A mentira que Karl Marx nunca disse Circula na internet, através de blogs e e-mails, uma suposta previsão feita por Karl Marx a respeito da crise financeira internacional, que diz o seguinte:"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado". Karl Marx, in Das Kapital, 1867.
No Google, citando o referido trecho, encontrei até o momento, 747 citações, sendo que muitas estavam publicadas em blogs respeitados, como o do jornalista Ricardo Noblat[1]. O jornalista ainda tentou demonstrar certa intimidade com o filosofo, questionado os seus leitores se o "velho Marx" teria razão. Pobre Noblat!O Diário Catarinense[2] em seu portal na internet, diz que qualquer semelhança entre a atuação situação e a suposta previsão de Marx, “não é mera coincidência”.E os políticos, como não poderia ser diferente, também se inspiraram no conto. Na assembléia legislativa do Paraná [3], o deputado Waldyr Pugliesi (PMDB), se expôs ao ridículo ao tentar demonstrar conhecimento sobre as obras do filosofo. Não poupando a língua, perguntou aos seus colegas deputados quem era capaz de adivinhar o autor da tal previsão, para em seguida chamar o livro que nunca leu de "Livro Sagrado".
Há duas coisas que precisam ser ditas sobre tudo isso. A primeira é que Karl Marx nunca foi nenhum grande economista. Suas obras dedicaram-se quase que inteiramente a criticar o sistema capitalista, sistema este que o filosofo demonstrou nunca compreender corretamente. Suas teorias se quer são utilizadas na atualidade, estando completamente aposentadas nas boas universidades. Alem disso, a construção dos mais diversos modelos socialistas pelo mundo, baseados nos princípios marxistas, na tentativa de dar a humanidade uma nova "ordem social", fracassaram, tal como previsto pelos economistas da Grande Escola Austríaca (ver "A impossibilidade do calculo econômico numa economia Socialista" em Ação Humana, de Ludwig von Mises), gerando regimes tiranos e muita miséria.
A Segunda, mais importante e principalmente, supreendente: tal previsão nunca foi escrita por Karl Marx. Não há em sua obra, O Capital, uma só linha prevendo tal crise com estes argumentos. A verdade é tudo isso trata-se apenas de pura propaganda ideológica, repetida aos milhares para que se transforme em verdade entre os leigos.A idéia de atribuir isso a Marx, não é por acaso. Tentam, com mentiras, resgatar suas teorias ultrapassadas, e dar-lhe um prestigio que nunca o fez por merecer.
Querem nos fazer acreditar que esta suposta verdade sempre existiu, mas que havia sido ignorada injustamente. Como serão poucos os interessados em buscar a verdade, este objetivo pode realmente ser alcançado, pois uma boa propaganda sempre fez mais convencidos do que a razão, e infelizmente muitas mentiras se tornaram “verdades”, por terem sido exaustivamente repetidas, e poucas vezes, desmascarada.A tal previsão ainda peca em seu conteúdo pois não há a menor lógica econômica contida nela, embora da forma como esta escrita possa facilmente enganar os desavisados.
Quem tiver duvida sobre a suposta previsão de Karl Marx, deve consultar o seu livro, O Capital, disponível para download por toda a internet. A velocidade de propagação de informações na internet, dá uma enorme vantagem aos mentirosos, e para que eles vençam, basta que as pessoas comprometidas com a verdade nada façam.
Notas1 - Ricardo Nobat, “Você diria que o velho Marx tinha razão?” 2 - O Diário Catarinense, “NA MOSCA” 3 - Assembleia Legislativa do Paraná, “PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO WALDYR PUGLIESI”
Fonte:
http://www.libertarianismo.com//menuartigos/blog/433-a-mentira-que-karl-marx-nunca-disse