Autor Tópico: Paciente expert  (Lida 3371 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Paciente expert
« Resposta #25 Online: 29 de Abril de 2009, 14:41:18 »
A mensagem da Fabi me deixou com uma dúvida: existe algum problema em permanecer com os pontos por mais tempo que o indicado?
:duvida: Deve ter, se deixar os pontos com tempo a menos acontece o que eu ví ontem, o que será que acontece quando deixa mais tempo?
Tende a inflamar e, com isso, infeccionar.
Bom saber.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 29 de Abril de 2009, 14:49:33 »
Sobre paciente expert, eu acho interessante a história do Óleo de Lorenzo (tem um filme homônimo que muitos já devem ter visto), em que os pais da criança estudam todo o problema patológico do filme e desenvolvem uma substância que ajuda na doença (adrenoleucodistrofia).
A história é interessante e acho que ilustra bem a idéia do paciente expert, mas do jeito que foi mostrada no filme está exagerada: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2004/07/040721_oleodtldi.shtml
Com certeza. E já que tu citou essa notícia, para quem não sabe o Lorenzo morreu no ano passado.

Offline bia

• Nível 05
  • *
  • distraídos venceremos ;]
« Resposta #27 Online: 17 de Maio de 2009, 18:02:03 »
Eu aprendi medicina com o melhor: Dr. House.

Zeichner, eu também!
aprendi com o pessoal do County General Hospital de Chicago também, ER, conhece? ahuahauhauhahua

sou curiosa por natureza, um amigo meu diz que se hora-seriado-médico desse diploma de medicina, eu já tinha dois! e além disso, convivo com médicos desde que nasci, acabei aprendendo mais do que o normal.
exatamente por viver com tantos médicos, tento não me envolver na decisão dos meus(sei como alguns odeiam pacientes experts), quando é comigo eu faço de tudo pra não opinar, mesmo que secretamente, já que acredito veementemente no efeito placebo, e sei que meus conhecimentos são poucos e falhos se comparados com um médico de verdade.
bia ;]

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Maio de 2009, 19:48:14 »
Eu sei que as pessoas mas simples, com menos grau de instrução,  geralmente nunca discordam do médico, porque os consideram quase como semi-deuses, (aquela coisa antiga, de que fazer medicina era só para gênio). É que também eles mal tem acesso a um médico Sendo assim, como perguntar à outro?!

Eu sempre quero uma segunda opinião. Se você tem um problema que nunca resolve, não troque de medicamento, troque de médico!
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #29 Online: 17 de Maio de 2009, 21:27:50 »
Tanto o diagnóstico quanto o tratamento são processos. Você segue uma sequência lógica ao fazer isso. às vezes o problema não está no médico, mas sim no fato de não ter seguido toda a sequência com o mesmo. Se vai abandonando um médico e seguindo com outro, esta sequência tende a se tornar mais prolongada. Uma possibilidade é que eventualmente um dos médicos chegue ao tratamento ou diagnóstico correto com base no que já foi feito, mas ele não é necessariamente melhor que os anteriores. E corre o risco de nunca chegar ao final pela mudança de médicos. Eu recomendo só mudar de médico se ficar claro que não sabe o que está fazendo ou se a situação está estagnada e não apresenta melhora.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #30 Online: 18 de Maio de 2009, 11:02:19 »
Sobre paciente expert, eu acho interessante a história do Óleo de Lorenzo (tem um filme homônimo que muitos já devem ter visto), em que os pais da criança estudam todo o problema patológico do filme e desenvolvem uma substância que ajuda na doença (adrenoleucodistrofia).
A história é interessante e acho que ilustra bem a idéia do paciente expert, mas do jeito que foi mostrada no filme está exagerada: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2004/07/040721_oleodtldi.shtml
Com certeza. E já que tu citou essa notícia, para quem não sabe o Lorenzo morreu no ano passado.

Nisso eu acredito.
Médico, em si, confio mais na experiência dele em ter visto outros casos e na sua capacidade de dar o diagnóstico.
Mas ai enfrentamos dois problemas:
1 - o médico é novo, recém saído da universidade, e não conhece às vezes sintomas simples de diversas doenças. Muitos doentes serão suas cobaias neste processo de aprendizado.
2 - o médico é velho, acha que sabe de cor todos os sintomas de todas as doenças, e deixa de pesquisar sobre as novas descobertas da medicina.

Na verdade o médico deve ser um pesquisador... e o que impede do paciente também ser?
Não digo consultar a wikipédia e achar que tem câncer de próstata no cerebelo... Mas se informar pode ajudá-lo a pesquisar um bom médico para seus males.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Maio de 2009, 11:45:08 »
Tanto o diagnóstico quanto o tratamento são processos. Você segue uma sequência lógica ao fazer isso. às vezes o problema não está no médico, mas sim no fato de não ter seguido toda a sequência com o mesmo. Se vai abandonando um médico e seguindo com outro, esta sequência tende a se tornar mais prolongada. Uma possibilidade é que eventualmente um dos médicos chegue ao tratamento ou diagnóstico correto com base no que já foi feito, mas ele não é necessariamente melhor que os anteriores
Exatamente como ocorre em House... ele erra varios diagnosticos até conseguir encontrar a agulha no palheiro... hihi...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline bia

• Nível 05
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Maio de 2009, 12:07:30 »
em defesa de House, os pacientes dele não custumam ter tempo pra exames e diagnósticos mais precisos....
geralmente estão mais mortos do que vivos....  :hihi:
bia ;]

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #33 Online: 19 de Maio de 2009, 14:50:18 »
Conclusão: todo mundo achava que o outro médico tava errado, mas como questionar um médico?

Perguntar nunca é demais, principalmente quando se trata de saúde. E a internet é boa pra pesquisar o histórico do médico. Eu pesquisei do meu, e ele tem um curriculo muito bom, então nem questiono, nem falo o que acho que é, só digo os sintomas, faço exames e ele dá o tratamento e funciona.

E desde quanto autoridade é elemento decisivo ? Autoridade pode ser elemento indicativo para decisão.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #34 Online: 19 de Maio de 2009, 14:57:32 »
Tenho uma experiência interessante nessa questão de "paciente expert". Sou diabético tipo I desde os tenros 11 anos de idade ... Mais de 20 anos com a "doença". Para um diabético, o médico vital é o endocrinologista, e tenho percebido que um relacionamento sincero, quase uma amizade, foi um fator decisivo  para que eu pudesse aprender sobre minha enfermidade,  e poder tratá-la e encará-la de forma mais efetiva. Médicos não são mágicos ou milagreiros. O tratamento de qualquer fato médico é fruto de trabalho, atenção, cuidado, tanto do paciente, quanto do médico. Conhecimento é o melhor tratamento na minha opinião.
To raise your kids

Offline bia

• Nível 05
  • *
« Resposta #35 Online: 19 de Maio de 2009, 15:50:35 »
Para um diabético, o médico vital é o endocrinologista, e tenho percebido que um relacionamento sincero, quase uma amizade, foi um fator decisivo  para que eu pudesse aprender sobre minha enfermidade,  e poder tratá-la e encará-la de forma mais efetiva. Médicos não são mágicos ou milagreiros. O tratamento de qualquer fato médico é fruto de trabalho, atenção, cuidado, tanto do paciente, quanto do médico. Conhecimento é o melhor tratamento na minha opinião.

concordo Humberto. também preciso de acompanhamento de um endócrino e acho que o mais difícil é achar um médico que eu confie... Me mudei e fiquei muito tempo sem acompanhar meu hipotireoidismo porque não gostei de nenhum dos médios que eu fui...
bia ;]

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #36 Online: 19 de Maio de 2009, 19:54:58 »
Interessante isso, bia ... As vezes somos levados, não sei se foi o seu caso, pela emoção e empatia (acho que isso também ocorre do "outro" lado - o lado dos médicos, assim como deva ocorrer a ausência parcial ou total de empatia).  Vejo bastante problemas nesta ausência de confiança... E mais ainda na ausência de informação ...

To raise your kids

Offline bia

• Nível 05
  • *
« Resposta #37 Online: 19 de Maio de 2009, 20:49:25 »
Exatamente o meu caso! Minha médica eu chamo de "tia", pra você ter uma noção! Ela sabia tudo da minha vida, além daquilo que a gente conta no consultório.
Quando mudei pra "capitar" e tive que trocar minha médica-tia de consultas de 2h por um médico qualquer, que atende 5 pacientes por hora, e que não dá a mínima pra vida do paciente, eu não queria o acompanhamento deles, preferia ficar sem!

E endocrinologia é muito subjetivo também(eu acho), os remédios geralmente tem efeitos muito diferentes nas pessoas, algumas não se adaptam a determinada medicação. Se você já tá meio sem confiar no médico, e ele não acerta de primeira, iiiiiii....
bia ;]

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #38 Online: 19 de Maio de 2009, 21:38:16 »
Vejo a desumanização da medicina como extremamente depreciativa para a qualidade de vida. Principalmente pelo fato de que somos tremendamente influenciados por nosso estado psicológico.

A atuação em pacientes muito jovens ou muito idosos, mostra bastante desses resultados.

Acho extremamente perspicaz a visão anti-clerical  de alguns médicos como o Hunter  Adams ... Para todas as áreas do conhecimento, acho tal posição magnífica! :wink: :ok:
To raise your kids

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #39 Online: 20 de Maio de 2009, 00:32:21 »
Vejo a desumanização da medicina como extremamente depreciativa para a qualidade de vida. Principalmente pelo fato de que somos tremendamente influenciados por nosso estado psicológico.

A atuação em pacientes muito jovens ou muito idosos, mostra bastante desses resultados.

Acho extremamente perspicaz a visão anti-clerical  de alguns médicos como o Hunter  Adams ... Para todas as áreas do conhecimento, acho tal posição magnífica! :wink: :ok:

peço a opinião do Stéfano.
Deve ter muito paciente chato, muito paciente mala sem alça, sem desconfiômetro. Do tipo que se dá uma abertura, vai contando a vida, os problemas com a mãe, problemas com os filhos, com o vizinho... Começa a fazer consulta de problema sentimental e fica jogando nas costas do médico a falta de capacidade de encarar a própria doença, etc, etc.
Um certo distânciamento seria necessário para se preservar no começo, até se formar uma relação de confiança mútua.
Não deve ser fácil. Eu como professor já passei alguns perrengues tentando ajudar aluno pra depois me incomodar bastante... imagina médico, que lida com vidas...
Até imagino a cena: _ Mas você me garantiu que não teria problema.... a culpa é sua...

Offline WTF

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
  • Conta excluída por solicitação do usuário.
« Resposta #40 Online: 20 de Maio de 2009, 11:36:05 »
Eu acredito que um bom médico, com bom conhecimento teórico e alguma experiência, tem que conseguir suprir todas as dúvidas do "Paciente expert". Se o cara chega com um certo conhecimento, tirado da internet, puramente teórico, provavelmente incompleto, de uma área que ele não domina, o Médico bem preparado vai demonstrar que entende do assunto, explicando a doença, e o porque de exames e medicamentos prescritos. Isso sim deve suprir o "Paciente Expert". Se o cara busca tanta informação, é porque hoje, o Médico já não é tão inquestionável quanto antigamente, quando o Médico era Deus, e não precisava justificar nada. Hoje o cara vai no consultório e quer saber de tudo, as pessoas são muito "medrosas" quando se trata de doença. Em parte o "Paciente Expert" está inseguro, o Médico tem que transmitir segurança, ainda mais pra quem pesquisou sua própria doença. 
« Última modificação: 20 de Maio de 2009, 11:38:52 por CéticoInteligente »
Conta excluída por solicitação do usuário.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #41 Online: 20 de Maio de 2009, 11:39:01 »
peço a opinião do Stéfano.
Deve ter muito paciente chato, muito paciente mala sem alça, sem desconfiômetro. Do tipo que se dá uma abertura, vai contando a vida, os problemas com a mãe, problemas com os filhos, com o vizinho... Começa a fazer consulta de problema sentimental e fica jogando nas costas do médico a falta de capacidade de encarar a própria doença, etc, etc.
Um certo distânciamento seria necessário para se preservar no começo, até se formar uma relação de confiança mútua.
Não deve ser fácil. Eu como professor já passei alguns perrengues tentando ajudar aluno pra depois me incomodar bastante... imagina médico, que lida com vidas...
Até imagino a cena: _ Mas você me garantiu que não teria problema.... a culpa é sua...

Isto é comum. Na verdade na primeira consulta , que é sempre mais demorada, já dá para sentir o padrão do paciente. Com os contatos subsequente é que se vai construindo a relação médico-paciente , que é uma relação de parceria.O grau de proximidade da relação é algo que só se vai saber a posteriori  , mas algo que não se pode abrir mão é da transparência em relação ao tratamento. Não é algo fácil e a gente só adquire o traquejo após um bom tempo de clínica.
Mesmo antes da disponibilidade de informações pela internet a postura do médico como detentor exclusivo do conhecimento não se justificava , ao contrário , quanto mais o paciente entender a sua doença  , melhor para o tratamento. Frequentemente recebo pacientes que ja vem com uma pesquisa feita e várias idéias pré concebidas , procuro esclarecer as dúvidas e normalmente indico os sites de melhor confiabilidade para ele se manter informado.

Eu acredito que um bom médico, com bom conhecimento teórico e alguma experiência, tem que conseguir suprir todas as dúvidas do "Paciente expert". Se o cara chega com um certo conhecimento, tirado da internet, puramente teórico, provavelmente incompleto, de uma área que ele não domina, o Médico bem preparado vai demonstrar que entende do assunto, explicando a doença, e o porque de exames e medicamentos prescritos. isso sim deve suprir o "Paciente Expert", se o cara busca tanta informação, é porque hoje, o Médico já não é tão inquestionável quanto antigamente, quando o Médico era Deus, não precisava justificar nada, hoje o cara vai no consultório e quer saber de tudo, as pessoas são muito "medrosas" quando se trata de doença, em parte o "Paciente Expert" está inseguro, o Médico tem que transmitir segurança, ainda mais pra quem pesquisou. 

Exato!
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #42 Online: 21 de Maio de 2009, 18:09:36 »
Exatamente o meu caso! Minha médica eu chamo de "tia", pra você ter uma noção! Ela sabia tudo da minha vida, além daquilo que a gente conta no consultório.
Quando mudei pra "capitar" e tive que trocar minha médica-tia de consultas de 2h por um médico qualquer, que atende 5 pacientes por hora, e que não dá a mínima pra vida do paciente, eu não queria o acompanhamento deles, preferia ficar sem!
Eu não consigo ser assim tão próxima do médico.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Skorpios

• Visitante
« Resposta #43 Online: 21 de Maio de 2009, 18:18:47 »
É, confiança é fundamental. O meu cardiologista se mandou da cidade e não consigo gostar nem confiar plenamente em nenhum dos outros que atendem pelo plano de saúde.

Offline bia

• Nível 05
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Maio de 2009, 20:56:22 »
Eu não consigo ser assim tão próxima do médico.

HUAHAUHAUAHU
Tem motivo, não crio laços facilmente também não! Ela é mãe da minha melhor amiga, e amiga dos meus pais há mais de 20 anos!
bia ;]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!