
Alguém daqui assistiu na Record uma reportagem especial sobre a máfia italiana?
Não sabia que a máfia era tão poderosa assim. No caso da reportagem, foi falado sobre a Camorra, a maior da Europa e provavelmente do mundo. Eles transformaram Nápoles num verdadeiro lixão. Também não sabia que os negócios com o lixo davam tanta grana assim, coisa de umas quatro vezes mais lucrativo que as drogas. Lá tem a maior área de venda de drogas do mundo. Segundo a reportagem, foi a partir do Brasil que o mais poderoso camorrista tornou a cocaína popular (deixando-a mais barata e menos potente). O sujeito se tornou o maior dos chefes por ter ganhado muita grana com a cocaína que não era popular no mundo, ainda. Então, não é um caso Tostines: ele se tornou o poderoso por causa da cocaína e não foi por ser o mais poderoso que conseguiu tornar a cocaína popular. O Brasil é o grande vendedor de drogas que entra na Itália e se espalha pra Europa, assim o mesmo é pra heroína do Afeganistão.
Dois camorristas ajudaram a fundar o PCC. Tem até um cartão postal deles a um dos fundadores (ou o próprio fundador). E não é o Marcola (esse é o chefão, mas não o fundador).
E a máfia mexe com tudo que dá pra mexer: drogas, lixo, negócios legais, etc. Até tem chineses falsificando as mais finas grifes européias. O porto que a máfia controla é a porta de entrada prás tranqueiras chinesas na europa. O que no Brasil leva uma hora prá descarregar no porto, lá é em apenas um minuto.
Cada grupo mafioso tem sua parcela de comando nas regiões italianas. Uma coisa que nunca entendi, tanto agora como nos filmes sobre máfia: por exemplo, existe a Camorra, mas dentro dela existem vários chefes. Por acaso existe o cehfão máximo ou cada chefe manda onde tem que mandar? E como são as famílias mafiosas? Alguém sabe explicar isso?
Cada família camorrista, fatura 500 mil euros por dia. Algo em torno de 550 milhões de reais por ano. Aqui no Brasil nenhum grupo criminoso consegue tanta grana assim. Só conheço coisas do cartel colombiano e mexicano que chegam a ganhar isso. E eles agem como os mafiosos.