Autor Tópico: O que são as chamadas "maldições" ??  (Lida 1476 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
O que são as chamadas "maldições" ??
« Online: 03 de Abril de 2009, 17:30:24 »
A falecida editora "Circulo do Livro"(acabou em meados dos anos 90,creio) publicou certa vez um livro chamado "O Impossível Acontece".Num dos capítulos desse livros é abordado o tema de maldições,e num desses casos é citado as pedras próximas de um vulcão(numa ilha do Pacífico,parece que é o Havaí),que os nativos dizem para ninguém levar para casa,pois isso atrairia a ira de uma divindade e por certo muitos infortúnios.Pois bem,alguns turistas ainda assim levaram algumas desas pedras para casa...e as desgraças começaram:era gente ou animais da casa morrendo,ficando subitamente doentes,sofrendo acidentes inexplicáveis...e o próprio livro dizia que o responsável pelo turismo na ilha onde ficava o vulcão recebia por dia muitos pacotes de pedras do vulcão de turistas amedrontados que devolviam as pedras que levavam.Não que eu esteja defendendo a existência de maldições,magia,etc...,mas alguns casos são bem bizarros mesmo,se alguém já leu esse livro(O Impossível Acontece),dê um olhada.Como se pode explicar isso ?
« Última modificação: 03 de Abril de 2009, 17:34:27 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: O que são as chamadas "maldições" ??
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2009, 17:33:01 »
Informações falsas e memória seletiva, por exemplo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2009, 17:35:56 »
Informações falsas e memória seletiva, por exemplo.

Eu emprestei esse livro prum amigo meu e ele perdeu(ou algo assim)Se alguém já leu,dê sua opinião...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2009, 17:47:25 »
De modo muito simples: essas informações podem ser inventadas, pelo menos em uma parte significativa dos casos, já que isso atrai turistas. Além disso, não sabemos quantos dos que levaram pedras sofreram algum infortúnio (só os que sofreram os reportariam), e nem quanto tempo se passou entre a viagem e os infortúnios (a desgraça pode ter ocorrido muito tempo depois e foi atribuída à maldição). Além disso, "desgraças" de maior ou menor gravidade ocorrem com uma frequência razoável e podem ser associadas sem motivo a algum fator externo, como uma maldição.

A título de curiosidade, um picareta conhecido da TV americana certa vez disse que iria parar relógios dos telespectadores com a força da mente e em pouco tempo pessoas começaram a ligar contando que isso de fato ocorreu. James Randi demonstrou como qualquer um pode usar a estatística, como nesse caso,  para se tornar um picareta de sucesso.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2009, 18:04:03 »
Alguem pesquisou essas pedras? Elas poderiam conter alguma substância química venenosa.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2009, 18:08:50 »
Alguem pesquisou essas pedras? Elas poderiam conter alguma substância química venenosa.
Se lembrarmos da maldição do Faraó, esta é uma possibilidade a ser considerada. Não apenas química, mas radiação também.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2009, 01:20:28 »
Maldições são histórias da carochinha inventadas para vender livros e instilar temor nas pessoas. Por exemplo, os faraós temiam que suas tumbas fossem violadas: pronto, uma maldição veio bem a calhar. Na esteira disso, muita gente explorou fatos desconexos e criou mitos e lendas em cima dessa esperteza. Mais recentemente, podemos ver essa exploração argentária nos papos de pastores televisivos de muitas seitas pentecostais: ficou doente? é a "maldição"... e o remédio é tão fácil, é só pagar o dízimo!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2009, 21:51:09 »
Foram para uma ilha do Pacífico e quando voltaram começaram a morrer de malária, tifo, disenteria e outras doenças típicas tropicais... e a culpa era das pedras... sei, sei..   ::) :P :hihi:

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2009, 18:18:05 »
Eu sou vacinado contra varíola e não há um caso dessa doenća a mais de 30 anos, então eu pećo para qualquer pessoa apta a fazer tal coisa que me amaldićõe e me faća pegar varíola.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2009, 18:41:47 »
As pedras normalmente são pedra-pomes e magma solidificado, são inócuas (em grande quantidade haveria o problema do pó, prejudica as vias respiratórias), a deusa é pelée... O resto é o que já citaram, memoria seletiva, estatistica, quem conta um conto aumenta um ponto, etc...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline X

• Nível 15
  • *
  • "I'm stripped of all but pride"
    • Recando Das Letras - Cynthia Cantidio
« Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2009, 21:12:41 »
Me parece uma maldição não específica e até aleatória de que "quem levar a pedra para casa, sofrerá consequências". Mas é certo  que uma porcentagem desses turístas impressionou-se e criou uma causa para a "consequência" de sua desgraça. Isso se usa com pessoas em todos os lugares, todos os dias, como no caso do dízimo que já foi citado.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2009, 18:37:30 »
Bem,nesse mesmo capítulo do livro que citei há um outro caso de "maldição";Creio que muitos aqui conhecem o famoso "místico" inglês Aleister Crowley,que escreveu o livro "A Besta".Pois bem,Crowley era viciado em morfina e o médico que fornecia morfina a Crowley em certo momento suspendeu o fornecimento,deixando Crowley putinho da vida que disse que "quando morrer,levaria consigo o médico".Bem Crowley morreu em num dia em 1947(creio)e o médico morreu no dia seguinte...  :twisted: :twisted: :twisted:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2009, 20:35:16 »
Por que Crowley levaria consigo alguém que lhe era desafeto? Tinha que ser uma besta mesmo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2009, 20:47:16 »
As pessoas tem uma tendência natural de encontrar relações entre fatos para explicar a ocorrência de outros fatos. Quando essas relações se tornam significativas viram maldições, superstições, fatalismos, etc...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Abril de 2009, 08:27:14 »
As pessoas tem uma tendência natural de encontrar relações entre fatos para explicar a ocorrência de outros fatos. Quando essas relações se tornam significativas viram maldições, superstições, fatalismos, etc...

Mas que esse caso do Crowley foi meio bizarro,isso foi...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Abril de 2009, 12:38:05 »

Mas que esse caso do Crowley foi meio bizarro,isso foi...
Coincidência. Nada mais do que isso.
Existem coincidências mais impressionantes.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Abril de 2009, 14:08:03 »
Maldição (s.f.): coincidência funesta agravada pelo medo irracional do ser humano, (v. amaldiçoar) é também invocada quando no encontro com um desafeto.
(Ex.) Eu adoro amaldiçoar as pessoas, mais feliz eu fico quando dá certo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!