessoal da Elbit/Aeroeletronica

Offline Diego

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #2 Online: 26 de Março de 2009, 15:52:04 »
Mas já temos a pelo menos 40 anos!



Offline Fabi

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #3 Online: 26 de Março de 2009, 17:16:17 »
 :sleepy: Eu lí o título do tópico e pensei: por que o brasil vai ter um carro voador sem pessoas dentro? Qual a graça de ter um carro que voa se não tiver ninguém dentro?  Mas também veículo aéreo... por que não colocaram avião ao invés de veículo aéreo no título? quando falam veículo a gente já imagina um carro...e veículo aéreo...um carro com asas...
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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #4 Online: 26 de Março de 2009, 17:19:26 »
Mas também veículo aéreo... por que não colocaram avião ao invés de veículo aéreo no título?
Nem todo veículo aéreo é um avião.

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Offline Fabi

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #5 Online: 26 de Março de 2009, 17:21:21 »
Mas também veículo aéreo... por que não colocaram avião ao invés de veículo aéreo no título?
Nem todo veículo aéreo é um avião.
Eu sei...tem helicóptero...Foguete... mas veículo áreo fica parecendo carro que voa... :?
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Offline André Luiz

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #6 Online: 26 de Março de 2009, 17:27:03 »
Na ultima ediçao da revista Força Aerea tem um artigo muito bom sobres os VANTs

Mas quando estas coisas começarem a matar gente aliada vai ser uma correria de volta as escolinhas de pilotagem  :P

Offline André Luiz

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #7 Online: 30 de Março de 2009, 14:28:15 »
Mas antes de pensarem em nao tripiulados, acho bom eles escolherem logo o tripulado  :hihi:

O único avião que deve vir com o radar AESA será o F-18, já que nos outros dois o radar ainda está na fase de projeto.Com relação ao Gripen virá obviamente o Demonstrador. .


 
Citação de: [url=http://][/url]
30/03/2009 - 07h44

Nota à Imprensa: F-X2 - Visitas Técnicas e Voos de Avaliação AERONÁUTICA COMEÇA A ETAPA DE VISITAS TÉCNICAS E VOOS DE AVALIAÇÃO COM AS EMPRESAS DO PROJETO F-X2

O Comando da Aeronáutica, em continuidade ao cronograma de seleção dos novos caças multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), inicia, a partir de hoje, 30 de março, as visitas técnicas às empresas ofertantes e os voos de avaliação das respectivas aeronaves participantes do Projeto F-X2, cujo objetivo é de verificar aspectos técnicos, operacionais, logísticos e industriais.

Para cumprir tais objetivos e obter maior detalhamento das ofertas apresentadas pelas empresas (aqui listadas em ordem alfabética) BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG), serão visitadas e avaliadas instalações industriais e logísticas, oficinas de manutenção, laboratórios de desenvolvimento de sistemas e esquadrões operacionais, bem como as aeronaves oferecidas serão voadas e testadas por pilotos e engenheiros integrantes da comissão de avaliação.

Durante o mês de março, a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) reuniu-se com sua equipe e promoveu uma série de esclarecimentos com as três empresas participantes, no intuito de dirimir dúvidas e aprimorar o conteúdo das respectivas ofertas com relação aos requisitos do COMAER, mantendo o foco nos aspectos comerciais; técnicos; operacionais; logísticos; de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica, e de transferência de tecnologia.


Brigadeiro-do- Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
 Fonte: CECOMSAER

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2009, 15:49:35 »
Mas já temos a pelo menos 40 anos!


Boa!

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #9 Online: 30 de Março de 2009, 17:26:31 »
Citação de: [url=http://][/url]
30/03/2009 - 07h44

Nota à Imprensa: F-X2 - Visitas Técnicas e Voos de Avaliação AERONÁUTICA COMEÇA A ETAPA DE VISITAS TÉCNICAS E VOOS DE AVALIAÇÃO COM AS EMPRESAS DO PROJETO F-X2

O Comando da Aeronáutica, em continuidade ao cronograma de seleção dos novos caças multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), inicia, a partir de hoje, 30 de março, as visitas técnicas às empresas ofertantes e os voos de avaliação das respectivas aeronaves participantes do Projeto F-X2, cujo objetivo é de verificar aspectos técnicos, operacionais, logísticos e industriais.

Para cumprir tais objetivos e obter maior detalhamento das ofertas apresentadas pelas empresas (aqui listadas em ordem alfabética) BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG), serão visitadas e avaliadas instalações industriais e logísticas, oficinas de manutenção, laboratórios de desenvolvimento de sistemas e esquadrões operacionais, bem como as aeronaves oferecidas serão voadas e testadas por pilotos e engenheiros integrantes da comissão de avaliação.

O Eurofighter Typhoon e o Sukhoi Su-35BM também não faziam parte do programa? Por que irão visitar só essas três?

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #10 Online: 30 de Março de 2009, 17:30:42 »
Foram descartados,  o Eurofigther é caro pra cacete e o sukhoi é russo  :hihi:

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #11 Online: 30 de Março de 2009, 20:03:11 »
Foram descartados,  o Eurofigther é caro pra cacete e o sukhoi é russo  :hihi:
Esse tipo de coisa me incomoda. Parece que as decisões ocorrem mais por caráter político do que técnico. No caso do Eurofighter tudo bem, mas cancelar o Sukhoi só por ser russo me parece muito estranho.

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #12 Online: 30 de Março de 2009, 20:49:20 »
Sim, a escolha sera politica, sempre é, mas nao importa o aviao escolhido sera um grande salto

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #13 Online: 30 de Março de 2009, 21:22:23 »
Sim, a escolha sera politica, sempre é, mas nao importa o aviao escolhido sera um grande salto
E o Ministério da Defesa afirmou que a escolha foi técnica e não política, mas pelo visto ninguém está acreditando nisso.

Essa notícia é bem interessante:
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Corte do Sukhoi - Jornal cita pressão de Washington

Uma calculada manobra política, influenciada por pressões sutis vindas de Washington, definiu os finalistas da disputa pelo fornecimento dos novos caças da Força Aérea Brasileira. Para surpresa dos meios militares, a Rússia ficou de fora e os Estados Unidos, dentro.
O favorito é o francês Dassault Rafale, e a escolha deverá ser feita no começo de 2009.
Pesou na escolha do governo, adiantada ontem pelo “Painel” da Folha, a crescente presença militar russa na região, por cortesia do antiamericanismo radical do governo Hugo Chávez na Venezuela e das restrições de Washington para fornecer material bélico para Caracas.
Além de já ter vendido cerca de US$ 4 bilhões em armas, incluindo jatos semelhantes aos que oferecia ao Brasil, Moscou tem estreitado sua relação com Chávez, realizando manobras navais no Caribe, enviando bombardeiros estratégicos para treinamento e prometendo parcerias na área nuclear.
Como já negocia a compra de helicópteros de ataque russos, ainda que com dificuldades devido a interesses divergentes, a FAB estimou que estaria se alinhando ao “eixo bolivariano” se também se equipasse com caças Sukhoi -a despeito do fato de o avião ser geralmente considerado superior por analistas ao Rafale, ao sueco Gripen NG e ao americano F-18, os finalistas da disputa.

Sinalização

Além disso, diplomatas americanos fizeram chegar ao governo, por meio de contatos com adidos militares, sinalizações de que Washington não reagiria bem a uma eventual escolha russa.
A pressão naturalmente é velada, incluindo no rol de retaliações hipotéticas limitações de fornecimento tecnológico a empresas brasileiras como a Embraer, mas a mensagem central foi a de que a opção francesa não seria malvista -para bom entendedor, o recado foi dado. De todo modo, a inclusão da Boeing (com o F-18) na disputa final significa uma deferência aos EUA. Isso porque as chances americanas são, se for o caso de acreditar no discurso do governo, quase nulas devido à tradicional restrição americana a transferências de tecnologia militar.
Isso dificulta as coisas também para o Gripen, um avião pequeno que foi reformulado para ter maior autonomia de combate, pois boa parte de seus componentes é americana.
Assim, as apostas ficam com o Rafale, um caça cujo desempenho no Afeganistão vem sendo elogiado, mas que sofre críticas no mercado pelo alto custo unitário (algo como 70 milhões de euros) e de manutenção. Mas é produto francês, que geralmente usa fornecedores não-americanos, e o ministro Nelson Jobim (Defesa) já decretou a França como a parceira estratégica do Brasil em seu ainda encalacrado Plano Nacional de Defesa.
Com tudo isso, parece estar perto do fim a novela da compra dos caças de emprego múltiplo pela FAB, que começou no governo FHC. O negócio prevê a compra inicial de 36 aviões, a custos iniciais especulados em US$ 2 bilhões a serem financiados, mas que na verdade podem ser bem maiores já que a idéia é substituir toda a frota de Mirage-2000, AMX e F-5 ao longo dos anos -são cerca de 120 aeronaves.
A nota da FAB de ontem ainda lembra que deverá haver compensações industriais e capacitação tecnológica do Brasil para a produção de novas gerações de caças, exigência que vem desde a primeira concorrência, cancelada em 2003.
Como isso se dará é uma incógnita, mas é certo que a beneficiária será a Embraer, que é parceira histórica da FAB e a única empresa brasileira capaz de absorver tal processo.

Fonte: Folha de São Paulo

Veja nota do “Painel” publica no mesmo periódico no dia anterior

Martelo batido 1. A Aeronáutica anuncia hoje os três finalistas do projeto FX-2, de renovação da frota de combate da FAB. São o F-18 Superhornet, da Boeing (EUA), o Rafale, da Dassault (França), e o Gripen, da Saab (Suécia).

Martelo batido 2. A surpresa é a ausência de um modelo de fabricação russa entre os três escolhidos. A escolha do vencedor final ficará para 2009. No primeiro lote serão compradas 36 aeronaves.


NOTA DO BLOG: Veja também a nota do MinDef sobre a concorrência FX-2.

http://www.aereo.jor.br/?p=1063

A propósito, gostei desse blog. Encontrei-o pesquisando fotos dos modelos e achei muito interessante e bem feito. E, como curiosidade, uma reportagem sobre o caça russo que foi cortado.

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Offline André Luiz

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #14 Online: 30 de Março de 2009, 22:47:30 »
Sim, este blog é muito bom, o Carlos Emilio é um amigo de alguns forums de defesa que participo, ele escreve pra revista "Grandes Guerras" da editora Abril  tambem

Quanto ao SU-35BM, maquina fantastica, e o preferido pelos pilotas da FAB, mas ainda há um certo preconceito com equipamento russo, nao pela qualidade e sim pelo famoso "pós-venda " deles


Offline Zeichner

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #15 Online: 30 de Março de 2009, 22:57:35 »
se os aviões russo forem como os lada...

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #16 Online: 09 de Abril de 2009, 07:31:24 »
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Aviões não tripulados brasileiros farão demonstrações na LAAD      
Por Vinicius Pimenta   
09 de Abril de 2009

Santos Lab apresenta os VANTs Carcará e Jabiru e aposta na exposição do evento para atrair novos negócios



Os aviões não tripulados desenvolvidos pela empresa brasileira Santos Lab estarão presentes na LAAD 2009 - Latin America Aerospace & Defense, que vai ser realizada entre os dias 14 e 17 de abril, no Rio de Janeiro. Durante o evento, a empresa realizará alguns voos de exibição, com transmissão de imagens em tempo real.
A empresa aposta na grande exposição da feira para atrair novas oportunidades de negócio. “Esperamos dar maior visibilidade ao nosso trabalho, onde sem nenhuma verba governamental conseguimos construir a primeira empresa nacional deste setor com produtos operacionais e disponíveis para a venda.”, afirma Gilberto Buffara, Diretor da Santos Lab.

Para Buffara, o mercado internacional de VANTs é muito competitivo e mantém um equilíbrio em termos de tecnologia disponível. Segundo o Diretor, a Santos Lab oferece produtos com características técnicas similares aos oferecidos pelas principais indústrias do mundo. Por isso, a empresa aposta em preços mais baixos e no suporte pós-venda como diferencial para atrair novos clientes. “Temos uma política de preços bastante agressiva e oferecemos um pós-venda inigualável no mercado brasileiro.”, completa Gilberto Buffara.

Fundada em 2006, a Santos Lab é a única empresa brasileira que fabrica e comercializa veículos aéreos não tripulados (VANTs) para as Forças Armadas brasileiras, empresas privadas e algumas secretarias de segurança. Atualmente a empresa possui dois modelos aeronaves em produção, o “Carcará” e o “Jabiru”, ambos projetos inteiramente construídos no Brasil.

O Carcará é uma asa voadora que dispõe de câmeras especiais. Com componentes americanos e israelenses, tem pouco mais de um metro de envergadura e pesa apenas um quilo. Silenciosa, é capaz de acompanhar alvos de maneira autônoma com discrição e transmitir as imagens para um centro de comando durante três horas. A aeronave não necessita de pista para pousar ou decolar. O Vant é de fácil manutenção e feito de material composto resistente.


O Jabiru faz parte da segunda geração de aviões não tripulados da empresa. Segundo a Santos Lab, o Vant possui uma autonomia de mais de 12 horas e é capaz de transmitir imagens a uma distância de até 70 quilômetros. Maior e mais robusta, a aeronave necessita de pista para pousos e decolagens, mas pode ser equipada com um sistema ótico de última geração com capacidade noturna e transmitir imagens de vários ângulos. Assim como o Carcará, o Jabiru também pode acompanhar um alvo à distância sem auxílio de um operador.

Os equipamentos estão sendo testados por diversos órgãos, como o Corpo de Fuzileiros Navais, que criou a primeira unidade equipada com Vants no país, operando uma esquadrilha de aeronaves Carcará. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro também já realizou alguns testes para o uso deste equipamento.

Os aviões não tripulados podem ter diversas aplicações além de controle de áreas para segurança. Eles podem ser empregados para observações de grandes complexos, patrulhas navais e até na agricultura, onde são utilizados para contagem de rebanhos e controle de aplicação de defensivos agrícolas em grandes plantações.


http://defesabrasil.com/site//Noticias/LAAD-2009/Avioes-nao-tripulados-brasileiros-farao-demonstracoes-na-LAAD.html

Offline André Luiz

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #17 Online: 04 de Maio de 2009, 14:54:30 »
Segundo revista, Embraer assumiria a SAAB  :o

http://www.aereo.jor.br/

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #18 Online: 04 de Maio de 2009, 18:19:28 »
Também vi isso, mas acho dificil.

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #19 Online: 05 de Maio de 2009, 08:54:45 »
Tambem acho, mas seria um golpe de mestre

A SAAB esta pela boa, e os suecos acham que a Embraer é a salvaçao da lavoura, estavam só sorrisos na LAAD, apostam numa Joint-venture

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #20 Online: 05 de Maio de 2009, 18:26:11 »
Também seria bom para nós , desenvolver o NG desde o começo...

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #21 Online: 05 de Maio de 2009, 20:53:34 »
Como já disseram no blog, seria uma boa mas só acredito vendo.

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #22 Online: 06 de Maio de 2009, 03:13:47 »
Agora que vi que deixei passar algo:

mas ainda há um certo preconceito com equipamento russo, nao pela qualidade e sim pelo famoso "pós-venda " deles

Qual o problema do pós-venda?

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Re: Brasil terá seu veículo aéreo não tripulado
« Resposta #23 Online: 06 de Maio de 2009, 11:09:58 »
Agora que vi que deixei passar algo:

mas ainda há um certo preconceito com equipamento russo, nao pela qualidade e sim pelo famoso "pós-venda " deles

Qual o problema do pós-venda?

Eles trabalham com duas metodologias de pós -venda

A mais antiga, da escoloa sovietica : "Dane-se"

E a mais nova, de uma Russia competitiva no mercado global : "Se vira"


 

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