Eu acho que algumas previsões são fáceis de serem feitas.
Algumas tendências são claras e irreversíveis.
Eu prevejo que daqui no máximo 25 anos o livro terá sido substituído pelo livro eletrônico. Prevejo que com a facilidade
de incluir conteúdo interativo nessa tecnologia, o barateamento das telecomunicações e a difusão da internet, o ensino a distância
e o auto-ensino serão ferramentas eficientes para promover a Educação em países pobres.
Isso vai acontecer, mas essa previsão não é nada demais.
Em "Ascenção e Queda do III Reich" vemos que Hitler previu a divisão do mundo em dois blocos de influência, o fim do colonialismo
e que os EUA "herdariam" o império britânico.
Mas isso também não foi nenhum prodígio. Acho que, naquela altura, Hitler não era o único imaginando isso.
Já algumas previsões de Stoddard parecem impressionantes mas será que ele acertou mesmo?
Para se ter uma idéia do quanto a sua análise era acurada a gente tem que saber não só o quanto ele acertou mas também o quanto ele errou.
Esse cara era um ideólogo do racismo, todo o discurso dele era em cima da tese ( completamente falsa! ) de que a civilização branca
e ocidental estava iminentemente ameaçada pela expansão das raças inferiores.
Na sua propaganda alarmista ele usou todo tipo de argumento para corroborar a teoria de que uma política eugenista, anti-imigração,
de segregação e de preservaçao dos valores culturais europeus era necessária para a proteção de uma civilização que ele julgava
como superior e farol da humanidade.
A idéia era a de que o fim da supremacia "branca" seria o mesmo que decadência e precisava ser combatida. Assim os impérios coloniais
estavam em perigo e os povos colonizados, bárbaros e inferiores por natureza, deveriam ser mantidos em seus lugares, caso
contrário haveria massivas ondas de imigração em direção a Europa e EUA, o que levaria ao caos social.
O Japão, industrializado desde o séc. 19, era uma ameaça e precisava ser detido. Muçulmanos também seriam fanáticos e mais
cedo ou mais tarde se lançariam contra o Ocidente.
Esse tipo de coisa...
Mas pra mim ele não acertou nada! Stoddard estava tão errado quanto é possível estar.
Veja, por exemplo, a questão das tensões entre o radicalismo islâmico e o Ocidente.
Isso tem relação - principalmente - com o conflito Árabe-Israelense e a posição historicamente pró-Israel dos EUA. Mas tem relação
também com o fato do Ocidente, há cem anos, instalar, apoiar e manter regimes ditadorais e retrógrados do Oriente Médio, que
garantem o acesso a importantes recursos mas mantém os países árabes sob teocracias do séc. XIII.
Governos democráticos e progressistas no Irã e no Iraque foram derrubados para instalar o partido Baath de Saddan e o Xá,
marionetes dos EUA. E o governo corrupto do Xá Rheza Pahalevi acabou sendo o estopim para a revolução que levou o radical
Khomeini ao poder.
A CIA também, pouca gente sabe, trabalhou bastante para promover o radicalismo islâmico, financiando madrassas (escolas religiosas)
no Paquistão e dentro de países árabes. Os fanáticos que eram formados por essas escolas se tornavam combatentes contra o regime pró-Moscou do Afeganistão e, acreditavam os americanos, ajudariam a desestabilizar a própria URSS, difundindo o fundamentalismo islâmico dentro das repúblicas de maioria muçulmana que integravam a União Soviética.
Foi assim que Bin Laden se tornou agente da CIA e depois usou o que aprendeu para fundar a Al Qaeda. Esta política acabou tb,
hoje, se refletindo no conflito da Chechênia.
Mas na Malásia o islamismo vai bem e próspero, sem radicalismos nem tensões com o ocidente.
Porque sem esses fatores não haveria hoje o que muitos querem ver como um conflito entre o islã e as democracias cristãs do
ocidente. Mas Stoddard não previu nada disso, ele nem nunca imaginou estas causas e portanto não poderia ter previsto as
consequências.
Ele era só um racista, com um discurso que tentava assustar as pessoas e faze-las acreditarem que os povos não brancos eram
maus e uma ameaça.
Acho que podemos fazer avaliações semelhantes em relação a várias outras previsões que Stoddard parece ter acertado.
Foi só coincidência, a análise por uma ótica racista dele era completamente equivocada.