Autor Tópico: Qual o futuro das religiões depois de certas descobertas científicas?  (Lida 1498 vezes)

Rhyan

• Visitante
O que será das religiões depois da descoberta definitiva da origem da Vida?

E da descoberta definitiva da origem do Universo?

Haverá aqueles que negarão essas descobertas, como fazem com a TE?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Qual o futuro das religiões depois de certas descobertas científicas?
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2009, 03:32:16 »
Se religiões continuam após conhecermos sobre o desenvolvimento da vida, do nosso planeta, etc, por que haveria de mudar após uma explicação que decerto sequer vão entender ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2009, 09:46:30 »
A fé não está nem aí para os fatos.
Se eles atrapalham, que sejam descartados.
Ou você acha que as evidências objetivas  têm mais valor que a Palavra de Deus?!!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2009, 09:51:37 »
Ja temos conhecimento o suficiente para fazer boa parte das religioes entrarem em colapso, mas cultura é algo que nao chega para todos

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2009, 11:52:50 »
Vocês duvidam que a TE contribuiu com o crescimento do número de ateus?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2009, 13:36:38 »
Eu acredito que a democracia e as respostas práticas da ciência em geral contribuíram para o livre pensamento e o abandono das teocracias. Isso começou a acontecer no século XVII, e de alguma maneira o darwinismo é consequência disso.

Isto é, que houvesse um Diderot (e um Lamark!) foi crucial para que depois houvesse um Darwin ou um Pasteur.

Bom, é claro que é a minha opinião.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Abril de 2009, 23:21:00 »
O que acontecerá com as religiões? Elas se adaptam... Giordano foi queimado pela ICAR, hoje ela "aceita" o modelo cosmológico e já discute Teoria Evolutiva...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2009, 09:10:13 »
A ciência dificilmente vai acabar com religiões que se baseiam em uma forte estrutura cultural-político-militar construída ao longo de milênios...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2009, 17:41:56 »
A despeito de qualquer avanço científico a fé em deus(es) sempre terá seu espaço na humanidade.

Após se postular a existência de uma ser sobrenatural onipotente, tudo o mais pode ser explicado em termos desse mesmo ser.
Não adianta o que sabemos ou venhamos a saber. Deus sempre será a resposta definitiva e (por definição) irrefutável.
Simples assim.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #9 Online: 13 de Abril de 2009, 20:11:57 »
Quem, após ter estudado a teoria de Darwin, continua a acreditar em Deus, é por que não entendeu Darwin.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Atheist

• Visitante
« Resposta #10 Online: 13 de Abril de 2009, 20:24:41 »
Quem, após ter estudado a teoria de Darwin, continua a acreditar em Deus, é por que não entendeu Darwin.

Ou inventa um deus para adorar... mesmo que continue respondendo que é católico "não praticante" nas pesquisas de opinião...

Mas sempre tem os que são tão dependentes da própria fé que conseguem distorcer o que aprendem para fazer encaixar no que acreditam.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2009, 20:27:10 »

Ou inventa um deus para adorar... mesmo que continue respondendo que é católico "não praticante" nas pesquisas de opinião...

Mas sempre tem os que são tão dependentes da própria fé que conseguem distorcer o que aprendem para fazer encaixar no que acreditam.

Bingo!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2009, 20:28:12 »
Mas acho que boa parte das crendiçes populares ao menos ja deveriam ter caído, mas nao, conheço gente que passou pela escola que acha que se " a lua cagar no seu jardim é gravidez na familia"   :(

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Abril de 2009, 17:32:11 »
Eu acho que tendem a prosperar ainda mais. Nunca se falou tanto de religião nos meios de comunicação! É uma assunto inesgotável! Quanto mais se fala, mais adeptos. É realmente muito interessante a força que qualquer religião tem. Quanto a ciência? Felizmente sempre haverá muita gente interessada em descobrir e romper limites.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2009, 06:47:10 »
Meus caros:

O problema - é que o conceito de religião - é absolutamente controverso.

Auguste Comte - fundou uma religião - cujo objecto de culto, é a Humanidade; cujos fundamentos, são a filosofia, a arte e a ciência.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Abril de 2009, 14:24:21 »
lusitano, penso que por "religião" geralmente presume-se que trata-se do cristianismo como conhecemos no ocidente, seja católico, seja protestante.

Com relação ao tópico, penso que "descoberta científica" faz diferença para céticos e materialistas. Não muda nada na religião.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2009, 18:00:42 »
PauloCesar:

----------------------------------------------------------------------
lusitano, penso que por "religião" geralmente presume-se que trata-se do cristianismo como conhecemos no ocidente, seja católico, seja protestante.

Bem - se é dessa maneira - que neste tópico se debate o conceito de religião, então estamos entendidos.  :ok:

Com relação ao tópico, penso que "descoberta científica" faz diferença para céticos e materialistas. Não muda nada na religião.

Se mudasse, o cristianismo como religião, já se teria extinguido no século dezanove.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #17 Online: 23 de Abril de 2009, 21:46:27 »

Se mudasse, o cristianismo como religião, já se teria extinguido no século dezanove.

Isso é verdade. Em geral, religiosos simplesmente dão as costas pra ciência, mesmo sobrando para o deus das lacunas um espacinho cada vez menor...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2009, 22:01:40 »
acho que falta tmb é incentivo ao pensamento critico nas escolas, não me lembro de nenhum exemplo de pensamento critico na sala de aula quando estava no Brasil, aqui nos EUA tive uma aula onde o professor nós dava os valores calóricos de 3 produtos e tínhamos que escolher qual dos 3 levaríamos para uma ilha deserta, claro que o com a maior quantidade de nutrientes era ração de gato. Um amigo meu me contou que a professora de química falou sobre os males causados por monóxido de dihidrogênio, como as milhares de pessoas que perdem suas vidas, suas casas, carros, plantações, tudo é destruído por essa substancia química e ninguém faz nada para eliminar essa substancia tão nociva do nosso meio ambiente.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!