Como ser um empresário de sucesso no Brasil Escrito por Sidnei Santana Carneiro
Esqueça tudo o que você leu nos livros de marketing. Espírito empreendedor, cratividade, persistência, baixo custo, design, qualidade...nada disso garante sucesso nos negócios aqui no Brasil. Você deve estar se perguntando qual o segredo então não é? Vou explicar!
Aqui no Brasil existe uma mega empresa que controla tudo, ela decide quem irá crescer e quem irá cair no mercado, e é de longe a que mais lucra (rouba) entre todas. Esta empresa se chama GOVERNO,
e no ano passado arrecadou mais de R$ 700 BILHÕES só com impostos e contribuições! Além disso, ela controla exclusivamente todos os setores-chave da economia, como fornecimento de combustível, energia, água, dinheiro, matérias-primas, etc.
Resumindo: o dinheiro está no governo!E se o dinheiro está no governo e você é um empresário, para quê ficar se preocupando com o mercado consumidor?
O caminho do sucesso está nas LICITAÇÕES! Mas o que são as licitações? Elas são documentos que garantem que uma determinada empresa seja fornecedora exclusiva de determinado produto ou serviço para o governo, a isso pode-se chamar também de
monopólio.
E como conseguir uma licitação? Oficialmente as licitações são distribuídas através de disputas entre empresas de determinado setor, onde se decide pela proposta mais vantajosa. Muito bom não é? Com certeza, se realmente fosse assim. Na verdade o caminho para conseguir uma licitação é primeiramente conhecer o máximo de pessoas "de influência" dentro do governo e após isso, fazer acordos com essas pessoas. Mas que tipo de acordos?
Colocar uma grana na mão delas, ou prometer uma porcentagem de todas as mercadorias e serviços que o governo comprar da sua empresa ajuda BASTANTE!Com essas estratégias você nem precisa se preocupar com o preço ou a qualidade dos seus produtos, pois
uma vez que você consegue a licitação, você se torna o fornecedor excusivo da maior empresa do Brasil (o governo), e terá seu enorme lucro garantido todo mês, vendendo a um preço super-faturado e enriquecendo junto com seus amigos burocratas de dentro do governo que acertaram o "acordo" com você.Tudo o que eu falei parece piada, mas é a pura realidade do que acontece no Brasil.
O governo decide através das licitações (concessões de monopólios) qual empresa vai crescer e qual empresa vai quebrar. Ele pode aumentar ou diminuir os impostos sobre determinado setor da economia, ou lançar a quantidade de dinheiro que quiser no mercado, pode conceder empréstimos ou isenções fiscais a quem quiser, pode dizer qual deve ser o preço de qualquer produto e pode decidir o que pode ser importado/exportado e o que não pode.
Todas essas burocracias e regulamentações excessivas colocam um peso em cima da economia que simplesmente faz com que ela não consiga mais andar.
Burocratas e empresários incompetentes se enriquecem à custa de uma economia estagnada e aleijada pela intervenção e corrupção governamental.A solução, digo mais uma vez, é RETIRAR TOTALMENTE O GONERNO DA ECONOMIA, e ELIMINAR TODOS OS IMPOSTOS E REGULAMENTAÇÕES. O livre mercado deve decidir quem cresce ou quebra, e não o governo. Empresas não devem ser punidas ou incentivadas, elas devem apenas ser LIVRES, como todas as outras coisas.
Da mesma maneira, não devem mais existir licitações, nenhuma empresa deve ser fornecedora exclusiva do governo em nenhuma área, para cada nova compra do governo, a empresa que vende mais barato deve ser escolhida, uma vez que o principal objetivo deve ser a redução de custos, e não a compra de mercadorias e serviços super-faturados para o enriquecimento de corruptos com uma parte dessa verba. E como a privatização deve ser algo que deve estar em contínuo crescimento sempre, o ideal é que cheguemos a um ponto onde o governo não precise mais comprar nada de ninguém.
Sobre o autor:
Sidnei Santana Carneiro é designer e autor do blog Brasil Libertário.
Fonte:
http://www.libertarianismo.com//menuartigos/artigos/505-como-ser-um-empresario-de-sucesso-no-brasil