Autor Tópico: "Quem vai morrer, logo, logo, é o MP3", afirma produtor musical  (Lida 2080 vezes)

Rhyan

• Visitante
"Quem vai morrer, logo, logo, é o MP3", afirma produtor musical
« Online: 31 de Março de 2009, 04:42:24 »
29/03/2009 - 10h26
"Quem vai morrer, logo, logo, é o MP3", afirma produtor musical

RAFAEL CAPANEMA
da Folha de S.Paulo

Produtor de algumas das bandas mais populares do país, como Charlie Brown Jr. e NX Zero, Rick Bonadio acha "lamentável" o fato de a música ser ouvida hoje em MP3, que tem "qualidade ruim", em aparelhos "também ruins". Leia trechos da entrevista que ele concedeu à Folha.

*
Folha - A produção musical atual considera que as canções serão ouvidas em fones e caixas de baixa qualidade?

Rick Bonadio - Desde a época do vinil, eu já pensava nisso por causa da fita cassete, da transmissão de rádio. A gente já se preocupava com a maneira como a música ia soar nos diversos tipos de aparelhos. Se você parar para pensar que as coisas vão ser ouvidas em MP3, em caixinhas de PC, vai acabar abrindo mão do melhor que pode tirar de um som. Não me importa onde a pessoa vai ouvir a música.

Vou fazer o melhor para aquele som sair do estúdio com a melhor qualidade possível. Mas lamento bastante o fato as pessoas estarem ouvindo tudo em MP3, que é uma qualidade ruim, em aparelhos também ruins. A geração dos meus filhos não tem muita noção do que é um som bom, e isso é lamentável.

Folha - Um leigo consegue diferenciar uma faixa de um CD de um arquivo em MP3?

Bonadio- Tendo um aparelho bom, é muito fácil. Mas numa caixinha de computador você não vai perceber a diferença.

Folha - O ritual de ouvir música mudou?

Bonadio - Hoje, é apenas mais um entretenimento. Se você ouve música enquanto mexe no MSN e no Orkut, não dá para curtir o suficiente. Você não presta tanta atenção à música nem dá tanto valor a ela. Mas isso é fruto da evolução. A molecada de hoje é assim. Eles já nascem com a cabeça desse jeito, e isso não vai mudar.

Folha - O CD está prestes a ser extinto?

Bonadio - Acho que ele vai ter o seu espaço, mas vai dividi-lo com o MP3 e com a música em WAV, com a mesma qualidade do CD, mas distribuída pela internet. Eu acho que quem vai morrer, logo, logo, é o MP3. Por uma questão de evolução natural de tecnologia.

O último iPod que eu comprei tem 120 Gbytes, cabe bastante música em WAV. Os arquivos em WAV são maiores, mas a internet também vai ficar mais rápida. Para que você vai querer o MP3 se pode ter algo com muito mais qualidade?

Folha - O formato de álbum também corre risco?

Bonadio - Já está acabando, e é totalmente desnecessário. A gente está voltando para o início, para a época dos compactos.

Acho ótimo. O artista tem que ter liberdade de produzir de acordo com a demanda do público, e não por imposição do mercado, que era o caso do CD.

Você lança duas, quatro músicas, até ter material suficiente para um disco inteiro.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u541879.shtml

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: "Quem vai morrer, logo, logo, é o MP3", afirma produtor musical
« Resposta #1 Online: 31 de Março de 2009, 08:13:47 »
Gravadoras e seu desespero pra matar o mp3.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2 Online: 31 de Março de 2009, 09:40:34 »
Tecnicamente falando, sim, MP3s não têm tanta qualidade; mas essa é uma questão completamente subjetiva. Ainda tem gente que diz que a qualidade dos vinis é muito maior à dos CDs, mesmo tecnicamente os CDs serem de qualidade maior.

Outra questão a se considerar é o estilo de que estamos falando. Na maior parte dos casos estamos falando de rock ou pop, estilos que a dinâmica da música não interfere tanto na qualidade como na música erudita/clássica (não quero entrar nessa discussão... :P), ninguém fala "aquele pianíssimo na parte final daquela música do AC/DC ficou ótimo".
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Março de 2009, 09:58:43 »
E se eu quiser qualidade faço download de um arquivo de 320kbps.
Mas normalmente 128 a 160kbps está mais do que suficiente para eu ouvir no meus fones de ouvido que não custam mais que 20 reais.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #4 Online: 31 de Março de 2009, 11:01:01 »
Mas é um processo. O MP3 popularizou a música e está acabando com o álbum.
Para mim, que não sou muito chegado a som e estas coisas, está bom demais. Mas tem aquele que curte mesmo, que quer o melhor.
Então haverá equipamentos e qualidade para atender este cliente.

Haverá sempre espaço para diversos públicos e qualidades, cada qual disposto a pagar o preço que acha justo.

Muito melhor que a ditadura do CD, onde pagava-se cinquentão por um monte de música que não se queria ouvir por causa de um sucesso.

As gravadoras que não reclamem, porque nesta época ganharam muiiiiiiiiiito.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Março de 2009, 11:13:10 »
Hã hã... sei... o MP3 vai morrer só por causa que ao invés de reproduzir áudio na faixa de 10Hz a 22KHz (valores meramente ilustrativos) como no CD, consegue apenas reproduzir áudio "apenas" na faixa de 20Hz a 19KHz.   ::) :zzz:

« Última modificação: 31 de Março de 2009, 11:23:19 por Spitfire »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Março de 2009, 12:56:50 »
Isto me lembra o caso do sujeito que só ouvia música clássica em sistemas de som caríssimos, que prometiam "é como estar no meio da orquestra", numa sala especialmente preparada para isto.

Um dia, ele finalmente foi a um concerto e ouviu uma orquestra ao vivo. Não gostou. O som era sem graça e não havia equalizador para melhorá-lo.

A maior parte da minha vida eu ouvi música em rádio AM, em fita K7, em LP com chiado. Ou a música é boa ou não é.
Não é a qualidade da reprodução que vai salvar uma música ruim.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Março de 2009, 13:05:43 »
Pior que o "Loud" do som do meu carro deixa a música bem melhor!

E se meu mp3 não estiver na equalização "Rock" a musica fica abafada, hehehehe

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Março de 2009, 14:23:10 »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2009, 00:27:04 »
É. E o VHS vai voltar com tudo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2009, 00:34:12 »

Nunca vi ninguém reclamando que o VHS tem mais qualidade do que DVD, mas já ouvi falar que o som do vinil é melhor que o do CD.

Não sei por que essa frescura com o MP3.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2009, 03:38:30 »
Isto me lembra o caso do sujeito que só ouvia música clássica em sistemas de som caríssimos, que prometiam "é como estar no meio da orquestra", numa sala especialmente preparada para isto.

Um dia, ele finalmente foi a um concerto e ouviu uma orquestra ao vivo. Não gostou. O som era sem graça e não havia equalizador para melhorá-lo.

A maior parte da minha vida eu ouvi música em rádio AM, em fita K7, em LP com chiado. Ou a música é boa ou não é.
Não é a qualidade da reprodução que vai salvar uma música ruim.
MP3? Prefiro caixa de som, sono de ouvido do PC, etc...

Offline Armitage

• Nível 03
  • *
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez"
« Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2009, 14:42:05 »
Off Topic:
Um pequeno parêntese Tecno/Nerd.
Existem formatos mais eficientes de compressão que o MP3. Um deles é o VORBIS ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Vorbis ).
[]'s
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2009, 15:10:22 »
Depende do que chamas de eficiência. :P O ogg de fato consegue uma qualidade melhor que o MP3 para um mesmo bitrate, mas é menos eficaz em termos de processador (esse é um dos motivos que mp3 players que toquem ogg são raros). E existem casos como o FLAC, que é um algoritmo de compressão sem perdas (lossless), que geralmente chega a metade do tamanho do arquivo original (ou seja, um album fica com algo em torno de 300MB), mas sem perda nenhuma de qualidade.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2009, 17:18:00 »

Nunca vi ninguém reclamando que o VHS tem mais qualidade do que DVD, mas já ouvi falar que o som do vinil é melhor que o do CD.

Não sei por que essa frescura com o MP3.

Li numa reportagem na falecida revista Bizz,em fins da década de 90,que dizia que na época em que o CD foi lançado(1982/83),muitos duvidavam do sucesso do mesmo,pq os sons mais graves ficavam um pouco abafados ao serem convertidos para o CD.Pra quem curte som pesado(rock,tecno,house...)as músicas saem com mais "peso" se ouvidas em vinil,mas nada que vá realmente incomodar,a não ser os mais puristas...
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Abril de 2009, 23:26:38 »
Bom... os audiófilos, de verdade, dizem que prés e amplificadores valvulados são melhores que os construídos com semi-condutores.  ::)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2009, 00:34:28 »
Bom... os audiófilos, de verdade, dizem que prés e amplificadores valvulados são melhores que os construídos com semi-condutores.  ::)

O argumento é razoavelmente verdadeiro, dependendo do conceito de "melhor" utilizado. O que acontece é que fora da faixa de operação o valvulado ceifa as ondas de som de uma forma menos brusca, o que parece para alguns ouvidos como um som distorcido com mais peso, e menos seco. Mas para amplificar mesmo o valvulado é plenamente superado.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!