Dinamarca lidera ranking de mais conectados, Brasil é 59ºA Dinamarca possui a economia mais conectada do mundo, colocando-se junto aos vizinhos nórdicos em uma boa posição para se recuperar do atual declínio econômico global, informou em relatório, o Fórum Econômico Mundial nesta quinta-feira.
O Brasil ocupou a 59ª posição no ranking anual do índice WEF Networked Readiness, patrocinado pela Cisco, que mede a disponibilidade e o uso de tecnologias de informação e comunicações, como o acesso a telefones móveis e serviços de Internet.
Dentre as 134 economias listadas pelo indicador, a Suécia foi a segunda colocada e os Estados Unidos ficaram em terceiro lugar, seguidos por Cingapura em quarto e pela Suíça na quinta posição.
Países pobres, incluindo Bangladesh, Burundi, Zimbábue, Timor Leste e Chade foram os piores colocados.
No relatório, o WEF informou que investir em serviços e infraestrutura de telecomunicações pode ajudar na "competitividade geral e no progresso", colocando os países em melhor posição para tirar proveito de um eventual retorno do crescimento econômico.
Internet de alta velocidade deve agora ser vista como "parte da infraestrutura básica de qualquer país e um dos fundamentos da economia", afirma o estudo, recomendando aos países que ficaram em baixa colocação para fazer tudo que estiver ao alcance para melhorar sua conectividade.
"As comunicações móveis desempenham um importante papel em economias em desenvolvimento, facilitando de maneira importante o crescimento e o desenvolvimento econômico", informou o indicador.
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/03/26/dinamarca+lidera+ranking+de+mais+conectados+brasil+e+59+5092900.htmlhttp://www.weforum.org/en/initiatives/gcp/Global%20Information%20Technology%20Report/index.htm