O problema é que todos pensam em conspiração para a dominação mundial, que é sempre do outro lado.
Não percebem que não pode haver uma conspiração governamental para controle do mundo porque os burocratas ficam só esperando das 5 horas pra ir pra casa... isso se não deixam o paletó na cadeira pra ir tomar um cafézinho e já voltam...
A CIA é basicamente isso, uma grande burocracia muito, muito exagerada pelo cinema americano.
Quanto à KGB, aparentemente continuam em situação priveligiada na URSS, se considerarmos que seu chefe, o Putin, já é virtualmente o ditador, ops, presidente do país, mantendo sua estrutura. Achar que isto é o mesmo que dominar o mundo são coisas muito distantes.
O principal embate atual é sobre duas correntes de idéias: aplicação do socialismo e suas correntes ou do liberalismo e suas correntes. Existem extremos nestes dois lados.
Aparentemente o lado dos socialistas está em grande vantagem mundial, na distribuição das ideiais, principalmente na América latina. Tanto é que a maioria dos países sulamericanos está ligado ao Foro de São Paulo, mas achar que são todos parte de uma conspiração comunista... não são mesmo.
São caudilhos, populistas, trapaceiros, que usam de uma retórica que parece justa ( igualdade social, etc ) para ficar no poder a qualquer custo, justificando o controle das instituições democráticas como uma luta revolucionária, para transformar o país numa sociedade mais "justa".
Agora, quem defende o contrário, o faz porque sabe onde isto tudo vai levar... fome, guerra, desastre econômico. O problema são os Olavões, que acham que tudo é dominação mundial é a única forma de escapar desta dominação é ser cristão, como se não fosse outra forma de submissão.
Enfim... as coisas só acontecem, sem conspiração. Mas o embate destes conceitos ainda vão continuar.
