Jaspion foi o melhor.
Na verdade, foi o primeiro, é essa a coisa. A primeira vez marca.
Bom, tenho 28 anos, e apesar de ignorante no assunto, gosto da coisa de filosofar. Considero a filosofia o contra-posto da religião.
A minha visão sobre a religião é que ela foi pervertida pelo ser humano... assim como tudo o mais na vida.
Projetamos aquilo que queremos ver, e com a religião não foi diferente. Que produto mais lucrativo do que uma "alma" que possa ser castigada em "infernos" ou agraciada em "paraísos"...
A filosofia para mim pelo menos, seria algo menos "jacu" do que a religião cheia dos seus preconceitos,
crendices, superstições.
No meu blog escrevi algo sobre deus, e gostaria de repetir alguns trechos aqui.
"SE EXISTIR UM DEUS, ele está muito além do alcance da mente humana. Toda e qualquer menção humana a "deus" profana sua imagem. O ser humano é pobre demais para ter um deus. O ser humano é um animal criativo. Cria histórias, é muito bom ler histórias. Distrai. É como ver um filme, esquecem-se todos os problemas e absurdos da vida, e a religião se tornou isso. Uma droga, um filme que distrai o ser humano das coisas realmente importantes.
E o que é realmente importante?
Hoje tornou-se imperativo, que em nome da busca da verdadeiras religião, deva-se matar esse deus que foi criado. Destruir a igreja para que a verdadeira espiritualidade aconteça."
Acrescentando isso, só pra não me alongar, acho que "deus" é uma experiência individual, que em NENHUMA hipótese pode ser COMPARTILHADA.
Cada um tem sua experiência de vida, e compartilhar essa coisa é o que causa problemas.
Então, cada vez que vejo Deus sendo "compartilhado" eu desprezo.