Autor Tópico: Desapegue-se e simplesmente ame!  (Lida 906 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Rina

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 983
Desapegue-se e simplesmente ame!
« Online: 09 de Julho de 2005, 16:13:08 »
Desapegue-se e simplesmente ame!

 Rosana Braga.

É verdade que todos nós temos certo grau de neurose, insegurança e até fases em que a auto-estima fica comprometida. Por isso mesmo, tantas vezes as relações amorosas se tornam pesadas, tensas e até doentes.

Cada um se defende como sabe, seja agredindo e culpando o outro, seja ignorando a situação ou procurando medidas paliativas. Algumas pessoas se defendem “para dentro”, calando-se, chorando, sentindo-se reféns de uma situação com a qual não sabem lidar. Outras explodem, falam tudo o que devem e o que não devem e mais tumultuam do que propõem uma solução. Raramente, conseguimos ponderar os fatos, considerar os erros de forma justa e equilibrada e rever atitudes, sugerindo um novo jeito de sentir os sentimentos.
Parece redundante esta expressão – jeito de sentir os sentimentos – mas é a maneira como sentimos cada um dos sentimentos que nos invadem que determina nossas escolhas e faz com que nos comportemos de modo maduro ou infantil, amoroso ou egoísta.
Porém, o caos se instala especialmente no momento em que nos sentimos “donos” do outro, donos da relação, donos da instituição formada em nome de um amor que ninguém mais sabe onde mora, porque cedeu lugar ao apego.

Apego é um veneno e, infelizmente, a maioria de nós já está absurdamente envenenada por este sentimento. Apegamo-nos tão facilmente às pessoas, às coisas, aos lugares, às situações, à rotina, à indisciplina... Confundimos tão facilmente apego com amor. Acreditamos tão facilmente que o outro pode ser um analgésico para nossas dores, um preenchimento para o nosso vazio ou ainda, paradoxalmente, a causa de todo o nosso sofrimento... e assim, desperdiçamos nossos dias investindo em relações doentes, em sentimentos que amarram, que submetem, que pedem muito mais do que oferecem, que subtraem muito mais do que presenteiam.
Perdidos em contra-sensos particulares, acreditamos que o outro é nosso e, tantas vezes, que também nós somos do outro. Como se fôssemos passíveis de posse. Não somos – nem nós e nem o outro, sobretudo porque existimos genuinamente no singular; jamais no plural, por mais que eu acredite fundamentalmente na evolução através de dois corações compartilhados.

Portanto, num deslize de percepção, caímos numa armadilha tecida por nós mesmos e nos afogamos numa tempestade que é pessoal, que é interna, da qual só podemos nos salvar se, enfim, resgatarmos a consciência de que estamos – e só permanecemos – onde queremos, onde certamente ganhamos algo, ainda que este ganho seja, antes, profundas e graves perdas!
Felizmente, não existem perdas irreparáveis, até porque em cada perda existe sempre a oferta de um impagável aprendizado. O irreparável incide somente sobre a estagnação, a insistência diante da dor, a recusa em transformar-se, em superar-se.

“A quê ou a quem estamos nos apegando?”. Segure-se em si mesmo e descubra que é aí – e somente aí – dentro de você, que está o seu chão, que estão as suas ferramentas, as suas possibilidades, a sua única probabilidade de sentir-se leve, desprendido de qualquer expectativa ou idealização que possa lhe roubar a identidade.
Solte-se das pessoas, solte-se das relações, solte-se dos sentimentos, todos eles. Vida, sentimentos e pessoas existem para serem vividos, sentidos e amados e não para que nos apeguemos a eles, para que acreditemos – inadvertidamente – que eles são nossos, são posses, são para sempre.

Você pode amar sempre, mas ainda assim o amor nunca será seu. Será de você para o mundo, para alguém, para muitas pessoas. O que você acha que é seu não é de ninguém, nem seu. E o que você sabe que não é de ninguém, pode ser seu, desde que você não tente segurar, apenas predisponha-se a sentir, viver, experimentar.
Se pudermos fazer isso com toda a intensidade de que somos capazes, talvez consigamos compreender o verdadeiro significado da palavra plenitude... em substituição à avassaladora palavra “apego”.
Desapegue-se do amor. Apenas ame!

---------------------------------------------------------------------------
Que importancia vc acha que tem amar?....o que significa isto?
Que importancia vc dá a aparencia, ao status proporcionado aparentemente por amar, como o casamento, ou a "posse " de algum amor, de alguém? :roll:  :wink:
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”
http://cantinhodarina.blogspot.com/

Offline Aronax

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.339
  • Sexo: Masculino
Re: Desapegue-se e simplesmente ame!
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2005, 20:17:21 »
Citação de: Rina
Desapegue-se e simplesmente ame!
Que importancia vc dá a aparencia, ao status proporcionado aparentemente por amar, como o casamento, ou a "posse " de algum amor, de alguém? :roll:  :wink:

É o que mais frequentemente ocorre, com o esquecimento do porque estão juntos....daí a imagem que uniões de muito tempo esfriam.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Jasig Aurumalfa

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.103
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
Re.: Desapegue-se e simplesmente ame!
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2005, 02:30:42 »
eu amo uma menina q naum me qr...  :cry:
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Re.: Desapegue-se e simplesmente ame!
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2005, 03:37:41 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
eu amo uma menina q naum me qr...  :cry:


junte-se ao clube.

aliás, não quero ninguém citando essa mensagem e falando algo tipo "mais um".  :P
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.924
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Desapegue-se e simplesmente ame!
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2005, 11:15:51 »
Citação de: bruno
Citação de: Jasig Aurumalfa
eu amo uma menina q naum me qr...  :cry:


junte-se ao clube.

aliás, não quero ninguém citando essa mensagem e falando algo tipo "mais um".  :P

 :+1:

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Desapegue-se e simplesmente ame!
« Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2005, 14:04:00 »
Citação de: Rina
Que importancia vc acha que tem amar?....o que significa isto?


Amar é a fronteira final para a raça humana. E, olha, ainda estamos muuuito longe de saber amar...

Citação de: Rina
Que importancia vc dá à aparencia, ao status proporcionado aparentemente por amar, como o casamento, ou a "posse " de algum amor, de alguém? :roll:  :wink:


Posse de alguém? heheheh...

Como possuir alguém se não possuimos nem a nós mesmos? Possuir e amar são verbos que não se conjugam juntos: quem ama, liberta! Ninguém que ame de verdade poderá dizer: Não se vá, você me pertence!

Quem ama, não pode dizer: faça isso, não faça aquilo (porque eu não quero, porque eu não gosto)!

Quem ama, não tolhe, não castra, não impõe a sua própria vontade. Antes, promove, incentiva, respeita a vontade do ser amado!

Quem ama, não mata, não maltrata, não abandona!

Não julga, não condena!

Pois...

...O Amor é paciente, o Amor é terno. O Amor não é invejoso, opera sem maldade, conhece sem orgulho, não é rude, nem egoísta; é devagar para a cólera, não imagina malícia, não se regozija com a injustiça, mas se deleita com a justiça. O Amor a tudo defende, o Amor em tudo acredita, o Amor em tudo tem esperança, o Amor a tudo resiste; nunca se cansa; enquanto as línguas podem cessar, e o conhecimento se perder. Porque temos uma parte da verdade, e uma parte do erro, mas quando a totalidade da perfeição chegar, aquilo que está dividido poderá sumir.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Axia

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 293
Re.: Desapegue-se e simplesmente ame!
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2005, 03:38:30 »
:roll:
"É facil falar sobre o amor. Mas são poucos os que podem de fato senti-lo em todas as suas formas. Fala-se de amor, com muita leviandade. Fala-se de amor, sem conhecimento de causa. Sem conhecimento de sentimento. Fala-se de amor, mas o amor não é algo para ser recitado. O amor é algo para ser sentido, para ser degustado e saboredo no silêncio. Para ser pensado e muito pouco refletido. Amor. Eu falo de amor, com leviandade..."

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!