Autor Tópico: Brasil aceita virar credor do FMI e emprestará até US$ 4,5 bilhões  (Lida 1087 vezes)

Rhyan

• Visitante
09/04/2009 - 16h08
Brasil aceita virar credor do FMI e emprestará até US$ 4,5 bilhões
EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

Atualizado às 18h36.

O Brasil aceitou o convite feito pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) para entrar no clube dos 47 países que são credores do Fundo, ou seja, que financiam regularmente as operações da entidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo ministro Guido Mantega (Fazenda).

Entenda a entrada do Brasil no grupo dos países credores

Ao aceitar esse convite, o Brasil poderá ser chamado a colocar recursos no Fundo caso seja necessário. Segundo Mantega, o país poderá contribuir até o limite de US$ 4,5 bilhões, valor proporcional à cota do Brasil no Fundo. O dinheiro sairá das reservas internacionais, que estão hoje em cerca de US$ 200 bilhões.

Segundo o Ministério da Fazenda, não há nesses US$ 4,5 bilhões desembolso de dinheiro novo. Esses recursos já fazem parte da cota do Brasil depositada no FMI. O que muda é que, agora, o país poderá colocar esse dinheiro à disposição do Fundo para empréstimos a outros países. Nesses dois casos (cota ou empréstimo), os dólares são sempre contabilizados como parte das reservas internacionais, pois são consideradas aplicações.

"O FMI está convidando o Brasil para fazer parte dos países que são credores. Eu aceitei hoje esse convite", disse o ministro. Essa transferência dos recursos não afeta o nível das reservas, pois será considerada apenas como uma mudança de aplicação desse dinheiro, que hoje está aplicado principalmente em títulos do governo dos EUA.

Mantega afirmou que o aporte desses recursos será feito de acordo com as solicitações do FMI. "Não vamos colocar esse dinheiro agora. Será quando o Fundo solicitar", afirmou. "Agora nós estamos só entrando no clube de credores do FMI".

Ajuda a emergentes

Além desses US$ 4,5 bilhões, o Brasil pretende colocar mais dinheiro no FMI, segundo decidido em reunião do G20 na semana passada. Para isso, no entanto, terá de esperar que o Fundo crie um novo título que possibilite mais aplicações.

Hoje, a contribuição do Brasil ao Fundo está limitada a esses US$ 4,5 bilhões adicionais. Para aplicar mais, irá comprar esse novo título, que também será considerado uma aplicação das reservas.

Na reunião do G20 no final do mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil estava disposto a virar credor FMI e que isso seria "chique".

Segundo o ministro da Fazenda, esse dinheiro será usado para ajudar os países em desenvolvimento.

"Os países que estão solicitando recursos do FMI são os países emergentes, os mais pobres. Os países avançados não precisam. Os EUA são o país que causou a crise, mas é também o país que tem a maquininha de fazer dólares. Os países avançados não vão pedir ajuda."

Mantega afirmou que, com esse dinheiro, o Brasil ajudará indiretamente os países mais pobres a normalizarem suas economias. Segundo ele, isso também se reverterá em favor da economia brasileira.

"Isso vai viabilizar crédito para os países emergentes que estão com problemas, portanto ajuda a ativar a economia mundial", afirmou. "Isso ajudará o Brasil também, pois esses países vão ter mais recursos para importar mercadorias, vão fazer investimento."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u548522.shtml

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Brasil aceita virar credor do FMI e emprestará até US$ 4,5 bilhões
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2009, 12:07:36 »
"Os países que estão solicitando recursos do FMI são os países emergentes, os mais pobres. Os países avançados não precisam. Os EUA são o país que causou a crise, mas é também o país que tem a maquininha de fazer dólares. Os países avançados não vão pedir ajuda."

E, desde quando, o Brasil é um país avançado? Nosso sistema de saúde pública é uma piada, não temos segurança e temos milhões de miseráveis. Que bom ouvir que esses 4,5 bilhões não eram para o povo, já que nós temos tudo que precisamos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2009, 12:27:52 »

E, desde quando, o Brasil é um país avançado? Nosso sistema de saúde pública é uma piada, não temos segurança e temos milhões de miseráveis. Que bom ouvir que esses 4,5 bilhões não eram para o povo, já que nós temos tudo que precisamos.

Peraí, vc acabou de dizer que o governo atual é ótimo lá no outro tópico e que foi bom mudarem de opinião a respeito do FMI.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2009, 12:44:03 »

Peraí, vc acabou de dizer que o governo atual é ótimo lá no outro tópico e que foi bom mudarem de opinião a respeito do FMI.

O que eu disse foi que, se mudar de opinião vai trazer benefícios para o país, então é bom mudar de opinião. Lembra que eu disse também que não entendo no que aumentar nossa cota no FMI vai nos beneficiar :)

Enquanto cidadão, leigo sobre economia, o que eu vejo é que esses 4,5 bilhões poderiam ser usados em MUITA coisa melhor. Posso estar errado.

E eu acho o governo bom, não quer dizer que eu ache perfeito e não veja erros. Não sou do tipo que briga pelo partido favorito e acha que o mesmo é a 8ª maravilha do mundo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2009, 12:47:47 »
A questão é que são 4,5 bilhões que saíram dos cofres públicos, ou seja: Nosso dinheiro sendo usado em outro lugar enquanto gente morre em fila de hospital.

E no que pode ser mais benéfico emprestar que aplicar aqui?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2009, 12:52:57 »
Segundo o Ministério da Fazenda, não há nesses US$ 4,5 bilhões desembolso de dinheiro novo. Esses recursos já fazem parte da cota do Brasil depositada no FMI.

Quem depositou essa cota? Eu não posso xingar o PT aqui, se há uma chance de ter sido outro governo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2009, 13:10:05 »
Segundo o Ministério da Fazenda, não há nesses US$ 4,5 bilhões desembolso de dinheiro novo. Esses recursos já fazem parte da cota do Brasil depositada no FMI.

Quem depositou essa cota? Eu não posso xingar o PT aqui, se há uma chance de ter sido outro governo.

E se foi outro governo, não foi o Lulla que emprestou.

Então não deveria tomar para sí o mérito de dar dinheiro a eles.

"Nós vamos emprestar dinheiro ao FMI!", não foi o que ele disse?

Offline Johan

• Nível 04
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2009, 15:33:15 »
O dinheiro sairá das reservas internacionais, que estão hoje em cerca de US$ 200 bilhões.

"Ao colocar dinheiro no Fundo, o país adquire uma espécie de título emitido pelo Fundo, chamado "direitos especiais de saque". Esse "direito" podendo ser sacado imediatamente em caso de necessidade do Brasil, por isso, essa operação não afeta as reservas internacionais do país."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u548548.shtml

Se gente morre em fila de hospital não vai ser culpa desse dinheiro investido.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2009, 19:29:01 »
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2009, 19:35:39 »

O Lula esta emprestando agora, não significa que ele que tenha depositado a primeira vez e feito esta cota.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2009, 19:38:50 »

Se gente morre em fila de hospital não vai ser culpa desse dinheiro investido.

Claro que não... afinal se faltam até medicamentos primários nas farmácias públicas, porque seria se aparelhamento adequado falta? Claro... pessoas morrem porque simplesmente morrem, nada tem a ver com o sucateamento da saúde... nada tem a ver com as longuíssimas filas de espera para atendimento. Nada disto é culpa do governo... é culpa das pessoas que simplesmente morrem.  :hmph: :chorao:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2009, 19:45:32 »

O Lula esta emprestando agora, não significa que ele que tenha depositado a primeira vez e feito esta cota.

Pois é, mas pelo modo que fala dá a entender exatamente isso.

No mínimo é uma meia verdade.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2009, 19:46:41 »
De certo ele esta enfeitando para parecer mais importante do que é :P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2009, 19:47:35 »
350 pessoas! 350 pessoas em 20 anos de ditadura militar.... e isto é o suficiente para tachar os militares de genocidas.

Morre mais que isto, por ano, só nas filas de espera para atendimento no país... mas o governo é "ótimo" segundo alguns (coincidência ou não, justamente as mesmas pessoas que adjetivam os militares).

Eu acho que eu não bebi demais para perder o meu senso de comparação... mas algo não fecha direito nas minhas contas, algo esta errado na aritmética... ou na minha simples regrinha de 3. Estarei maluco? Doido? Fumado? Dopado? O que acontece comigo que não consigo fechar a conta entre genocidas e ótimo?  

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2009, 19:49:57 »
De certo está enfeitando para ganhar o mérito do "Estamu empretanu dinheru pus gringu do Femei" para fazer média com eleitores.

Exatamente como fez com a Petrocumpanherus e aquela onda do "autusuficienty em petróio nu  meu governu!" se "esquecendo" dos mais de 40 anos de trabalho dos engenheiros e dos governos anteriores.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2009, 19:50:13 »
350 pessoas! 350 pessoas em 20 anos de ditadura militar.... e isto é o suficiente para tachar os militares de genocidas.

Morre mais que isto, por ano, só nas filas de espera para atendimento no país... mas o governo é "ótimo" segundo alguns (coincidência ou não, justamente as mesmas pessoas que adjetivam os militares).

Eu acho que eu não bebi demais para perder o meu senso de comparação... mas algo não fecha direito nas minhas contas, algo esta errado na aritmética... ou na minha simples regrinha de 3. Estarei maluco? Doido? Fumado? Dopado? O que acontece comigo que não consigo fechar a conta entre genocidas e ótimo?  

O errado aí é simplesmente o fato de você atribuir 0 para o número de mortos em filas de espera para atendimento, na época da ditadura.

Fico na espera de dados concretos para a comparação.

De certo está enfeitando para ganhar o mérito do "Estamu empretanu dinheru pus gringu do Femei" para fazer média com eleitores.

Exatamente como fez com a Petrocumpanherus e aquela onda do "autusuficienty em petróio nu  meu governu!" se "esquecendo" dos mais de 40 anos de trabalho dos engenheiros e dos governos anteriores.

Deve ser isso mesmo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2009, 19:53:36 »

O errado aí é simplesmente o fato de você atribuir 0 para o número de mortos em filas de espera para atendimento, na época da ditadura.

Fico na espera de dados concretos para a comparação.

Deve ser isso mesmo.

Não era zero, mas era muito melhor que hoje.

Lembro bem que todas as vezes que alguém de minha família precisou foi atendido bem rápido.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Abril de 2009, 20:37:50 »
Óbvio que não era 0... isto não existe em nenhum lugar do mundo, nem na Suécia... o problema é que aqui acontece por falta de vagas, por falta de médicos e por falta de equipamentos primários... lá acontece, as vezes, por imperícia de alguém.

Mas vamos atribuir um valor... que fossem 50... 100... 200... não importa, o que importa é que as coisas funcionavam.

Minha mãe trabalha a quase 35 anos na saúde pública (sim, já poderia ter se aposentado se quisesse)... é visível o sucateamento.... e é assustadoramente maior o número de óbitos. A 30 anos atrás, morrer na fila era tema de debate nacional, hoje nem sai em um rodapé de jornaleco... virou lugar comum.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #18 Online: 25 de Novembro de 2009, 19:47:29 »
Brasil amplia contribuição e ganha poder de veto no FMI

O Ministério da Fazenda anunciou nesta quarta-feira que o Brasil irá destinar US$ 14 bilhões a um fundo de reservas do FMI, o que lhe dá, juntamente com os outros Brics (Rússia, Índia e China) direito de veto no órgão.

O dinheiro prometido pelo governo brasileiro irá para os Novos Acordos de Empréstimo (NAB, na sigla em inglês), um fundo de reservas que reforça a capacidade financeira do FMI, complementando suas quotas – o instrumento principal do órgão para financiar seus empréstimos.

O Brasil já havia se comprometido a dar US$ 10 bilhões ao Fundo, por meio da compra de bônus emitidos pela instituição. Segundo o governo, esse valor, mais US$ 4 bilhões, será o valor limite da participação brasileira no NAB.

A decisão foi anunciada durante uma reunião realizada em Washington entre os 26 atuais participantes do NAB e 13 potenciais integrantes.

“Ficou estabelecido que os BRICs passarão a deter em conjunto mais de 15% da participação no acordo. Este percentual lhes dá poder de veto sobre as principais decisões que serão tomadas pelo NAB”, diz um comunicado emitido pelo Ministério da Fazenda.

“A participação do Brasil no NAB não significa, necessariamente, aporte de recursos, o qual estará condicionado à efetiva necessidade do FMI e a decisão dos participantes de ativar o mecanismo.”

O NAB foi criado em 1998 e tem hoje recursos de cerca de US$ 54,4 bilhões.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/11/091125_fmi_brasilrg.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!